Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acer nitro 5 quedas de fps 0% de uso gpu


Posts recomendados

Olá galera, estou com um problema terrível no meu novo notebook gamer de entrada, é um acer nitro 5 possuindo um i5-7300hq com uma gtx 1050 mobile e 8gb de memória RAM.
Enfim, o problema é um chato drop de fps, que causa uma bela travada no jogo atrapalhando completamente a jogabilidade(jogos rodam tranquilamente). Atualmente testei em 4 jogos online(nenhum offline farei isso depois):
Crossfire;
Fornite;
Black Squad;
Paladins;
O problema aparece nos 3 primeiros, mas curiosamente até agora não notei essas quedas no paladins.
Eu realmente já tentei várias soluções que encontrei na internet mas nenhuma delas resolveu, irei listar as que me lembro:

Jogo usando sempre na tomada;
Mudar plano de energia p/ alto desempenho;
Usar configurações de desempenho no painel da nvidia;
Aumentar memória virtual;
Desativei serviços como Windows search, superfetch e experiências de telemetria(estavam causando 100% de uso de disco);
Desativei aplicativos em segundo plano;
Desativei dvr do xbox;
Fiz undervolting na cpu através do xtu e consigo jogar com no máximo 77° no fortnite(temperatura boa para notebooks);
Atualizei o driver da nvidia e desinstalei o antigo com o ddu;
Tentei atualizar manualmente todos os drivers no gerenciador de dispositivos;
Preferência para a gtx 1050 no painel da nvidia

Bem só lembrei desses! Outra coisa muito importante que notei no msi afterburner é que geralmente os drops vem com a porcentagem de uso da gpu pra 0% ! Subitamente por algum motivo a placa de vídeo desce pra 0, eu realmente paguei bem caro nesse laptop e estou desesperado por ajuda! Se alguém puder me ajudar por favor eu ia ficar muito agradecido.

Observações: não notei a cpu subindo pra 100% durante os jogos, somente notei a queda de uso da gpu, Windows atualizado, bios relativamente atualizada pois comprei ele recentemente, ainda não fiz uma instalação limpa do Windows e nem troquei o hdd de 5400rpm!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá Gerson. Entrei no Clube d oHardware só para te responder, pois tive problemas bem chatos com esse notebook que hoje está entregando (finalmente) a velocidade. Meu notebook é o Acer Nitro 5 AN-515-51-55WL (i5 7300HQ; GTX 1050TI (mobile); 8GB de RAM; SSD) comprado nos EUA pela Amazon. Um dia após ele ter chegado e eu ter atualizado os drivers, ao abrir qualquer jogo, a GPU funcionava normalmente até que, após, aproximadamente, uns 5-15 segundos, o FPS caia de 70 para 2-15, independente de configurações de vídeo no máximo ou mais baixo possível. Identifiquei que era um problema de thermal throttle (super aquecimento) da GPU. Quando uma GPU aquece mais que o normal, o sistema tende a diminuir seu clock (velocidade de processamento) para que ele não suba para temperaturas que danifiquem a placa. Em outros fóruns, identifiquei outras pessoas com problemas de thermal throttle de CPU nesse modelo também, mas não era o meu problema. Tente verificar a temperatura da GPU durante o jogo. Após dias seguindo guides em fóruns internacionais, conversando com o suporte da Acer, descobri que a única provável solução seria a troca da pasta térmica da GPU, pois já havia feito tudo o que podia ser feito por hardware. Quando realizei a troca, a GPU parou de dar thermalthrottle e subiu incrivelmente para a performance esperada em vídeos de teste de performance em games.

 

# Como verificar:
- Usando o MSI Afterburn com River Turner Statistics Server, você pode verificar se a placa de vídeo está subindo para temperaturas acima de 85º graus (o meu estava atingindo 95º em jogo), e quando isso ocorre, notasse uma diminuição do clock e diminuição do FPS.
 

# Coisas que podem ajudar a resolver:
(Esse foi um dos que mais ajudou no fórum da comunidade da Acer: https://community.acer.com/en/discussion/535036/frequent-questions-and-answers-information-guide-update-it-on-1-19-2018/p1)

Caso isso esteja acontecendo, há várias coisas que podem ser feitas por software que não me ajudaram muito:

- Atualizar Windows;
- Atualizar Drive para versão da fabricante (no caso, no site da Acer);
- Configuração no Painel de Controle da NVIDIA;
- Fazer down-voltage na GPU (Cuidado ao mexer com isso):
(Nesse vídeo de outro notebook, tem as valores de down-voltage que funcionaram na minha GTX1050ti, você pode dar uma olhada, mas lembre que sua GPU é a GTX 1050, e os valores devem ser diferentes. Então, tente procurar um vídeo parecido para a GTX 1050, já que esse não possui os valores para sua placa: https://www.youtube.com/watch?v=nYW7ROFx2Kk)
...
 


Mas a única que me ajudou a resolver o problema foi a troca da pasta térmica da GPU. (Recomendo aproveitar e trocar a pasta térmica da CPU também!)
 

Suponho que a Acer está usando pastas térmicas de péssima qualidade e/ou aplicando elas de forma errônea, e, por causa do tempo desses notebooks parados da data de fabricação até a venda, a pasta térmica secou, deixando de exercer seu efeito. Ao abrir o notebook em um serviço da minha cidade, a pasta térmica estava completamente seca e espalhada por fora da GPU. (Como comprei nos EUA, não tinha suporte para o notebook no Brasil, e saia mais barato pagar um suporte técnico).

 

Espero que lhe ajude!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!