Ir ao conteúdo

Tomada ou filtro de linha, qual a diferença?

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

galera, to montando um pc com a fonte cx450, e tenho um adaptadorzinho desse aqui que uso no meu pc atual

image.thumb.png.9a765f6e8c8569303d7398880e18757c.png

porque a ponta do cabo da fonte é uma daquelas 'quadradas' padrão antigo tipo essa:

image.png.5446131780c46d9962e325839f1f0307.png

Então qual é a melhor coisa a se fazer, trocar o cabo pra um do novo padrão e ligar direto na tomada ou

usar filtro de linha c/ um novo cabo

ou usar filtro de linha + adaptador com o cabo que eu já tenho? 

OU deixar assim mesmo?

Dessas 4 opções qual é o melhor a se fazer pra preservar a fonte sem gastar muito?

• Membro VIP
Postado

O melhor seria trocar o cabo, custa uns ~10 reais. Estabilizador tu joga no lixo, tem artigo no CDH explicando o motivo. Adaptador, destes comuns, apresentam folgas e mau contato, já vi vários derretendo.

Eu compraria um cabo padrão Brasil e um iClamper Energia 5 pra ter mais tomadas e DPS incluso.

• Curtir 2
Postado
agora, Phoenyx disse:

O melhor seria trocar o cabo, custa uns ~10 reais. Estabilizador tu joga no lixo, tem artigo no CDH explicando o motivo. Adaptador, destes comuns, apresentam folgas e mau contato, já vi vários derretendo.

Eu compraria um cabo padrão Brasil e um iClamper Energia 5 pra ter mais tomadas e DPS incluso.

Confundi as coisas, escrevi estabilizador pensando em filtro de linha mesmo..

então trocar o cabo e ligar direto na tomada entre filtro de linha e cabo novo, o que vai mudar?

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, DaianS disse:

Jamais use estabilizador.

Salvos casos de fonte bomba.

mAs como a fonte possui pfc ativo coloque direto na tomada.

esse "pfc ativo" significa alguma proteção contra quedas de energia ou alguma coisa do tipo?

Postado
2 minutos atrás, Phoenyx disse:

Vai mudar tudo o que disse acima.
Filtro apenas se você quer mais tomadas e não possui DPS no quadro elétrico, do contrário taca direto na tomada da parede e segue a vida.

valeu, mas como tem o monitor também, eu posso usar uma extensão pra ligar os dois ou tem algum problema?

• Membro VIP
Postado

@OGSnow Bom nobreak senoidal é a partir de ~1000 pilas. Melhor não colocar nada do que comprar nobreak "estabilizador" com bateria de moto.

@DanieLL32 Já falei que tem, tu não leu lá em cima? Estas pragas possuem mal contato e DERRETEM com o passar do tempo. Quanto mais coisa você pluga neles, mais rápido vai derreter. Compra o cabo, 10 pilas veio, larga de ser pão duro.... kkkkkk
Pega o iClamper que falei, ele possui 5 tomadas, custa ~50 pilas, + o cabo novo pro PC e já era.

Postado

Compra o cabo, 10 pilas veio, larga de ser pão duro.... kkkkkk

então meu kksajdkj, eu quis dizer se tem problema ligar o Monitor e a fonte ( com um cabo novo) em uma extensão? (que eu já possuo)

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Editei lá em cima.

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

Pega o iClamper que falei, ele possui 5 tomadas, custa ~50 pilas, + o cabo novo pro PC e já era.

Se você já tem uma extensão aí, e não for vagabunda, pode usá-la.

• Curtir 1
Postado

valeu, só mais uma dúvida.

Entre extensão comum e filtro de linha quais são as diferenças?

adicionado 1 minuto depois

Se você já tem uma extensão aí, e não for vagabunda, pode usá-la.

é uma extensão dessa aqui

image.png.0e849c3db4006fe89902c5b679e41d61.png

mas agora que eu me liguei que ela não tem 3 pinos, vou no filtro de linha que voce citou mesmo, muito obrigado.

• Membro VIP
Postado

Filtro de linha BOM possui varistores que cortam a corrente caso haja curto. Extensão não, ela frita até derreter.

Extensão vagabunda no geral é só dor de cabeça. Olha a grossura dos fios desta aí, só de você plugar o PC ela já vai esquentar, porque a bitola é pequena.

Filtro de linha desarma ou possui fusível (este iClamper desarma, que nem disjuntor da sua casa).

