Ir ao conteúdo

TV Semp Toshiba 1484 (G)AV U12 Tela Azul

Ir à solução Resolvido por BCP,

Posts recomendados

Postado

Ola, peguei uma TV Semp Toshiba de 14 polegadas com chassis U12, a principio ela estava com o flyback estourado, substitui ele e a tv funcionou. Algum tempo depois ela voltou com o vertical fechado, troquei o mesmo e alguns capacitores do vertical, ao ligar ela percebi que o filamento acendeu muito forte, quando medi ele acusou 17v AC no filamento, o +b da tv antes de disparar fica em 113v, quando dispara cai pra 06v e o +b da placa do tubo sobe para 245v, alguem tem alguma dica?

Edit:

Consegui resolver o problema da fonte alta ressoldando o ci vertical, agora o vertical abriu com a tela na cor azul bem forte e os caracteres aparecendo bem apagado na imagem. Medi a tensão do pino azul do tubo e estava em 11v, os outros estavam em 130v normais. Depois da tv ficar um tempo ligado os caracteres sumiram e não aparecem mais, nem se apertar algum botão, a tela não apaga completamente se reduzir todo o screen, e se aumentar ele a tela fica com retraços, alguma dica?

• Coordenador
Postado

@Admsteve Os capacitores do +B devem estar ruins, experimente substitui-los; C884 secundário da fonte (220uF/160V)e o capacitor de booster C448 (33uF/160V) perto do flyback.

Depois meça a tensão de +B novamente...

Postado
8 minutos atrás, BCP disse:

@Admsteve Os capacitores do +B devem estar ruins, experimente substitui-los; C884 secundário da fonte (220uF/160V)e o capacitor de booster C448 (33uF/160V) perto do flyback.

Depois meça a tensão de +B novamente...

Sim, consegui normalizar o +b da tv, deixei em 113v, o problema agora é com a cor azul da tv, pois esta dando apenas 11v no coletor do transistor azul, ja até substitui o mesmo mais não adiantou

• Coordenador
Postado

Verifique se o resistor de 18K que liga o coletor desse transistor aos 200V, não esta aberto ou muito alterado. 

Postado

@BCP Verifiquei o resistor que alimenta o coletor do transistor e está com os 18k normais, a base do transistor está com 1v e o emissor 0v, os outros transistores estão com as voltagens normais

• Coordenador
  • Solução
Postado

Troque esse resistor novamente, (Troque com o do canhão vermelho (Q901), pois a tensão na base deles é de aproximadamente 2,2V e a tensão no coletor em torno de 112V a 117V, como esse seu ai só tem 1V na base, ele esta conduzindo direto (com fuga)...

• Curtir 1
Postado

@BCP Certo, vou fazer a troca e retorno. Hoje cedo aumentei o screen e apareceu os caracteres (Segue foto anexa) Porém as cores verde e vermelho estão bem fracas

1547996093646139080849.jpg

Postado

@BCPSubstitui o resistor que alimenta o coletor do transistor Q905 pelo resistor do Q901 e continuou na mesma, troquei novamente o transistor Q905 por um novo e também continuou na mesma, isolei o emissor da placa e as tensões voltaram ao normal, mas obviamente sem a cor azul, o que poderia ser?

adicionado 36 minutos depois

Tirei jumper GD903 e a imagem voltou ao normal, vou fazer os testes e talvez deixar assim mesmo, obrigado pelas dicas

Postado

😬 Ontem deixei ela ligada por +- 6 horas e estava funcionando normal, hoje quando eu fui ligar ela fez um barulho estranho no flyback, desliguei e liguei de novo e ela voltou ao normal, sai de perto da tv e quando voltei tinha muita fumaça envolta dela e ela estava piscando o led, abri ela e logo notei que o flyback foi se igual o outro 😤 Lembrei que o flyback ainda esta na garantia 😁mas antes de trocar queria saber o que pode estar queimando ele, o +b está normal, o que poderia ser?

Postado

Qual e a marca desse flyback ai ? Flybacks sempre uso o brasalfa de outras marcas só me trouxe dores de cabeça,pra queimar flyback pode ser fonte alta ou horizontal com frequencia alterada ou trafo driver horizontal é raro pode acontecer,ou flyback de pessima qualidade.

Postado
1 hora atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

Qual e a marca desse flyback ai ? Flybacks sempre uso o brasalfa de outras marcas só me trouxe dores de cabeça,pra queimar flyback pode ser fonte alta ou horizontal com frequencia alterada ou trafo driver horizontal é raro pode acontecer,ou flyback de pessima qualidade.

O flyback é da brasalfa,  +b está em 113v e a frequencia não consigo medir porque ainda não tenho um frequencimetro 😪. Notei quando a tv estava funcionando que a imagem estava meio esticada, vou trocar o capacitor de largura, será ele o causador da queima do flyback?

