Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa tarde senhores.

estou com um problema bem incomum mas acredito que alguém já tenha passado por alguma dessas. não sou nenhum usuário avançado de linux mas estou com um notebook series 5 da samsung (verdadeiras bombas) que foi formatado e perdido o windows original do mesmo. resumindo, não inicia mais o windows nem mesmo os pen drivers bootaveis(windows).

pesquisando um pouco descobri que esse note tem uma "amarração" com o windows de fábrica.

então tentei fazer a alteração do secure boot e csm e uefi mas a tecla f2 simplesmente não funciona. o notebook liga, carrega a logo da samsung e desliga e fica nesse loop infinito.

depois de bater muita cabeça consegui startar apenas o pendrive do linux nele.

ai então pensei: vou atualizar bios para ver se o problema vai ser solucionado.

importante: secure boot está desativado e o modo de leitura está em csm. (depois de muita luta também consegui alterar)

1° problema: o programa de atualização da bios deste notebook é .exe

2° problema: o notebook só 'starta' o pendrive onde se encontra o linux mint 

***obs: caso haja um jeito de atualizar a bios pelo linux via pendrive (sem instalar no micro) seria uma boa.

o foco é atualizar a bios deste micro com este arquivo .exe.

caso exista um comando via terminal que faça isso, nao sei, ficarei agradecido.

notebook samsung np530u-ad2br

500 gb hd (formato fat32) - 24 gb ssd (formato fat32)

4 gb de memoria

• Membro VIP
Postado

Pega este pendrive e instala o Free-DOS, baixa o Rufus que ele tem esta opção. Aí você taca o programa executável mais a imagem do BIOS na raíz deste pen pra fazer a atualização.

Postado

@Phoenyx agradeço demais já pelo comentario. mas como mencionei a samsung disponibiliza apenas o arquivo .exe para atualização da bios. existe uma maneira de rodar arquivo .exe via freedos? acredito que não

• Membro VIP
Postado

@Lucas Andraed Geralmente você tem dois arquivos, um executável chamado awardflash, amibios ou similar, para reprogramação do BIOS, e o arquivo BIOS (extensão .ROM ou .BIN) em si.

Passa o link deste seu arquivo para eu dar uma olhada.

Fui no site da Samsung e não achei o BIOS para este modelo em específico, apenas um executável proprietário para rodar em Windows: https://www.samsung.com/br/support/model/NP530U3C-AD2BR/

É este aí em cima, correto?

Achei este site, você precisa fazer o cadastro para ver os links, eles disponibilizam o arquivo .ROM/BIN, aí você tem que ver qual é o executável apropriado para o seu chip: https://notebookreparos.com.br/forum/index.php?topic=7335.0

Postado

@Phoenyx segue link da página de download da samsung . o arquivo está com o nome de Update Software.
este outro é o download direto do .exe que atualiza a bios http://org.downloadcenter.samsung.com/downloadfile/ContentsFile.aspx?CDSite=UNI_BR&CttFileID=5016339&CDCttType=FM&ModelType=N&ModelName=NP530U3C&VPath=FM/201205/20120509165005235/BIOSUpdate.exe&OriginYN=N

adicionado 0 minutos depois

@Phoenyx pagina central de download https://www.samsung.com/br/support/model/NP530U3C-AD2BR/

• Membro VIP
Postado

Cara, porque não pega um Windows qualquer e mete no pendrive via Rufus? Aí você atualiza pelo próprio Windows.

Antigamente tinha até discos Live do Windows que o pessoal montava (igual aos Live CD Linux), não sei como isso anda hoje.

Não sei que zica é esta que você tá tendo aí pra precisar atualizar o BIOS na real.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!