Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, boa tarde.

Adquiri recentemente um computador da Dell, com fonte APFC 460W e gostaria de saber se o mais indicado nesse caso seria um nobreak ou filtro de linha e quais vocês indicariam. Pesquisando um pouco sobre os filtros de linha, vi que os melhores seriam os da clamper. Nesse caso o iClamper Energia 5 já bastaria?

Não entendo muito bem sobre isso, então me desculpem qualquer coisa.

Postado

Vai depender do seu orçamento brodi, com uns 400 conto já compra um nobreak que poderia te atender.

Uma queda de energia pode queimar alguma peça do seu computador e até mesmo corromper o Windows.

Um filtro de linha bom pode evitar queimar alguma peça mas não pode evitar corromper o Windows.

Você vai ter que avaliar as suas prioridades e a grana que vai ter pra gastar.

Postado
  Em 28/12/2018 às 18:16, emertivh disse:

Vai depender do seu orçamento brodi, com uns 400 conto já compra um nobreak que poderia te atender.

Uma queda de energia pode queimar alguma peça do seu computador e até mesmo corromper o Windows.

Um filtro de linha bom pode evitar queimar alguma peça mas não pode evitar corromper o Windows.

Expandir  

Concordo. porém na faixa de 400 reais não tem no-breaks bons infelizmente. Eu tenho um falso e me custou 1300... Eu irei trocar o meu por um bom (que e qse o triplo do preco do meu falso) mes que vem mais so porque eu jogo muito e quedas de luz e frequente aqui.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

com uns 400 conto já compra um nobreak que poderia te atender

Expandir  

Estes "no-breaks" baratos não passam de estabilizadores com bateria, é provavelmente o jeito que encontraram de desencalhar estoques deste lixo eletrônico.

Postado

@Bakura Ryo  Cara depende já trabalhei em uma empresa que utilizávamos nas 400 estações, funcionava o tempo suficiente para desligar a máquina.

Se fizer sempre a troca de baterias vai segurar seus 20 a 30 min no máximo.

• Membro VIP
Postado

@emertivh - neste caso, os computadores sendo usados para como ferramentas de trabalho, ao garantir que possam ser desligados sem perca dos dados, garante-se também rentabilidade para o investimento feito. Sendo assim, estes computadores se tornam descartáveis, já que com o passar do tempo podem ser substituídos para cobrir os danos causados à fonte destes sistemas. Como citado, eram quatrocentas estações, se estiver falando de computadores simples, se tornam ainda mais substituíveis. Para uso doméstico, não vale a pena.

• Coordenador
Postado

Expandir  

Com R$400,00 ele não vai poder comprar um nobreak, mas sim um estabilizador com bateria de moto (esses shortbreaks não passam disso).

Quedas de energia não danificam componentes, mas sim os surtos e variações associados a elas. E isso você corrige com um bom filtro de linha com DPS, além de garantir que as instalações elétricas da residência estão em ordem, com aterramento funcional. Falhas de software são sim consequência direta das quedas e podem ocorrer, inclusive corrompendo o sistema operacional, mas não são tão comuns assim.

O shortbreak promove dois problemas graves: quando há energia, o estabilizador vai atuar, provocando exatamente os mesmos problemas. Quando não há energia, o equipamento alimentará o computador (e outros aparelhos conectados) com uma "belíssima" onda retangular, sendo que o formato deveria ser senoidal... Ou seja, não depende: o shortbreak vai, inevitavelmente, prejudicar a fonte e encurtar a vida útil dela.

Esses shortbreaks podem fazer sentido em apenas uma situação: quando você realiza algum trabalho que jamais pode ter risco de perda de dados e não tem capital para (ou simplesmente não quer) investir elevados valores em nobreaks realmente bons, que fornecem energia até melhor que a da rede. Contudo, nesse caso, torna-se necessário conviver com as consequências nefastas do uso de tais produtos, que provavelmente vão pipocar as fontes de alguns dos computadores, principalmente se tiverem PFC ativo.

• Curtir 1
Postado

@KairanD  Queda de energia não danifica nenhum equipamento ?

Então cara vai depender do orçamento do amigo ae e de suas necessidades.

Foi falado tanta coisa que o cara até desistiu vai ligar o pc com um T mesmo e ficar de boa.