Postado
13 minutos atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

Geralmente capacitores de largura ele queima é a saida horizontal mas o flyback é original falo tem o mesmo codigo do velho ?,

Não, o antigo era o TFB4134AE, peguei o TFB4126BR no qual o proprio esquema diz que é compativel

Postado

O tfb 4126br comparado tfb4134Ae é fraco vai acontecer isso ae,medindo pelos pinos ele vai ser igual,mas na hora de trabalho ele vai alterar ou seja aumentar largura ou reduzir,o substituto dele é o At2079/AO ou OV2094/A0.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

O tfb 4126br comparado tfb4134Ae é fraco vai acontecer isso ae,medindo pelos pinos ele vai ser igual,mas na hora de trabalho ele vai alterar ou seja aumentar largura ou reduzir,o substituto dele é o At2079/AO ou OV2094/A0.

Hmm, o ruim é que o tfb 4126br ainda esta na garantia e acho que não da pra trocar ele por outro para cobrir a garantia, o estranho é que aconteceu a mesma coisa com os dois flybacks! Ahh, outra coisa, é normal dar um chiado na tv ao encostar a ponta de prova do multimetro no coletor da saida horizontal?

Postado

@Admsteve Dependendonda escala não pode ficar encostando no horizontal pode queimar ele,pagou quantonpor esse flyback ?ele é baratinho.

Usava a escala de 200v DC, e mesmo encostando no pino do flyback que entra a frequencia horizontal dava o chiado! O flyback eu paguei 30$ ksks, mas ja é um prejuizo, mesmo que seja pequeno.

Postado

Aqui é 25R$,amigo você deveria ter perguntado antes de colocar para os vendedores ou com nós ou outro colega da area porque nem tudo q ta no esquema bate com aparelho uma vez foi uma toshiba mesmo de 14 estava com difcultade encontrar um flyback ai no esquema dizia o tal ai coloquei o filamente acendeu estão forte que canhao do tubo quebrou, asua sorte é que não degolou o crt o 4126br é usado nas de 20 e não nas de 14 as de 14 as tensões são menores e as de 20 as tensão é maior mas faz parte,mas você vai ter que tentar trocar na loja pelo original ou comprar ou original ou equivalentes q citei. 

adicionado 1 minuto depois

Coloca o at2079/ao esse é o mesmo do seu

adicionado 2 minutos depois

O ov2094 esquece esse ai que falei é usado nas de 20 também.

Postado
14 minutos atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

Aqui é 25R$,amigo você deveria ter perguntado antes de colocar para os vendedores ou com nós ou outro colega da area porque nem tudo q ta no esquema bate com aparelho uma vez foi uma toshiba mesmo de 14 estava com difcultade encontrar um flyback ai no esquema dizia o tal ai coloquei o filamente acendeu estão forte que canhao do tubo quebrou, asua sorte é que não degolou o crt o 4126br é usado nas de 20 e não nas de 14 as de 14 as tensões são menores e as de 20 as tensão é maior mas faz parte,mas você vai ter que tentar trocar na loja pelo original ou comprar ou original ou equivalentes q citei. 

Pois é, mas naquela epoca em que eu comprei ele ainda não usava o forum, em questão do filamento, as tensões dele estavam normais, e se fosse para degolar o tubo teria degolado antes, pois a tv funcionou bastante tempo com esse flyback

Ahh, e eu tinha perguntado a um tecnico mais experiente que eu que ficava aqui na minha região, ele disse que dava pra trocar sem problemas para o TFB4126BR, por isso troquei sem medo de se arrepender

adicionado 9 minutos depois
14 minutos atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

O ov2094 esquece esse ai que falei é usado nas de 20 também.

Vish, na unica loja que vende flyback aqui em curitiba só tem para essa tv o TFB4126BR, o AT2079/AO, mas o OV2094/A0 não tem, só o OV2094 (08231) que esta bem mais caro que o que comprei

Postado

Bom, já encomendei o TFB4126BR (Já que eu não tinha outra opcao) e já aproveitei e peguei a saída horizontal (Que entrou em curto com a queima do fly) e o capacitor de largura, de tarde retorno com o resultado 😁

Postado
3 horas atrás, Dr.Luan vintage 1986 disse:

Putz espere que corra tudo certo ai.

Flyback chegou, saida horizontal também mas não veio o capacitor de largura, como eu sou muito ansioso liguei com o antigo mesmo, no qual não estava tão alterado assim, soldei tudo, liguei na lampada em serie e de novo queimou a saida horizontal 😭, tomara que não tenha queimado o flyback também ksks, mas eai, o que poderia estar queimando a saida horizontal?

Postado

você não ligou a tv sem o capacitor não né ?,se ligar sem ele queima,pra ter queimado ou esse horizontal é de pessima qualidade,os capacitores de largura e o flyback.

Não, liguei com o capacitor antigo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...