Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc Esquentando muito e desligando


Posts recomendados

Comprei em dezembro um pc gamer com esta configuração:

  • CPU: FX-6300
  • RAM: 8GB
  • placa-mãe: ASUS M5A78L-M LX/BR
  • GPU: GeForce GTX 1050 2GB
  • HD: 1TB
  • Fonte: 400w

Ele chegou ontem e logo que liguei percebi que depois de uns minutos ele começou a esquentar, algumas horas depois ele simplesmente desligou sozinho. Hoje comecei a monitorar a temperatura dele; Normal ele fica uns 30/40/50 graus, jogando ele vai até uns 85, o gabinete fica pelando, até o momento ele não desligou, acho que porque eu entrei no jogo e fiquei uns 15 minutos só e sai com medo dele desligar de novo. Ele poderia ter desligado ontem sozinho por causa da minha mesa, que não deixou o ar quente sair por cima? (nela o gabinete fica embaixo da gaveta, bem próximo mesmo). E é normal a temperatura dele bater esses 85 graus jogando? É o primeiro pc gamer que eu compro então sou totalmente leigo no assunto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filipe, minha máquina é parecida com a sua. Você está utilizando o cooler (Dissipador de calor) original do processador FX 6300?
Caso rua resposta seja "sim", provavelmente encontramos o motivo.

 

Meu processador batia 70 graus ao abrir algum jogo.

 

No meu caso tive que comprar outro sistema de refrigeração para solucionar o problema de aquecimento.

 

exemplo: Cooler Master Hyper H412R

 

Após a mudança o processador não  passa dos 55 graus (Sem pasta térmica)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, é meio preocupante ter uma 1050 e bater 85º em jogo, se tiver espaço tenta colocar o gabinete em cima da mesa ou do lado dela e se ele tiver mais algum lugar pra colocar alguns fans no gabinete, tenta investir nisso, não ira deixar seu pc como o polo norte mas irá diminuir notavelmente a temperatura.

 

Já viu a temperatura da CPU no desktop e em game? Ou viu a temperatura do pc como um todo?

 

Tente colocar um bom AirCooler ou se tiver espaço para radiador tente colocar um WaterCooler. (ameniza sua situação um pouco!)

 

Ou tente desativar o turbo dele na BIOS.

 

Já verificou só a temperatura da fonte? Qual o nome e modelo da sua fonte? Qual classificação ela é? Se for uma fonte qualquer pode ser isso, se não tiver marca tente investir em uma como EVGA, NZXT, Corsair, Thermaltake dentre várias outras marcas CONHECIDAS!

 

 

Mas o mais provável disso tudo é que seu gabinete está com uma refrigeração péssima, se ele tiver dois lugares para fans, sugiro colocar, pode pegar até da PCYES mesmo, já ajuda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Ledsibu disse:

Filipe, minha máquina é parecida com a sua. Você está utilizando o cooler (Dissipador de calor) original do processador FX 6300?
Caso rua resposta seja "sim", provavelmente encontramos o motivo.

 

Meu processador batia 70 graus ao abrir algum jogo.

 

No meu caso tive que comprar outro sistema de refrigeração para solucionar o problema de aquecimento.

 

exemplo: Cooler Master Hyper H412R

 

Após a mudança o processador não  passa dos 55 graus (Sem pasta térmica)

 

Talvez seja isso mesmo, o cooler é da própria FX 6300. você colocou somente um cooler?

adicionado 0 minutos depois
49 minutos atrás, Lucas Lipski disse:

Olha, é meio preocupante ter uma 1050 e bater 85º em jogo, se tiver espaço tenta colocar o gabinete em cima da mesa ou do lado dela e se ele tiver mais algum lugar pra colocar alguns fans no gabinete, tenta investir nisso, não ira deixar seu pc como o polo norte mas irá diminuir notavelmente a temperatura.

 

Já viu a temperatura da CPU no desktop e em game? Ou viu a temperatura do pc como um todo?

 

Tente colocar um bom AirCooler ou se tiver espaço para radiador tente colocar um WaterCooler. (ameniza sua situação um pouco!)

 

Ou tente desativar o turbo dele na BIOS.

 

Já verificou só a temperatura da fonte? Qual o nome e modelo da sua fonte? Qual classificação ela é? Se for uma fonte qualquer pode ser isso, se não tiver marca tente investir em uma como EVGA, NZXT, Corsair, Thermaltake dentre várias outras marcas CONHECIDAS!

 

 

Mas o mais provável disso tudo é que seu gabinete está com uma refrigeração péssima, se ele tiver dois lugares para fans, sugiro colocar, pode pegar até da PCYES mesmo, já ajuda!