• Coordenador
Postado
  Em 04/01/2019 às 19:52, emertivh disse:

@KairanD  Queda de energia não danifica nenhum equipamento?

Expandir  

Em termos de hardware, não. Os surtos e oscilações, que estão quase sempre associados às quedas, é que danificam.

Em 04/01/2019 às 19:52, emertivh disse:

Foi falado tanta coisa que o cara até desistiu vai ligar o pc com um T mesmo e ficar de boa.

Expandir  

O ideal seria um bom filtro de linha com DPS. Se não tiver como, ligar direto é bem melhor que usar estabilizador ou estabilizador com bateria de moto.

Postado

@KairanD Desliga um equipamento atualizando uma firmware pra você ver.  E já vi fonte queimar só de tirar o pc da tomada.

O ideal é o cara saber qual é sua aplicação e medir o que vai compensar mais!

• Coordenador
Postado
  Em 04/01/2019 às 19:59, emertivh disse:

Desliga um equipamento atualizando uma firmware pra você ver.

Expandir  

Nesse caso é óbvio que terá problemas. E qual é a chance de acontecer? Com que frequência você atualiza firmware?

E já vi fonte queimar só de tirar o pc da tomada.

Expandir  

Eu nunca. Fonte de quanto tempo atrás?

O ideal é o cara saber qual é sua aplicação e medir o que vai compensar mais!

Expandir  

É preciso definir muito bem a situação. Estabilizadores com bateria de moto (shortbreaks, esses nobreaks baratinhos) prejudicam gravemente o trabalho das fontes e são completamente contraindicados. Quando há energia, a desgraça do estabilizador atua, arrebentando com a fonte. Quando não há energia, os equipamentos ligados passam a receber ondas na forma retangular, sendo que deveriam ser senoidais. Esse tipo de coisa pode ser aconselhada somente para quem trabalha com dados e não pode correr o risco de perdê-los, enquanto ao mesmo tempo não pode/não quer pagar o elevado valor cobrado por nobreaks adequados. Consequentemente, a pessoa deverá aceitar o efeito nefasto de danos à fonte do computador, que podem se apresentar na forma de encurtamento da vida útil ou mesmo queima (podendo prejudicar também outros componentes).

Nobreaks "de verdade" - que operam com onda senoidal, de forma online e com dupla conversão - podem fornecer energia até melhor que a da rede, são extremamente caros (ultrapassam com facilidade os R$1.500,00) e não se justificam para o usuário comum, sendo contraindicados pelo custo, que quase sempre pode ser revertido em um upgrade útil na máquina. Podem ser indicados para quem realmente tiver dinheiro sobrando, trabalho com dados de vital importância, equipamentos médicos e hospitalares e empresas.

• Curtir 1
Postado

Os cara aqui sao muito contra no-break. Muito mesmo. Eu tive que me virar nos 30 pra escolher o meu porque mesmo dizendo que tinha a grana e queria o trem os cara insiste q n precisa e so ligar direto na tomada (o que eu acho muito errado pode me chamar de paranoico) ou num filtro de linha. Eu tinha visto um topico em outro forum br de um cara pedindo recomendacao de no-break e ele boto uma disclaimer com letra bem grande no inicio do topico dizendo "Se vier dizendo que PC gamer nao precisa de no-break, favor enviar uma PM pra eu lhe insultar em privado" mano eu ri deveras.

Minha situacao aparentemente e meio controversial pois de acordo com o pessoal aqui eu uso um lixo de aparelho chamado estabilizador com bateria que me custou 1300 pilas uns 4 anos atrás (abaixou em 100 reais o preco hoje em dia). Bixim ate hoje ta segurando meu PC tranquilo com fonte de PFC ativo de marca duvidosa. Sem falar q ele tomou uma pancada quando eu perdi minha fonte pra raio uma vez + o no-break aparentemente sobreviveu. Comprei a exata mesma fonte (n tinha info na epoca e n sabia q AeroCool nao era a melhor pra fontes) e liguei o PC, foi como absolutamente NADA tivesse acontecido. Falem o que quiser dele q e falso, que e lixo com bateria + pra mim o bagui e qualidade. 4 anos segurando meu PC sem apresentar problemas. So irei trocá-lo mesmo porque cai no medo q pessoal aqui poe em você q se você por o trem errado vai explodir e sei la das qntas. Mas da nada nao. Tudo novo ate qe e bom mesmo + refrescante. Sorte minha que eu posso arcar financeiramente se nao eu ate perderia o sono de tanto medo que botaram em mim. TrueStory

• Coordenador
Postado
  Em 04/01/2019 às 20:42, OGSnow disse:

Os cara aqui sao muito contra no-break...

