Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DPS - Clamper ou Vetti?


Posts recomendados

Pessoal entendedores, 

 

Anos atrás após ler um tópico do nosso ilustrissimo @faller, abandonei todos os estabilizadores de energia e sou pregador do novo evangelho.

Atualmente eu uso um DPS "Clamper Energia 2" no PC e nos acessórios da mesma tomada, moro em prédio grande e aparentemente ele é aterrado pois o fio terra está presente nas tomadas (se está funcionando ou não, não sei como testar). Porém sei que esse clamper adiciona a proteção usando apenas 3 varistores (se é suficiente ou não, não sou capaz de opinar). 

 

Gostaria de comprar um outro protetor de energia para a tomada que atende a TV e num belo passeio pela Leroy encontrei sem querer o VETTI que utiliza em sua proteção: fusivel, varistores também, centelhador a gás, transorb e relê temporizador. http://vetti.com.br/produto/protetor-contra-raio/. Alguém já o utilizou e sabe se é bom, ou se é só fachada?

 

Sei que eu pego muita interferencia de rádio nos meus equipamentos de áudio no ap, existe algum jeito de parar com isso, também?

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @Telmo Chaise A Clamper pode ser conhecida, mas por ser conhecida não necessariamente fabrica os melhores produtos. Como disse, aparentemente essa nova opção no mercado pode ser boa por ter mais componentes que teoricamente protegeriam o equipamento. 

 

@Bakura Ryo Vamos ver o que o mestre nos ensina :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
17 horas atrás, joohnjoohn disse:

 @Telmo Chaise A Clamper pode ser conhecida, mas por ser conhecida não necessariamente fabrica os melhores produtos. Como disse, aparentemente essa nova opção no mercado pode ser boa por ter mais componentes que teoricamente protegeriam o equipamento. 

 

@Bakura Ryo Vamos ver o que o mestre nos ensina :P

Tão somente olhando por fora ou lendo o que o fabricante escreveu não é possível traçar nenhum comentário a respeito

 

Se alguém, de posse de uma dessas proteções citadas, abrir a mesma e fotografar detalhadamente ajuda a avaliar.. Caso contrario tem de ser vidente para opinar..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Parece bom, pelo menos tem os componentes que preconiza ter e todos tem a função de proteção contra surtos de tensão...

Não deixa a desejar, tem o que necessita ter para apresentar uma boa proteção contra surtos de tensão..

Outra qualidade do mesmo é a de ter um determinado retardo na reenergização daquilo que em sua tomada estiver ligado..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, joohnjoohn disse:

@faller Obrigado pela sua opnião, acha que ele pode ser mais eficiente em proteção em relação ao clamper energia 2 que possui só os 3 varistores de proteção? Obrigado!

Esse também apresenta 3 varistores de proteção. Esse tem como vantagem agregar um centelhador a gás ou dispersor, que confere robustez na tarefa de proteger contra surtos de tensão..

Gosto do formato (bem como do modo operandi daqueles da Clamper) pelo fato deles portarem uma chave liga/desliga, que facilita a desligamento de todos os equipamentos quando vou sair de casa, no dia-a-dia ou em um final de semana prolongado.

Além do mais aqueles da Clamper contemplam um elemento de proteção série equivalente a um mini disjuntor que se abre quando, por alguma razão ultrapassar os 10 Amperes. Ai é só resetar sem ter de trocar o fusível...

Esse dai ó:

Mini%20breaker%20-%20mini%20disjuntor_zp

 

Ambos tratam coisa séria (proteção) como deve ser tratada..

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Obrigado novamente pelas informações! Pergunta que sempre fico na minha mente: Em caso de um raio atingir o circuito que atende minha residencia, o botão de ligar e desligar ele segura a energia que vem, caso seja muito forte? é confiavel deixar ligado na tomada e só desligar no botão?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um raio, derivado de uma tempestade elétrica, é só procurar no You Tube, pode fazer evaporar uma árvore se contar com a energia necessária para tal. Não seria uma chavezinha de 3 cm de tamanho capaz de segurar essa energia.

 

Os raios não vem acompanhados de plaqueta de identificação, com seus dados, sua capacidade, sua energia armazenada.

Quando se combate se tenta proteger contra surtos de tensão na verdade se busca tentar proteger do melhor modo que se consiga, com a máxima esperança de que algum "big one"  não nos contemple..

 

Quando se coloca uma proteção sob a forma de alguns varistores, ou dispersores a gás se tenta proteger nossos equipamentos de possíveis induções derivadas de raios que porventura tenham vindo ao solo coisa de duas, três quadras de onde estamos e que sem essas proteções poderiam afetar ou danificar os mesmos...

A gente só aumenta o raio de proteção no tocante a induções da queda de raios na fiação em geral, quer de telefone, de cabo de TV de varal de estender roupas etc.. Um impacto direto de um raio é "insegurável" ( você não vai conseguir segurar, ou isolar)

https://www.bing.com/videos/search?q=lightening&&view=detail&mid=1CA5CADC59D8B91E5A0E1CA5CADC59D8B91E5A0E&&FORM=VRDGAR

 

https://www.bing.com/videos/search?q=lightening+explosion]&&view=detail&mid=52B31E21537580165DE052B31E21537580165DE0&rvsmid=23EEA682E961A45B010B23EEA682E961A45B010B&FORM=VDQVAP

 

Depois de ver isso dai tu me perguntarias se o varistor, o dispersor a gás ou até mesmo a chavinha seguraria ou não????


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!