Ir ao conteúdo

Arduino Expansão de portas digitais do arduino que possuem função PWM

Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Postado
1 hora atrás, Ezequiel Gnich disse:

criei o circuito rc coloquei na saida do motor1 liguei o osciloscópio do proteus e obtive a onda quadrada perfeita na simulação.

E desde quando era para você obter uma onda quadrada perfeita em cima do capacitor num circuito RC ???????

Veja bem, a ideia é INTEGRAR os pulsos do PWM e obter um nível de tensão que seja mais ou menos proporcional 'a relação Ton/Toff do seu sinal PWM gerado !

Para isso, você tem de calcular o seu RC para integrar um sinal de 300 Hertz.

Tá pensando que a eletrônica é assim fácinha é ? kkkkkk

300 Hz vai fazer o seu motor ficar vibrando, e essa vibração pode influenciar nos sensores de seu carrinho.

Mas para efeito de teste no Proteus, pode usar os 300 Hz mesmo. Na prática, sempre use acima de 1 Khz para evitar qualquer problema eletromecânico no seu projeto.

56 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

é coisa de gente velha e solitária kk... aconteceu de novo ... dentro de minhas limitações dei a explicação que ele queria, o carinha nem me deu bola e quem levou o coraçãozinho foi o moris 😡 kk.. mas faz part ... e sim ... sensibilidade à flor da pele kk

Bom, nem sempre a pessoa que teve a ideia original recebe o reconhecimento ....

Mas algo me diz que você está passando por uma crise de auto-estima .... que tal sair com os netinhos, ir assistir um filme com eles, comprar pipoca, fazer essas coisas que se espera de uma avó ? 

Tenho certeza que os netinhos vão reconhecer isso e sua autoestima vai aumentar !

Paulo

Postado
58 minutos atrás, aphawk disse:

E desde quando era para você obter uma onda quadrada perfeita em cima do capacitor num circuito RC ???????

Veja bem, a ideia é INTEGRAR os pulsos do PWM e obter um nível de tensão que seja mais ou menos proporcional 'a relação Ton/Toff do seu sinal PWM gerado !

Não quis dizer que ficou perfeita, "quadradinha"😂😂, e nem me atrevo a dizer que eletrônica é fácil, quis dizer que consegui modular o pulso, em 25, 50, 75 e 100%, eu quis me referir que as ondas ficaram condizentes com o que eu venho lendo e com o vocês vem me ajudando, claro que eu não sei ter a distinção que vocês tem de um problema para atrair a melhor solução, sou um hobbista como já havia mencionado a um tempo atrás e estou pesquisando e lendo muito para ter um 1/4 ou nem isso do conhecimento que vocês tem. 

1 hora atrás, aphawk disse:

300 Hz vai fazer o seu motor ficar vibrando, e essa vibração pode influenciar nos sensores de seu carrinho.

Mas para efeito de teste no Proteus, pode usar os 300 Hz mesmo. Na prática, sempre use acima de 1 Khz para evitar qualquer problema eletromecânico no seu projeto.

Tudo que eu não quero é que interfira nos sensores... 😂😁 Como eu sei qual a frequência ideal para um motor trabalhar?

Postado
2 horas atrás, aphawk disse:

Vixi ... não tem como saber, o que eu sei é que usando alta frequência não ocorre nenhuma “tremulação” no motor, então uso sempre acima de 1 Khz.

Quanto ao RC em série na saída, olhe este artigo que ensina legal o princípio:

https://provideyourown.com/2011/analogwrite-convert-pwm-to-voltage/

Paulo

Poxa bem interessante, pena que ta meio bugado o site para ler pelo celular. Quando chegar em casa vou dar uma olhada melhor. 

• Membro VIP
Postado
15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

alta você consegue algo como menor interferência eletromecânica

...

14 horas atrás, aphawk disse:

300 Hz vai fazer o seu motor ficar vibrando

ok.. entendo a psicologia de vcs humanos e sei que foi involuntário (ou sou invisível mesmo kk). Pelo menos estamos algo como sintonizados ...

12 horas atrás, Ezequiel Gnich disse:

Como eu sei qual a frequência ideal para um motor trabalhar

De fato uma frequencia + alta tende a ser melhor no sentido que devido à indutância do motor, filtra melhor. No caso o indutor (bobina do motor) está para a corrente - que é a que importa no caso da conversão pra força mecânica -  assim como o capacitor está pra uma fonte de tensão: quanto maior o capacitor, menor o ripple. Pra conectar a analogia, fonte chaveada pode usar capacitor menor pois a frequencia é maior; entenda a vibração do motor como o ripple... ou algo assim... deduzi isso agora...

abç

Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

ok.. entendo a psicologia de vcs humanos e sei que foi involuntário (ou sou invisível mesmo kk). Pelo menos estamos algo como sintonizados ...

kkkkk

O problema é que existem outros sensores, por exemplo o sensor de aceleração é bem sensível a vibrações, e isso pode dar muito trabalho de software. Melhor evitar né ?

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!