Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Filtro para melhorar a qualidade do som de uma caixinha


Vagner RM

Posts recomendados

Reaproveitando um radio quebrado fiz uma caixinha de som. O amplificador e alto falantes estão funcionando. Mas ele quando passa da metade do volume fica aquele som meio roco e muito alto que dói nos ouvidos, um som alto muito ruim. Existe algum tipo de filtro que eu possa fabricar com resistores ou capacitores para melhorar a qualidade do som?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este geralmente ronco é causado pela falta de potência do sistema o que deixa o sinal "quadrado". A causa pode ser tanto o ampl. como o a.f. que também pode estar zoado. Nestes casos, filtro não resolve. Experimenta colocar outro a.f. ou outra caixa com maior impedância e melhor acústica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de dizer que é uma caixinha portátil, ela trabalha com 5v, a energia vem de uma célula 18650 de bateria de notebook. Uso um elevador de tensão para atingir os 5v, e uma placa carregadora de bateria 18560 (vejam as imagens). Quanto a energia ou potência fornecida acredito que não seja o problema, mesmo eu ligando direto um carregador turbo 3 amp do moto g continua com o mesmo problema.

Na verdade essa distorção é comum nesses equipamentos chig ling, como aquelas caixinhas de camelô. Eu tenho aqui alguns mini amplificadores pam 8403, fiz outra caixinha com eles e essa fica ligada direto no carregador e quando aumento o som fica alto mais sem qualidade. O filtro era para resolver isso.

As caixinhas de qualidade do mercado são muito caras.

elevador de tensão 5v.jpg

placa carregadora.jpg

adicionado 4 minutos depois
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Este geralmente ronco é causado pela falta de potência do sistema o que deixa o sinal "quadrado". A causa pode ser tanto o ampl. como o a.f. que também pode estar zoado. Nestes casos, filtro não resolve. Experimenta colocar outro a.f. ou outra caixa com maior impedância e melhor acústica.

possivelmente é o amplificador mesmo. esses chig ling, como o pam 8403 que falei são classe D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Vagner RM disse:

Então a solução é comprar uma jbl mesmo kkkkk

Sim, ou talvez outras que tenha um som agradável. 

Ou quem sabe pode estudar um pouco e tentar construir seus próprios amplificadores e caixas, igual eu fiz. Pelo menos se ficar ruim a culpa é minha mesmo! :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Mestre88 disse:

Ou quem sabe pode estudar um pouco e tentar construir seus próprios amplificadores e caixas, igual eu fiz. Pelo menos se ficar ruim a culpa é minha mesmo! :lol:

Sim, eu acompanho alguns técnicos no youtube!

Cidadezinha pequena, é muito difícil conseguir componentes até nas cidades vizinhas, frete para o nordeste é uns 80 reais. Eu gostava de comprar na china quando não tinha esse despacho postal. Enfim o que eu fabrico aqui é com sucadas, nem sempre acho os componentes que preciso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É pessoas como você que sinto (ainda +) vontade direcionar ao sucesso. Poucos recursos mas cheia de ideia com hormônios a flor da pele. Se tudo colaborar e com permissão Divina, num futuro próximo estarei disponibilizando parte do meu patrimônio a valores simbólicos. Por hora vá contentando com o patrimônio intelectual mesmo kk. O preço? Mini descarga de offtopics como este... que as vezes moderador apaga!!😡

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

É pessoas como você que sinto (ainda +) vontade direcionar ao sucesso. Poucos recursos mas cheia de ideia com hormônios a flor da pele. Se tudo colaborar e com permissão Divina, num futuro próximo estarei disponibilizando parte do meu patrimônio a valores simbólicos. Por hora vá contentando com o patrimônio intelectual mesmo kk. O preço? Mini descarga de offtopics como este... que as vezes moderador apaga!!😡

 valeu.

adicionado 0 minutos depois

Posso concluir que esse tópico foi resolvido, já que minha dúvida foi esclarecida, e obrigado a vocês que responderam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!