Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para programação e webdesign 2019


Posts recomendados

Olá!!

 

Em 2016 com ajuda de vocês montei um máquina básica:

 

- Processador i5 6500

- 8GB Kingston Fury

- placa-mãe ASUS H110

- Fonte Corsair CX430 

 

Preciso montar uma nova com a mesma configuração, porém gostaria de saber o que foi atualizado de lá para cá (por exemplo, o i5 mais recente e placa-mãe)... poderiam me dar algumas sugestões?? Inclusive de lojas mais em conta de confiança (vou parcelar essa no cartão...)??

 

Importante: deve ficar em torno de R$ 1.500 a R$ 1.800 junto com um gabinete simples... e mais um SSD para sistema (de 120GB tá ótimo), já tenho 2 HD SATA 3 de 1TB para arquivos. Dependendo do preço, eu coloco 16GB (pretendo usar VM Linux e Windows em um sistema principal Linux de base).

 

Falando em gabinete, gostaria de aproveitar o tópico e saber a respeito de gabinetes mini, se vale a pena... tenho um problema sério na minha cidade com calor (ainda mais nesse verão), umidade e poeira (muita poeira, daquela preta chata que forma uns "bolos" em todos os buraquinhos do PC)... por isso precisava de um gabinete o mais fácil possível de manter limpo (bem liso, sem detalhes) mas ao mesmo tempo que não esquente muito.... pensei no mini para ficar em cima da mesa e ter fácil acesso sem ocupar espaço.

 

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Você tem 2 possibilidades de montar um novo PC.

Como é para tarefas domésticas, podemos utilizar de duas plataformas Intel/AMD:

 

Podemos montar com i3 8100, a novidade na 8ª geração que deixou de ser um Dual Core e tornou-se Quad físico, portanto ele tem desempenho superior ao seu i5 6500 da 6ª e os de entrada da 7ª (7400, 7500) por possuir um clock base mais alto.

 

Kit i3 8100, placa-mãe 8ª gen e 8gb ddr4:

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-i3-8100-asus-tuf-h310m-plus-gaming-br-8gb-ddr4-2400mhz?gclid=Cj0KCQiA4aXiBRCRARIsAMBZGz8wNibGrV0OMApuUKO-uu5m3uqtNW3RAmML_-rFCJKrDrFiMYsuqWIaAld_EALw_wcB

 

Ou, se preferir ter um desempenho de processamento similar, perdendo em single thread porém irá possuir um chip gráfico bastante superior, pode ir de Kit Ryzen 3 2200g.

 

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-3-2200g-asrock-a320m-hd-ddr4-8gb-2400mhz

 

Fonte: CX 450w

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=91021&origem=52&gclid=Cj0KCQiA4aXiBRCRARIsAMBZGz_u5mKum8XNOK9VbFs2Hjw4C8NTbnCCgHyYDLVR8u5mnE30mYxNxRMaAoEMEALw_wcB

 

SSD 120 GB: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1081948321-hd-ssd-120-gb-sata-3-kingston-a400-500-mbs-nfe-_JM?quantity=1

 

Preço com intel(sem gabinete): 1719,33

Preço com AMD(sem gabinete): 1591,49

 

Eu particularmente montaria com o Ryzen 3 e adicionaria +8gb de ram ddr4, o desempenho ficaria excelente.

 

Gabinete vou ficar lhe devendo, mas como é uma máquina simples, acredito que um de 100 R$ atenda perfeitamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RedWooD obrigado pela resposta!! 

 

Não sabia que o i3 estava melhor que os antigos i5... aliás, eu estava praticamente descartando i3 por ser inferior (antes era)... e estava até pensando, pelo preço, pegar um i5 mais antigo (6 ou 7 geração) mas se o i3 está melhor, vou ver isso com mais atenção.

 

Meu medo com os processadores da AMD é a temperatura, aqui faz muito calor.... a máquina não é de uso doméstico, mas roda só coisa leve (programação web e alguns programas gráficos como photoshop mas para coisas de baixa resolução, então fica leve)....  mas o preço está fazendo com que eu fique na "tentação" de tentar um AMD.... 

 

Será que esse negócio da temperatura é realmente um problema ou também é coisa do passado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alexx Ares disse:

@RedWooD obrigado pela resposta!! 