Postado
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Filtro de linha BOM possui varistores que cortam a corrente caso haja curto. Extensão não, ela frita até derreter.

Ah, são tipo os fuzíveis do estabilizador?

e o que você disse sobre esses adaptadores, afirmo por experiência própria, já torrei 2 adaptadores desse ligando o modem + fonte no mesmo adaptador, só o pc sozinho nunca deu problema

adicionado 0 minutos depois

Não posso sair comprando o filtro de linha mais barato, já que são todos iguais?

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, DanieLL32 disse:

Ah, são tipo os fuzíveis do estabilizador?

e o que você disse sobre esses adaptadores, afirmo por experiência própria, já torrei 2 adaptadores desse ligando o modem + fonte no mesmo adaptador, só o pc sozinho nunca deu problema

adicionado 0 minutos depois

Não posso sair comprando o filtro de linha mais barato, já que são todos iguais?

Não são todos iguais.

Entre pegar filtro de linha vagabundo ou extensão vagabunda, usa seu adaptador mesmo, já tá aí, e o risco é o mesmo.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, DanieLL32 disse:

eu iria comprar esse https://www.kabum.com.br/produto/74326/filtro-de-linha-ntc-6-tomadas-10a-preto-pte0206-/?tag=Filtro de Linha junto com esse cabo

qual é o problema com esse filtro de linha? :(

Não possui DPS, além disso não sei como é por dentro, nem se tem varistores. Pelo que vi só tem a caixinha de fusível ali, é uma régua de tomadas (extensão) sem proteção alguma acredito (pelo preço).

Fica com o seu adaptador, é tranqueira mas você não gasta mais dinheiro com mais tranqueira. Ou, compra um bom filtro de linha como recomendei.

adicionado 3 minutos depois

Você mora no RJ capital, vai no centro e compra tudo lá, não precisa pegar pela net, assim economiza no frete.

• Curtir 1
Postado

Fica com o seu adaptador, é tranqueira mas você não gasta mais dinheiro com mais tranqueira. Ou, compra um bom filtro de linha como recomendei.

ok, vou comprar o cabo, como você me recomendou, e sobre filtro de linha to meio desanimado pra comprar esse aí porque com o frete dá quase 100 reais...

se possível, mande o link do melhor filtro de linha que tenha na KaBuM, pra mim poder comprar junto com o cabo

se não tiver, eu vou ter que pagar 83 reais mesmo só pra um filtro de linha iClamper

• Membro VIP
Postado

Compra no centro do Rio e economiza o frete. É o mesmo valor que o site da Clamper.

E já compra o cabo lá tmb.

Paguei 50 no meu na Sta Efigênia aqui em SP, mais barato que o site.

Postado
3 minutos atrás, Phoenyx disse:

Compra no centro do Rio e economiza o frete. É o mesmo valor que o site da Clamper.

E já compra o cabo lá tmb.

Ok, eu to pretendendo comprar minha placa de vídeo lá no centro do rio também, se eu for eu compro

se n for eu compro pela net mesmo.

• Membro VIP
Postado

Placa de vídeo em lojas físicas tá tenso, mas talvez você encontre um preço legal aí. Aqui na Sta Efigênia é HD, gabinete, peça velha e só. O resto pego pela net. No site da Clamper você pega o endereço de revendedora aí no centro do Rio.

• Coordenador
Postado

@DanieLL32 A maioria dos "filtros de linha" do mercado são porcarias que não passam de meras extensões. Se for este o caso, praticamente não vai ter diferença entre ligar diretamente na tomada ou nele. Contudo, se você tiver um filtro "de verdade", com DPS, ele vai te proteger de surtos e variações. Recomendo os da marca Clamper.

6 horas atrás, DaianS disse:

Jamais use estabilizador.

Salvos casos de fonte bomba.

mAs como a fonte possui pfc ativo coloque direto na tomada.

Já faz tempo que estabilizador prejudica mesmo fonte genérica.

6 horas atrás, DanieLL32 disse:

esse "pfc ativo" significa alguma proteção contra quedas de energia ou alguma coisa do tipo?

Significa que ela opera em uma faixa de tensões da ordem de 90V a 264V. Fontes com PFC ativo são o padrão atual e suportam muito bem variações de tensão.

6 horas atrás, Phoenyx disse:

Bom nobreak senoidal é a partir de ~1000 pilas.

O problema dessa faixa de valor é que a bomba do estabilizador acaba sendo geralmente integrada também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...