Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

N4050 atrasando relógio solução desconectar bateria BIOS 3V


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Antes de apagar os dados da BIOS, anote ou fotografe os dados das telas para depois reconfigurar o que estava habilitado ou desabilitado.

Explicando todos os detalhes de como tudo começou:

Um parente me trouxe o notebook Dell N4050 dizendo que enquanto digitava o cursor pulava aleatoriamente para o início ou ou fim do texto, além do que a data estava atrasando em dias e as horas também, não adiantava ajustar o horário, passou por um técnico e ele condenou a placa-mãe, disse que estava com vírus e que não era possível recuperar, só trocando para consertar porém o valor era alto e sairia mais barato comprar um novo.

Como ainda estava com o Win7 original, rodei a ferramenta de atualização para o Win10 e ativou normal porém, o driver de vídeo não era aceito dava tela azul e a imagem não ficava boa, tentei os drivers do fabricante XP, 7 e o 8 e também da atualização automática, todos sem êxito.

Passei um programa para escrever zeros em todo o HD e formatei com o Win7, ficou tudo perfeito, ativou e reconheceu o Driver de vídeo mas, ainda atrasava o relógio e também pulava o texto ao digitar, além do que o leitor de DVD era acionado de tempos em tempos e as vezes abria sozinho.

Apaguei tudo do HD e formatei com o Win10, ativou perfeito mas, os problemas anteriores continuaram, em detalhe comecei a anotar os horários do notebook em relação ao horário normal.

Sincronizei às 14:31, passado algum tempo olhei e estava 14:08, então comecei a anotar o horário do notebook e o horário certo:

14:13 = 16:00

14:19 = 16:08

14:23 = 16:12

14:27 = 16:16

14:36 = 17:25

14:04 = 17:53

20:00 = 06:20

07:11 = 07:20

07:33 = 07:42

07:11 = 07:44

07:20 = 07:53

08:28 = 08:51

08:56 = 08:56

08:56 = 09:06

Não consegui estabelecer um padrão para o que estava acontecendo com o horário do relógio, tentei ajustes tanto pelo Windows como pela BIOS, sem sucesso, notei que os segundos do relógio da BIOS não se movimentavam, estavam parados, pelo que me lembre, em todas as outras BIOS os segundos dos relógios se movimentavam, esta aqui estava diferente.

Montei um panorama mental da situação, se havia algum vírus no HD, deve ter sido apagado e por via das dúvidas sobrescrevi zeros em tudo três vezes seguidas, imagine que um Terabyte leva umas 30 horas para ser apagado, haja paciência, tempo suficiente para estudar todas as dicas da internet, que apontavam para a atualização da BIOS ou troca da bateria, eventualmente a placa-mãe poderia estar danificada, já que o teste interno do notebook travava no começo, apertando F12 boot option na inicialização e selecionando a opção que faz o diagnóstico.

Optei por tentar atualizar a BIOS, com a etiqueta, com o modelo ou com a auto identificação no site do fabricante, todas deram os mesmos arquivos de drivers e o arquivo executável n4050A08.exe o qual entendo que atualizaria minha BIOS da versão atual A06 para a versão A08 porém, ao ser executado, travava logo após alguns quadradinhos mudarem de cor, tentei diversas vezes com diversos sistemas operacionais.

Parei as tentativas para reformular um novo plano, desta vez envolvia a troca da bateria da BIOS e inevitavelmente o notebook teria que ser aberto, tem muitos vídeos na internet, é fácil abrir ele, tendo a bateria à vista medi com o multímetro e deu 3,13 Volts, isso significa que a bateria esta boa e pelo que me lembre, as vezes que precisei trocar este tipo de bateria mediu por volta de 0,6 a 0,9 Volts.

Meus planos de trocar a bateria foram adiados e agora tenho o notebook desmontado à minha frente com a bateria boa e tudo leva à crer que a placa-mãe está realmente condenada.

Não dá para atualizar a BIOS e a bateria está boa, pela lógica é a placa-mãe mesmo.

Hora de reformular os planos, hora da Jaque, ou seja, já que está desmontado, vamos dar uma olhada na pasta térmica, removendo o cooler, a pasta já tinha virado uma pedra, limpei bem para depois aplicar uma nova e já que o cooler estava fora, abri ele também, dois parafusos, duas travas e uma fita adesiva para mostrar muita poeira impregnada vedando a saída de ar, ou melhor, filtrando o ar que passava, facilmente removida com um aspirador de pó e já que o cooler está aberto pensei em tirar à hélice e lubrificar o eixo mas, não consegui tirar sem forçar e fiquei com medo de quebrar, depois de tudo limpo e remontado, só restava montar de novo quando a lei da Jaque lembrou que já que está desmontado, aproveita e tira a bateria, espera um pouco para apagar os dados e põe de volta, remontando tudo e devolvendo o equipamento com a confirmação de que a placa-mãe já era mesmo.

Enfim ao ligar cliquei em F2 e a tela do setup mostrava a data de 2009 e os segundos do relógio estavam se movendo, não estavam mais parados como antes, conclui que tirar e colocar a bateria deve ter sido algo importante, salvei a data e horas certas e prossegui na inicialização, logo de cara deu para notar que os ícones das redes haviam sumido tanto a com fio como a sem fio, pensei que ao apagar o setup mudou as configurações de habilitado para desabilitado, bastava entrar no setup e habilitar mas, reiniciei e não havia nada desabilitado, estava tudo habilitado, prosseguido na inicialização apareceu tudo certo desta vez, os ícones apareceram e tudo voltou a funcionar, o relógio parou de atrasar, o texto parou de pular, o diagnóstico funcionou e não detectou nenhum erro, exceto pela bateria externa que não segura mais carga, apesar de indicar 100% de carga, o Driver de vídeo do Win10 foi aceito e o leitor de DVD parou de ser acionado e abrir aleatoriamente, tudo ficou perfeito, exceto pelo setup ainda estar na versão antiga e como o time está vencendo, não precisa mais atualizar, eu só tentaria atualizar se os problemas continuassem.

Ou seja, com uma única cajadada, um simples desconectar e reconectar de bateria, matei 6 coelhos, ou melhor 5;

1-relógio atrasando;

2-texto pulando;

3-diagnóstico travado;

4-driver de vídeo que não funcionava;

5-leitor de DVD abrindo sozinho.

O sexto coelho seria travar quando tenta atualizar a BIOS. Acredito que a atualização agora vai funcionar mas, como a bateria não segura carga decidi por não correr o risco.

Num momento eu tinha um notebook na mão com uma sentença de sucata e depois de um simples tirar e por tenho um notebook perfeito nas mãos, sem defeito algum.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Retificando; faltou um coelho, a bateria que aparentemente não segurava carga mesmo indicando 100% de carga e sendo aprovada no diagnóstico, está funcionando normalmente durando 1:50 hs, havia alguma coisa no SETUP que impedia o notebook de funcionar só na bateria, agora depois de apagado aparece no diagnóstico que a contagem de ciclos mudou de 34 para 35 e que a corrente é 1.780 MAh.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!