 

Não sabia que o i3 estava melhor que os antigos i5... aliás, eu estava praticamente descartando i3 por ser inferior (antes era)... e estava até pensando, pelo preço, pegar um i5 mais antigo (6 ou 7 geração) mas se o i3 está melhor, vou ver isso com mais atenção.

 

Meu medo com os processadores da AMD é a temperatura, aqui faz muito calor.... a máquina não é de uso doméstico, mas roda só coisa leve (programação web e alguns programas gráficos como photoshop mas para coisas de baixa resolução, então fica leve)....  mas o preço está fazendo com que eu fique na "tentação" de tentar um AMD.... 

 

Será que esse negócio da temperatura é realmente um problema ou também é coisa do passado?

 

O i3 8100 nada mais é que um i5 da 7ª geração com nome de i3, com mais GHz hehe.

Pois os i5 da oitava geração viraram 6 cores.

 

AMD esquentava nos primórdios, hoje em dia os ryzens no geral são geralmente mais frios que a linha intel similar, os i7 de 7ª geração são uma fornalha.

E ainda de quebra, a integrada deste Ryzen que te indiquei, é muito superior a Intel Graphics, caso queira rodar algum jogo no estilo fortnite, cs go, dota 2, lol entre outros, conseguirá boas taxas de frames pois a GPU é bem parrudinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para dar uma nova chance para AMD (no passado tive problemas e por isso sempre fui de intel), acho que pelo preço dá para pegar um ryzen 5 que fica ainda menos que o i3 novo... o ryzen 5 2600G está mais barato que o i3... só achei estranho na descrição dele ter apenas 4 núcleos e 4MB de cache.. ou seja, igual o ryzen 3... qual a vantagem então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Alexx Ares disse:

Se for para dar uma nova chance para AMD (no passado tive problemas e por isso sempre fui de intel), acho que pelo preço dá para pegar um ryzen 5 que fica ainda menos que o i3 novo... o ryzen 5 2600G está mais barato que o i3... só achei estranho na descrição dele ter apenas 4 núcleos e 4MB de cache.. ou seja, igual o ryzen 3... qual a vantagem então?

 

Vamos lá!

Não existe 2600g. Apenas 2600 e 2600x, que são processadores parrudos para segurar as placas de vídeo mais tops da atualidade.

6 núcleos / 12 threads.

 

"G" = placa de vídeo integrada.

No seu caso, seria o R5 2400g, que sua especificação é 4 núcleos e 8 threads.

É um excelente CPU, o seu preço mais elevado é justificado por conter uma iGPU chamada Vega 11, que tem um desempenho muito bom em games, ressaltando que o ideal é usar com Dual channel de 8gb, totalizando 16gb, pois aumenta a frequência da iGPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, falha minha! É isso mesmo, 2400g...

 

Aproveitando e praticamente para finalizar (pois acho que vou nessa mesmo do ryzen, só vou definir se 3 ou 5 porque não pretendo jogar, e sim trabalhar com web e programa grafico simples), eu vi uma memória de 3000mhz em promoção mas um pente de 8GB..  a dúvida é: o processador diz que aceita 2933... pode dar pau, incompatibilidade? Melhor pegar de 2400 ou 2666?

 

E seria melhor pegar 2x4GB do que 1x 8GB certo? 16GB acho que não vai caber no orçamento... 

 

Por fim, a placa-mãe... qual de bom custo seria recomendada para o ryzen de geração 2 (seja o 3 ou 5)?

 

Vi que tem 3 modelos de chipset ainda não entendi bem isso... estou pesquisando aqui.

 

Obrigado novamente!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Alexx Ares disse:

Opa, falha minha! É isso mesmo, 2400g...

 

Aproveitando e praticamente para finalizar (pois acho que vou nessa mesmo do ryzen, só vou definir se 3 ou 5 porque não pretendo jogar, e sim trabalhar com web e programa grafico simples), eu vi uma memória de 3000mhz em promoção mas um pente de 8GB..  a dúvida é: o processador diz que aceita 2933... pode dar pau, incompatibilidade? Melhor pegar de 2400 ou 2666?

 

E seria melhor pegar 2x4GB do que 1x 8GB certo? 16GB acho que não vai caber no orçamento... 

 

Por fim, a placa-mãe... qual de bom custo seria recomendada para o ryzen de geração 2 (seja o 3 ou 5)?

