Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu prédio tem sistema de para-raios que foi revisado por uma empresa em setembro/2018. A empresa, cujo engenheiro responsável possui CREA, apresentou toda a documentação de forma correta, para a minha visão de leigo.
Em meados de janeiro de 2019 minha TV queimou.
Esta é a única TV do meu apto que estava ligada na antena coletiva do prédio pelo cabo coaxial. 

Como usamos essa TV também como monitor do PC via HDMI, a placa gráfica do computador também queimou. 

Por sorte nada mais aconteceu ao PC.
Outras 2 TVs no prédio também queimaram.

Na documentação fornecida pela empresa quando da última inspeção não existe nenhuma verificação da antena coletiva.

As minhas perguntas são:

a) O sistema de para-raios não deveria ter evitado a queima destes equipamentos?

b) Não é de responsabilidade da empresa que inspecionou o para-raios verificar se as antenas de TV pública e TV por assinatura estão ligadas ao sistema de para-raios?

c) Sabemos do poder de destruição de um raio, então se o raio tiver atingido somente a antena de TV pública e o para-raios não tiver cumprido a sua função, o estrago pode ser considerado pequeno?

d) Para quem posso reclamar os custos para reparação dos danos?

Agradeço a atenção 

Celso

Postado

O raio pode ter atingido a rede de distribuição de energia e vindo pela fiação, tenta reclamar com a concessionária de energia da sua região. Mas faça isso somente se a instalação da sua residência estiver seguindo as normas técnicas, qualquer besteirinha fora das normas já é desculpa pra o pedido ser recusado.

• Curtir 1
Postado

@caolne

Olá caolne,

não é uma casa têrrea, mas sim um prédio de 20 aptos e nenhum equipamento ligado somente na energia elétrica queimou.

Só queimaram 3 TVs que estavam conectadas à antena coletiva, TV pública, pelo cabo coaxial.
As outras TVs que estavam conectadas no cabo da operadora de TV por assinatura não queimaram e são a maioria no prédio.

As câmeras de vídeo, elevadores, portões e diversos equipamentos eletrônicos espalhados pelo prédio não foram atingidos.

Sendo assim, estou descartando o raio ter entrado pela fiação elétrica.

Faz sentido isso ou estou errado neste pensamento?

Muito obrigado pela orientação

Celso

Postado

a) Não. O pára-raios destina-se a proteger a edificação, conduzindo a descarga de forma segura para a terra.

A antena coletiva deveria ter uma proteção também (ver item b).

b) O condomínio é o responsável por manter a estrutura de proteção contra raios, que é o SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas). Um projeto de SPDA deve atender os requisitos das normas técnicas NBR 5419 e NBR 5410, que contemplam antenas, cabos de telefonia, calhas e estruturas metálicas, tubulações de gás, etc. O caso é que ninguém fiscaliza isso. Não sabemos exatamente para que a empresa foi contratada, mas em tese ela deveria providenciar um laudo de inspeção inicial da instalação existente e alertar o síndico para a existência de situações em desacordo com as normas técnicas.

c) Um raio direto causa um estrago enorme pois possui muita energia. Possivelmente o raio caiu nas proximidades, induziu correntes nos cabos e causou a queima.

d) O condomínio é o responsável, pois a antena coletiva é uma estrutura comum. Algumas apólices de seguro contemplam a cobertura desses danos, informe-se.

Você também pode se precaver instalando um dispositivo anti-surto no cabo da antena.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@Ricardov Muito obrigado pelas suas informações. Você me ajudou bastante.

Celso

adicionado 22 minutos depois

@Ricardov Por favor, você pode indicar algum dispositivo anti-surto para o cabo da antena?

Para evitar novos dissabores com os meus equipamentos, estou estudando a compra e instalação de DPS para o meu apto.
Na internet eu achei os produtos da empresa Clamper. Você conhece? 

Desde já agradeço a ajuda.

Celso

• Curtir 2
Postado

Eu uso vários dispositivos da Clamper aqui em casa, e recomendo sim. Já me safei de muito estrago, que atingiram vários vizinhos, e eu saí ileso ( até agora kkk ).

Mas não pense que isso garante 100%.

Tudo depende do tipo de surto e da potência dele.

Por exemplo se um raio atingir a linha de distribuição dos postes perto de sua casa, nada vai proteger os equipamentos.... além de ter de comprar todo os Clampers  de novo !

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!