 

A temperatura dele em Desktop varia de 40 a 50. Em game ele vai até 80/85, desligou agora aqui de novo.
Vou tentar investir em um sistema de refrigeração, também contatei o técnico da loja, eles falaram que ela vai entrar em contato.
Em questão da fonte eu não faço a minima ideia de detalhes sobre ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Filipe0 Gabinete maneiro, mas pelo visto é uma fonte bem genérica, mas acho que o seu problema é o processador em sí, porque pelo o que ví seu gabinete vem dois fans frontais, um traseiros e 2 superiores (eu acho) então, o que resta é o processador e fonte.

 

Teria alguma peça mais ''fraca'' aí na sua casa pra ir testando, como por exemplo uma fonte melhor? um processador com o mesmo socket dessa M5A78L? Os dois problemas possíveis: sua fonte ou a refrigeração não estar dando conta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita gente reclama dizendo que os processadores da AMD esquentam muito! E realmente isso ocorre com os processadores da linha FX, porém o problema não é o processador que é de baixa qualidade.

 

O Fabricante envia um cooler simples para baratear o produto final. Repare que ele é extremamente "pequeno" e o mesmo não tem capacidade para resfriar o processador quando está trabalhando próximo de sua potência máxima.

 

Você pode fazer um teste com algum compactador de arquivos. Ex: Win-rar, 7-zip e etc.
Coloque um arquivo grande para compactar, ex: arquivo de 500 mb....   Após alguns instantes a temperatura do cpu vai subir muito
No "7-Zip" tem uma opção com o nome "benchmark" também pode utilizar ela para fazer o cpu trabalhar em potência máxima.

 

Na Bios (Setup) da placa-mãe tem uma configuração para o cooler do CPU trabalhar em potência máxima, caso ative está configuração vai ajudar um pouco.
 

Respondendo sua pergunta:

Talvez seja isso mesmo, o cooler é da própria FX 6300. você colocou somente um cooler?

 

Sim, tive que trocar o cooler para solucionar o problema de aquecimento.

 

Obs.: Fora isso, meu Gabinete de CPU é antigo e simples, possui 2 coolers de 12mm, um frontal puxando o ar para dentro e outro na parte traseira jogando o ar para fora.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Lucas Lipski disse:

@Filipe0 Gabinete maneiro, mas pelo visto é uma fonte bem genérica, mas acho que o seu problema é o processador em sí, porque pelo o que ví seu gabinete vem dois fans frontais, um traseiros e 2 superiores (eu acho) então, o que resta é o processador e fonte.

 

Teria alguma peça mais ''fraca'' aí na sua casa pra ir testando, como por exemplo uma fonte melhor? um processador com o mesmo socket dessa M5A78L? Os dois problemas possíveis: sua fonte ou a refrigeração não estar dando conta!

Não tenho peça nenhuma pra testar, meu pc antigo estragou de vez, mandei pro conserto pra ver se da pra salvar alguma coisa, também não acho que alguma coisa dele serviria, é muito velho.

Sobre os coolers do gabinete: o de traz e os de cima não vieram, só dois da frente. 

Vou esperar o técnico ligar, qualquer coisa ainda ta dentro da garantia. 

adicionado 5 minutos depois
11 minutos atrás, Ledsibu disse:

Muita gente reclama dizendo que os processadores da AMD esquentam muito! E realmente isso ocorre com os processadores da linha FX, porém o problema não é o processador que é de baixa qualidade.

 

O Fabricante envia um cooler simples para baratear o produto final. Repare que ele é extremamente "pequeno" e o mesmo não tem capacidade para resfriar o processador quando está trabalhando próximo de sua potência máxima.

 

Você pode fazer um teste com algum compactador de arquivos. Ex: Win-rar, 7-zip e etc.
Coloque um arquivo grande para compactar, ex: arquivo de 500 mb....   Após alguns instantes a temperatura do cpu vai subir muito
No "7-Zip" tem uma opção com o nome "benchmark" também pode utilizar ela para fazer o cpu trabalhar em potência máxima.

 

Na Bios (Setup) da placa-mãe tem uma configuração para o cooler do CPU trabalhar em potência máxima, caso ative está configuração vai ajudar um pouco.
 

Respondendo sua pergunta:

Talvez seja isso mesmo, o cooler é da própria FX 6300. você colocou somente um cooler?

 

Sim, tive que trocar o cooler para solucionar o problema de aquecimento.

 

Obs.: Fora isso, meu Gabinete de CPU é antigo e simples, possui 2 coolers de 12mm, um frontal puxando o ar para dentro e outro na parte traseira jogando o ar para fora.

 

 

 

Sim, até achei estranheiro o tamanho quando vi, o cooler do processador do meu pc antigo era maior que desse. 

Vou ver isso sobre o cooler trabalhar na potencia máxima, mas realmente acho que eu vou ter que comprar outro pra dar conta 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ledsibu disse:

Caso vá realizar a troca procure um modelo com no mínimo cooler de 9mm e dissipador de cobre! Os de 12mm são melhores.
9 mm Custa em média 60 reais....

12 mm 90 reais...

Espero ter ajudado...  Abraço

 

beleza amigo, obrigado pela orientação. Dei uma pesquisada e encontrei alguns dentro do orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!