 

Vi que tem 3 modelos de chipset ainda não entendi bem isso... estou pesquisando aqui.

 

Obrigado novamente!!!!

 

Quanto tá custando essa de 3000Mhz? Preciso saber o preço para ver se compensa a diferença do investimento.
Não terá problema nenhum, será nivelada a 2933 Mhz.

Na terabyte tem de 2666 por 359 da Crucial Ballistix.

 

Eu entendo que o Ryzen 5 2400g trabalhará melhor em Dual Channel de 2x4 GB, porém, particularmente eu montaria 1x 8GB DDR4, posteriormente adicionando +8GB, para ativar o Dual Channel, como você não vai jogar, a iGPU não precisaria de Dual Channel para o Boost nesse momento. Ao meu ver é bobeira comprar 4gb ddr4 hoje.

 

Sobre os chipsets uma breve explicação:

A320 : Chipset mais básico AM4. Na grande maioria possuí, 2 Slots para RAM(32 gb max), sem dissipador na placa-mãe(VRMs), audio mais simples. Há exceções que tem placas com a320 e 4 slots de ram, suportando até 64 gb.

Preço 350~420. Custo benefício tá bem baixo.

 

Chipset B350: Primeiro chipset intermediário lançado AM4, a placa em si oferece mais recursos, 4 slots suportando 64 gbs de RAM, dissipador na placa-mãe(VRMs), mais satas, audio de melhor qualidade, construção superior.

 

Chipset b450: refinamento do b350, as placas costumam ser mais caras.

 

A placa-mãe que eu te indico, sem sombra de dúvidas será essa:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8406/placa-mãe-biostar-racing-b350gt3-ddr4-amd-am4

 

Melhor custo benefício possível, essa tá imbatível.

Apenas tem que se certificar que o BIOS está pronta para a 2 geração do ryzen, antes de comprar, entre em contato, caso não esteja, peça para vir pronta para a segunda geração.

Dá uma olhada nas especificações depois, muito robusta.

Abraço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a memória é essa que eu vi: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10105/memoria-ddr4-geil-super-luce-rgb-gls48gb3000c16asc-8gb-3000mhz

 

O problema é achar uma igual no futuro para colocar junto, mesmo modelo e marca....

 

Processador também na Terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/8627/processador-amd-ryzen-3-2200g-35ghz-37ghz-max-turbo-yd2200c5fbbox-quad-core-4mb-am4-video-integrado-cooler-wraith-stealth

 

A placa-mãe que indicou também no Terabyte dá para fechar lá (mas estou pesquisando se tem mai em conta)...

 

Mas eu li que essa Biostar deu problema com ryzen alguma incompatibilidade.... vi em um tópico aqui no forum, vou tentar localizar novamente... será que não é melhor uma mais conhecida, Gigabyte, asus....?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Alexx Ares disse:

Sobre a memória é essa que eu vi: https://www.terabyteshop.com.br/produto/10105/memoria-ddr4-geil-super-luce-rgb-gls48gb3000c16asc-8gb-3000mhz

 

O problema é achar uma igual no futuro para colocar junto, mesmo modelo e marca....

 

Processador também na Terabyte: https://www.terabyteshop.com.br/produto/8627/processador-amd-ryzen-3-2200g-35ghz-37ghz-max-turbo-yd2200c5fbbox-quad-core-4mb-am4-video-integrado-cooler-wraith-stealth

 

A placa-mãe que indicou também no Terabyte dá para fechar lá (mas estou pesquisando se tem mai em conta)...

 

Mas eu li que essa Biostar deu problema com ryzen alguma incompatibilidade.... vi em um tópico aqui no forum, vou tentar localizar novamente... será que não é melhor uma mais conhecida, Gigabyte, asus....?

 

Olha, essa biostar é a que mais está sendo recomendada no Fórum, eu mesmo abri um tópico pedindo ajuda um tempo atrás e me recomendaram essa. Todo tópico de ryzen é a placa mais indicada.

Link: 

 

Eu compraria a memória no ML(Corsair, Kingston, Crucial) pois o frete é grátis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez obrigado!

 

Bom, tem um aviso bem grande lá no terabyte no anuncio que já vem atualizada a BIOS.... para o 2200g... e pelo que pesquisei todas as com chipset B350 ficam 500 ou mais.... então acho essa uma boa oportunidade certo?