Expandir  

Ao compreender a forma de funcionamento de tais equipamentos, percebe-se que não há porque recomendar. Tem muito material do Mestre Faller e do Gabriel Torres sobre isso.

• Membro VIP
Postado

@OGSnow - não somos contra no-breaks. A maioria dos usuários que se dispõe a compartilhar conhecimento por aqui é contra gastos desnecessários, se o no-break é um, como recomendar?

E se me recordo bem, pela insistência você conseguiu ao menos uma recomendação de no-break que buscava. Ficar insistindo em um ponto já esclarecido é algo lamentável, opiniões não mudam fatos.

Postado

Impossivel argumentar. Somente quem ja usou no-break e conhece bem o sufoco de quedas de luz frequentes sabe o quao essencial ele e e nao um gasto desnecessario. Fato e coisa tipo a morte. Morte e um fato. Um dia você e todos nos iremos morrer 100% certeza sem exceção. No-break ser um gasto desnecessario nao e um fato. Ta mais pra uma opiniao baseada em experiencia/economia ou sei la. Mas fato nao e. Pelo menos nao pra mim. Mais nao importa. E algo que nao vou "ganhar" pois ja esta estabelecido aqui como tal e nem tenho intenção de "ganhar" simplesmente me sinto compelled a informar o quanto no-break e util independente de seu custo alto mesmo sabendo que minha opiniao e 100% oposta da maioria. Fazer o que.

• Membro VIP
Postado

Os tais fatos que me refiro estão citados no outro tópico com esta mesma discussão. Humildade em reconsiderar informações descartadas é algo muito interessante a se manter por perto.

• Coordenador
Postado
  Em 05/01/2019 às 03:19, OGSnow disse:

No-break ser um gasto desnecessario nao e um fato. Ta mais pra uma opiniao baseada em experiencia/economia ou sei la. Mas fato nao e. Pelo menos nao pra mim.

Expandir  

Baseia-se principalmente em Engenharia, não apenas em experiência ou economia.

Por sinal, sua fonte não é um primor em tecnologia, mas não chega a ser ruim. E o quanto ela será prejudicada pelo shortbreak depende da quantidade de vezes em que o estabilizador irá atuar conforme variações de tensão da rede elétrica da sua região. Cada vez que ele atua, os componentes da fonte são forçados. Pode não queimar de uma vez, mas a vida útil dela provavelmente estará sendo comprometida.

Se você estivesse usando um bom filtro de linha com DPS, como um Clamper Multiproteção, sua fonte anterior poderia ainda talvez estar funcionando. Esses shortbreaks são muito lentos para responder aos surtos.

É importante ressaltar que o próprio manual fornecido pelo fabricante do shortbreak deixa explícito para não utilizar com fontes de PFC ativo.

image.png

image.png

Em 04/01/2019 às 20:42, OGSnow disse:

...ele boto uma disclaimer com letra bem grande no inicio do topico dizendo "Se vier dizendo que PC gamer nao precisa de no-break, favor enviar uma PM pra eu lhe insultar em privado" mano eu ri deveras.

Expandir  

Convide-o a participar do nosso Fórum, tem muito material bacana aqui. E gostaria também que ele me explicasse porque PC gamer "precisa" de nobreak.

Por sinal, é por essas e outras que empresas como a SMS e a APC lucram absurdos no mercado brasileiro.

• Curtir 1
Postado
  Em 05/01/2019 às 04:25, Bakura Ryo disse:

Os tais fatos que me refiro estão citados no outro tópico com esta mesma discussão. Humildade em reconsiderar informações descartadas é algo muito interessante a se manter por perto.

Expandir  

Aquele foi um dia triste pra mim. Era muito inexperiente no assunto (provavelmente você diria que ainda sou) + o medo posto em mim por usar um no-break falso me fez pesquisar por dias e dias. O que deixou minha necessidade por um no-break ainda + forte. Aprendi muita coisa. E nisso, agradeco. + ainda assim nao muda minha opiniao ao no-break. Teremos que viver assim pois nao mudaram ela. Estupidamente fácil nao? Ignorar um membro que acha que isso e aquilo e certo. Parece fácil e simples pra mim.

