Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso aumentar a frequência de um processador para o boost clock?


gllayydson

Posts recomendados

 Tenho um fx 8320e funcionando em stock, 3.2ghz e com o boost clock ele chaga a 4.0ghz. Só prefiro deixar essa opção desabilitada. A questão é: antes eu tinha uma r7 240 2gb, e há uns dois anos comprei uma gtx 1060 3gb. Apesar do processador não extrair 100%  da gpu até então eu nunca tive problemas em relação a performance em games. Jogo, gta V, the wicher 3 e csgo, só que no gta V ultimamente tenho percebido maior oscilação na taxa de fremes. Algo que na  minha percepção poderia ser resolvido, ou pelo menos amenizado, com um overclock. Só que visto que não entendo nada sobre essa brincadeira opinei por elevar a frequência do processador a algo que a função boot clock já permite. Então eu quero saber se: já que o processador trabalha em 3.2ghz eu poderia congelar ele em 3.7gh por exemplo ou um valor qualquer que seja inferior a 4.0ghz sem fazer alterações em nenhum outro hardware. 

 

 

Observações:

placa-mãe: Gigabyte ga970 ds3p  125 TDP

Processador: Amd fx 8320e             95 TDP

Water cooler Corsair h45 

Memória: 8gb Hyperx 2x4

Fonte: Pcyes shocker 600w White

Gabinete: Aerocool Strike one advance.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Overclock é um trabalho espinhoso. Tem que realizar testes atrás de testes e mais testes para encontrar estabilidade. Minha fonte não parece auspiciosa para essa brincadeira. Você disse que "Sim. Você pode." mas eu só quero mesmo e levar a frequência a 3.5ghz por exemplo, mexer só nisso. Eu posso fazer sem alterar outros valores referentes ao processador dentro da BIOS?  

adicionado 0 minutos depois

Ou tem que mexer no VCORE também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gllayydson

O princípio básico é quando aumentar o clock se aumenta o vcore, mas você pode aumentar o clock sem aumentar o vcore, na bios ele mostra o quanto recomendado para você aumentar no vcore caso estiver com instabilidade.

 

Tente aumentar o clock sem mexer no vcore, se estiver instável, aumente o vcore até ficar estável de novo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô tentando aqui. Fiz mais algumas consultas e descobri que o fato da MOBO ter apenas 4 fazes é um excelente limitador quando a questão é OC. rs.

Tentei em 3.7ghz. Em stress de cpu não tive problemas. Tudo estável. Usei o FurMark, para fazer o teste. O Intel Burn sempre trava no meu pc no "extreme stress mode". Por que será?

Mas quando realizei o teste de cpu e gpu simultaneamente o pc travou. Reiniciei e coloquei em 3.5ghz. ai não tive problema com os testes. Porém em jogos a gpu só fica em 78% de uso com máximas de 84% e mínimas em torno dos 36%.

Quero extrair de 90% á 100% da gpu. 

Em relação a 3.7ghz, bem como você disse. Acho que hora de mexer no vcore. O problema é que não tenho a menor ideia de como fazer isso. De quanta tensão jogar.  No CPU Z em stress ele registra 1.188V será q 1.300 seria o essencial pra 3.7Ghz?

adicionado 2 minutos depois

Lembrando que minha fonte não é das melhores pra OC. PCYES SHOCKER 600W WHITE. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hj levantei iniciei o PC aí ele começou a recuperação do Bios. Só que desligou dps. E agora quando ligo o PC nem vídeo da. O que será que aconteceu?

Quando ligo o teclado ele acende as luzes mas dps apaga de novo.

Pfv me ajudem. A placa é duol bios só que a bios de recuperação não está executando o seu trabalho. Vi algumas possíveis soluções, mas até agora tudo mostou-se completamente inválido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!