 

A memória estou achando melhor pegar uma tradicional mesmo... se eu pegar 2 pentes de 4GB posso no futuro colocar 2 de 8GB por exemplo? Pois a placa tem 4 slots....

 

E diz no descritivo que acima de 2666 tem que ser com overclock, então melhor comprar 2666 que é mais barato né?

 

OBS: lá no anuncio da placa-mãe está dizendo 2667.. mas acho que é erro de digitação ou tem 2666 e 2667?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Alexx Ares disse:

Mais uma vez obrigado!

 

Bom, tem um aviso bem grande lá no terabyte no anuncio que já vem atualizada a BIOS.... para o 2200g... e pelo que pesquisei todas as com chipset B350 ficam 500 ou mais.... então acho essa uma boa oportunidade certo?

 

A memória estou achando melhor pegar uma tradicional mesmo... se eu pegar 2 pentes de 4GB posso no futuro colocar 2 de 8GB por exemplo? Pois a placa tem 4 slots....

 

E diz no descritivo que acima de 2666 tem que ser com overclock, então melhor comprar 2666 que é mais barato né?

 

OBS: lá no anuncio da placa-mãe está dizendo 2667.. mas acho que é erro de digitação ou tem 2666 e 2667?

 

Sobre a placa-mãe, de fato todas as b350 são 100 reais mais caras que essa da Biostar.

 

Funcionaria sim, 4 pentes de 4gb, porém é desnecessário. Dual channel ativado = mais desempenho na iGPU, apenas.

Novamente batendo na tecla, não vale a pena comprar 4gb ddr4. A diferença é imperceptível nas tarefas que pretende fazer.

 

Adquira um pente deste: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1155762525-memoria-ballistix-sport-8gb-ddr4-2666mhz-crucial-novo-_JM?quantity=1 frete grátis 2666mhz.

Posteriormente, num futuro upgrade, invista em outro igual.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RedWooD calma que estou decidindo, são muitas opções! :D

 

Seguinte, como eu vou parcelar (infelizmente, a vista sai muito mais barato) e com frete, essa Biostar da Terabyte fica em 498... ou seja, 500 reais.... aí vi no mercado livre com frete gratis uma da asus por 520... https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1167065663-placa-mãe-asus-prime-b350m-e-amd-am4-ddr4-ryzen-b350-_JM

 

A desvantagem que vi foi ter só 2 slots de memória ao invés de 4... mas comprando dois pentes de 8GB cada, não vou colocar mais de 16GB nesse PC....  o que acha?

 

A memória que me indicou realmente tá barata, e achei do mesmo vendedor com 12x sem juros: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1167754838-memoria-ballistix-sport-8gb-ddr4-2666mhz-crucial-novo-12x-_JM

 

Fica a dúvida se essa "crucial" é boa, não conheço... pode confiar?

 

Outra coisa, eu queria pegar um SSD para sistema operacional, se 120GB mesmo e deixar meu HD de 1TB sata3 para arquivos apenas. 

 

Mas vi que tem um SSD M.2 e desculpe a ignorância eu não sei qual a diferença.... o que seria esse M.2? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1107583362-ssd-wd-green-m2-m2-120gb-2280-sata-note-pc-hd-_JM

 

Qual a diferença para o SSD sata normal? Nunca usei SSD... só HD!

 

Obrigado mais uma vez!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa importante... eu estava esquecendo da fonte/gabinete... vai estourar muito meu orçamento... se tivesse a vista mas essa é uma compra meio emergencial, tem que ser a prazo, e fica muito caro.... por isso acho que vou ter que abrir mão da placa-mãe também, pegando uma mais de entrada.... achei essa aqui, será que para trabalhar, e até um joguinho leve fim de semana, não aguenta? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1168211644-placa-me-biostar-a320mh-ddr4-amd-am4-ryzen-a320-matx-_JM

 

E a fonte acho qu não tem boa mais barata que essa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1141649087-fonte-corsair-450w-cx450-80-plus-bronze-cp-9020120-ww-_JM

 

Aì falta o gabinete... e bate tudo na faixa dos 1500 a 1700 reais que é meu orçamento disponivel para parcelar (cartão de credito). :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!