Em 05/01/2019 às 09:54, KairanD disse:

É importante ressaltar que o próprio manual fornecido pelo fabricante do shortbreak deixa explícito para não utilizar com fontes de PFC ativo.

Expandir  

Sim. Era uma epoca em que eu estava procurando por uma solucao desesperadamente e nao dei muito ouvido as consequencias e acabei com um falso em maos que ate hoje me serve muito bem. Entao, win/win + ele sera trocado por um dupla conversao senoidal nesse mes. Irei tirar a bateria dele e deixar a carcaça guardada como nostalgia por ter sido estão util pra mim. O primeiro "guarda-costas" do meu PC 😃 Sem zuera.

Em 05/01/2019 às 09:54, KairanD disse:

Convide-o a participar do nosso Fórum, tem muito material bacana aqui. E gostaria também que ele me explicasse porque PC gamer "precisa" de nobreak.

Expandir  

Jamais. Pra vocês fazerem a cabeca do coitado que seu PC gamer nao precisa de um no-break? Pra ele sofrer com quedas de luz frequentes o tempo todo sem nada pra ajudar? Nao. voce nao sabe como e o sufoco. Nao entende. Sem ofensa. Entendo perfeitamente que você quer ajudar no seu ponto de vista. Mas ao meu, que e obviamente diferente, nao e a mesma coisa. Se o cara tem o dimdim, deixa ele ser feliz com o no-break dele dando dedo do meio pra quedas de luz. Felicidade e o que importa ne? O resto e resto.

• Coordenador
Postado
  Em 05/01/2019 às 14:04, OGSnow disse:

Jamais. Pra vocês fazerem a cabeca do coitado que seu PC gamer nao precisa de um no-break?

Expandir  

Não. Para ele entender como esses equipamentos funcionam e provavelmente deduzir, por conta própria, que em geral não faz sentido. Que bem existe em privar alguém de informação?

Em 05/01/2019 às 14:04, OGSnow disse:

Pra ele sofrer com quedas de luz frequentes o tempo todo sem nada pra ajudar? Nao. voce nao sabe como e o sufoco. Nao entende. Sem ofensa. Entendo perfeitamente que você quer ajudar no seu ponto de vista. Mas ao meu, que e obviamente diferente, nao e a mesma coisa. Se o cara tem o dimdim, deixa ele ser feliz com o no-break dele dando dedo do meio pra quedas de luz. Felicidade e o que importa ne? O resto e resto.

Expandir  

Entendo e muito bem, porque no meu bairro, distante do centro, isso também acontece direto, diversas vezes por semana, e quando chove é um inferno. E meu filtro de linha Clamper, solução adequada para tratar do problema, é perfeito para ajudar nisso, dá muito bem conta do recado e fico totalmente tranquilo, "dando o dedo do meio para quedas de luz". Meu filtro com DPS responde mais rapidamente a surtos que seu shortbreak.

Você pode indicar nobreaks. Faz sentido se o usuário realmente tiver dinheiro sobrando e puder comprar um aparelho adequado, que não prejudique a fonte da máquina e nem gaste o capital que poderia ser direcionado a upgrades. Pessoalmente considero, mesmo assim, gasto desnecessário para quem não vai trabalhar constantemente com dados na máquina. Já os shortbreaks só são indicáveis na situação que apresentei anteriormente.

• Curtir 1
Postado
  Em 05/01/2019 às 16:21, KairanD disse:

Que bem existe em privar alguém de informação?

Expandir  

Questao de paz mental. O bagui funciona, ajuda, deixa a cuca fria, pra que procurar algo que possivelmente lhe confundira e trara mais problemas que você pensou ja tinha sido resolvido? Eu tenho problemas de raiva (anger management) antes de eu ter meu no-break eu ficava estressado o tempo todo por causa de queda de luz. Estresse alto que afetou minha saude. Depois do no-break tudo se acalmou. Entendes porque o no-break e uma compra no-brainer pra mim? Entendo que a maioria nao tera ou nao desejara gastar tanto dinheiro num aparelho desses. Mas vocês privam a informacao de q e uma opcao existente sempre dizendo direto na tomada ou filtro de linha. Como o no-break nem se quer existe. Poderiam muito bem dizer "Oia tem essa opcao aqui, e boa e efetiva + custa um rim e metade da perna + agora, no seu caso, filtro de linha e bem melhor" mesmo sendo que 99.9% chance do usuario nem dar bola pelo preco absurdo + pelo menos ele agora ja sabe q tem uma outra opcao. Questao de ter a informacao independente se va usar ou nao. Pessoalmente, eu prefiro ter conhecimento de algo que provavelmente nao precisarei de que nao ter.

