Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Positivo Q232a ou Multilaser PC101


Posts recomendados

Recentemente adquiri um Positivo Q232a forçado, devido o meu orçamento estar baixo e ter estragado meu notebook e PC em pouco tempo entre um e outro estrago.
Enfim, o designer dele é lindo parece um Macbook porém como toda internet em peso só achou problemas no aparelho não foi tão diferente comigo. Logo ao iniciar o Windows percebi que o mesmo estava faltando vários drivers, e ao instalar o driver gráfico da Intel ele ficou com tela preta e só voltou após eu restaurar o sistema. Abri uma reclamação no "Reclame aqui" dia 28 e por enquanto até agora nada. Também mandei mensagem para a Intel pelo Facebook, eles vieram com desculpas que os dispositivos tem driver modificados. 

A Multilaser fabrica um modelo PC101 com o mesmo hardware desse Q232a, a marca chinesa Chuwi também fabrica um Tablet e um Notebook com o mesmo processador. 
Tentei o driver da Positivo, da Intel, da Multilaser e do Chuwi e nada todos com o mesmo problema.
Entrei na conclusão que possa ser o driver da própria Intel, na pasta de driver da Chuwi vem uma pasta escrito "to solve problem it can't video" porém eu não consigo fazer a instalação antes da tela ficar preta, muito menos depois (obvio). Quando abro esse arquivo da Chuwi se abre uma janela do cmd e se fecha, porém é o driver ISP da Intel que contém na pasta da Positivo. Eu até conseguir uma vez instalar o driver, porém ficou conflito estranho de quando eu digitava algo a tela bloqueava. Para quem não sabe esse dispositivo e os demais citados tem placa-mãe de tablet, na própria BIOS tem várias opções que da entender que é um dispositivo Android.

Sobre outros sistemas: Tentei instalar o Lubuntu e o Endless, ambos sem sucesso. O Lubuntu nem inicia o Live, o Endless só inicia o Live com a opção "W10" porém fica com a tela piscando na opção "Android" nem inicia. Na BIOS não tem opções de Legacy, mesmo desativando o "Secure Boot" não rola a inicialização do Linux. 
Eu vi um vídeo no Youtube sobre o Linux não ter pacotes desse modelo de chipset e ter que fazer isso manualmente por terminal para funcionar normalmente.

 

Eu já li uma postagem longa aqui com várias fotos dele desmontado e sobre um problema de sistema nesse Positivo, porém o problema é diferente do meu. 

Eu preciso de uma solução apenas para o driver de vídeo, é o único "problema" devido eu não conseguir diminuir o brilho e parecer ter um lag quando executa vídeo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faça atualização dos drivers através do Windows Update ou através do site da fabricante do notebook, e BIOS através do fabricante.. Se não resolver, então utilize um software de atualização de drivers (Driver Boost, Slim Drivers).

 

Se nada disso resolver, então entre em contato com o suporte técnico da Positivo, porque o problema provavelmente deve ser compatibilidade na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lennon Kaufmann Que azar mano! Esse notebook é bem ruinzinho e é realmente difícil resolver os problemas de driver dele. Tera que quebrar a cuca ;) 

Formate ele para windows 10 (único sistema que ele aceita. Infelizmente!!

Utilize outro notebook! Baixa todos os drivers disponíveis para este modelo na positivo. Comece instalando o de vídeo! Quando terminar a instalação do driver e reiniciar sempre Crie um ponte de restauração! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diegotecinfoo Ele aceita outros sistemas sim, já vi um Youtuber que conseguiu colocar Linux e até mesmo o Android x86. Eu sempre faço ponto de restauração sim, eu vou tentar o que você disse sobre instalar primeiro o driver de vídeo. Não tinha pensado nisso, até porque normalmente só aparece o "adaptador de vídeo" na lista de dispositivos após instalar o chipset. E sim, realmente é bem chato esse notebook em questão de drivers é como eu falei anteriormente, ele se parece mais com um dispositivo feito para Android do que para Windows. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!