Em 05/01/2019 às 16:21, KairanD disse:

E meu filtro de linha Clamper, solução adequada para tratar do problema, é perfeito para ajudar nisso, dá muito bem conta do recado e fico totalmente tranquilo, "dando o dedo do meio para quedas de luz". Meu filtro com DPS responde mais rapidamente a surtos que seu shortbreak.

Expandir  

Isso volta pra funcao principal do no-break que um filtro de linha e incapaz de fazer que e manter o PC ligado. Obviamente se você for um cara sossegado e nao ligar do seu PC ser desligado o tempo todo por causa de queda de luz (especialmente aquelas q duram 10 segundos + a luz vai e volta 5x DENTRO desses 10 segundos) interrompendo tudo abruptamente independente de quao importante, dai sim. Entendo o porque preferes o filtro de linha mas minha experiencia, personalidade e o quanto de importancia eu dou ao meu PC e jogos, faz com q o no-break seja essencial pra mim. Nem qe eu tenha q comprar uma GPU ou CPU + barata + dps de tudo que passei, ligar meu PC sem um no-break? Nem. Eu insisto no quao util e essencial ele e porque eu duvido que nao tenham outras pessoas ai afora como eu, mesmo que sejam a minoria da minoria que sacrificariam com prazer pecas do seu PC pra ter o sucego q um no-break oferece...

• Coordenador
Postado
  Em 05/01/2019 às 16:43, OGSnow disse:

Isso volta pra funcao principal do no-break que um filtro de linha e incapaz de fazer que e manter o PC ligado. Obviamente se você for um cara sossegado e nao ligar do seu PC ser desligado o tempo todo por causa de queda de luz (especialmente aquelas q duram 10 segundos + a luz vai e volta 5x DENTRO desses 10 segundos) interrompendo tudo abruptamente independente de quao importante, dai sim. Entendo o porque preferes o filtro de linha mas minha experiencia, personalidade e o quanto de importancia eu dou ao meu PC e jogos, faz com q o no-break seja essencial pra mim.

Expandir  

Dou muito valor ao meu computador e é exatamente por isso que adotei o filtro de linha Clamper. O filtro de linha garante a proteção necessária contra surtos e variações e o hardware não será danificado. Falhas de software decorrentes das quedas são muito incomuns em sistemas modernos e, dessa forma, também não preocupo com isso, já que o computador é justamente para jogos.

Em 05/01/2019 às 16:43, OGSnow disse:

Questao de paz mental. O bagui funciona, ajuda, deixa a cuca fria, pra que procurar algo que possivelmente lhe confundira e trara mais problemas que você pensou ja tinha sido resolvido?

Expandir  

Isso não é justificativa.

Postado
  Em 05/01/2019 às 19:04, KairanD disse:

Dou muito valor ao meu computador e é exatamente por isso que adotei o filtro de linha Clamper. O filtro de linha garante a proteção necessária contra surtos e variações e o hardware não será danificado. Falhas de software decorrentes das quedas são muito incomuns em sistemas modernos e, dessa forma, também não preocupo com isso, já que o computador é justamente para jogos.

Expandir  

Ai esta. voce obviamente nao se preocupa com o PC sendo desligado direto juntamente com a inxessao (pt-br skillz Lv999) de saco q as quedas de luz como as que mencionei trazem. Ja que nao ligas pra isso faz 1000% sentido que pra você filtro de linha e o numero 1. Sua experiencia e personalidade e diferente da minha. Algo que pra você faz sentido, pra mim nao faz. Algo nao e uma justificativa pra você pois nao passou pelas mesmas coisas que eu e nao entendes o porque de eu ter chegado em tal conclusao aonde algo passou a ser uma justificativa pra mim. Nem tudo e preto e branco...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!