Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

caolne

Membro Pleno
  • Posts

    155
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que caolne postou

  1. 35.000 x 140 = 4.900.000 VA está certo essa informação? Supondo que sim, o transformador da rua teria que suportar essa sua máquina junto com o seu bairro, imaginemos que a concessionária instalou esse transformador na sua rua, trocou toda a fiação de alta tensão pra suportar essa nova potência, e também todas as proteções desse circuito, aceitou você ligar essa carga na rede deles, na teoria seria possível, na prática é outra história
  2. Há que se atentar também que toda a rede elétrica está sendo prejudicada, mas só é possível perceber nas lâmpadas. Essa queda de tensão pode "forçar" os componentes internos das fontes de dispositivos eletrônicos, provocando a sua queima ou reduzindo a vida útil, e em computadores pode até corromper dados
  3. Varistores não são essenciais ao funcionamento do aparelho, servem para proteção, liga a cafeteira e veja se funciona, se não funcionar tem mais coisa queimada.
  4. são placas diferentes, o CI grande da placa antiga tem 24 terminais, a nova tem 20.
  5. Acho que o amigo se confundiu, a tomada fornece onda senoidal, esse estabilizadores comuns chaveiam relés para baixar ou elevar a tensão, e nesse chaveamento causam distorções na onda senoidal que vem da tomada e passam pelo estabilizador indo para o computador. Existem no-breaks que tem onda senoidal na saída, mas são mais caros que os comuns, que geralmente vem com firulas no nome (semi-senoidal, senoidal por aproximação, etc) só pra enganar o consumidor.
  6. Há uns anos atrás montei esse circuito que achei em uma revista de eletrônica e cumpriu o papel muito bem.
  7. na verdade associação em paralelo de 2 resistores com valores iguais sempre será a metade de 1 deles
  8. Associação em paralelo tem mais uma propriedade: "a resistência equivalente da associação de resistores em paralelo sempre será menor que o menor resistor usado na associação"
  9. A formula da associação de resistores em paralelo é (R1xR2)/(R1+R2) exemplo com dois resistores de 10K: 10.000 x 10.000 = 100.000.000 10.000 + 10.000 = 20.000 100.000.000 / 20.000 = 5.000 exemplo com resistores de 10K e 1K 10.000 x 1.000 = 10.000.000 10.000 + 1.000 = 11.000 10.000.000 / 11.000 = 909,0909....
  10. E se ele tem resistência igual a zero então a corrente que pode circular por ele é infinita, pra que serviria um fusível que não abre? pela lei de ohm P = R x I², não importa a corrente circulante a potência dissipada sempre seria zero Físicos à muito tempo batalham para conseguir um condutor com resistência zero, o supercondutor, na verdade já conseguiram, mas sobe circunstâncias específicas, a luta agora é para reproduzir em amibiente natural
  11. Seus cálculos estão corretos, porém a fórmula da Vrms é diferente. Isso acima é pra achar a tensão após retificação de meia onda, se ligar um capacitor na saída ele vai se carregar com a tensão de pico e seu multímetro mostrará esse valor (na verdade 16,26 que é 16,96-0,7 do diodo retificador). Se seu multímetro permitir, meça a tensão de pico e vai achar o mesmo valor sem precisar usar o capacitor. O que ocorre é que aqueles 24V do secundário já é a tensão RMS e sua tensão de pico é de 33,92 volts, retificando em meia onda teremos 12 volts na tensão RMS e 16,96 na tensão de pico.
  12. Essa frase não combina com essa Quanto mais conversões menor a eficiência, e quanto menor a eficiência, maior o consumo.
  13. Pode passar mais detalhes sobre esse indutor?
  14. Pela formula I=P/V a corrente fica 45,454545... e como a potencia e a tensão não variam, a corrente também não mudará. O que acorre em monofásico se usa o neutro e ele é estático, sempre em 0V. Imagine a onda senoidal monofásica: observe que hora a senoide é positiva hora negativa, o valor da tensão RMS entre a fase e o neutro será de 220V. Vejamos em bifásico: em bifásico não se usa o neutro, mas devido ao ângulo de defasagem entre as fases se obtém 220V, repare que hora uma fase é positiva em relação a outra, hora é negativa.
  15. O conector como a indicação diz, mede exatamente isso, e somente isso: corrente > 200mA. Já como a indicação diz, mede tensão, resistência, miliamperes < 200mA. Quanto à isso indica a tensão de carga, mostra que o carregador está carregando as baterias. E isso: já é um indicativo que uma ou as 2 estão ruins, pois comparando com isso se percebe que o nobreak com 2 baterias deveria ter durado mais de 30 horas.
  16. o LDR é um simples resistor que varia seu valor de acordo com a luz, uma dica é medir sua resistência na condição totalmente escuro (envolvendo com fita isolante) e totalmente claro( com uma fonte de luz diretamente sobre ele), calcular a média e considerar esse valor nos cálculos para resistor em série com LED. Editado: pensando bem, deverá ser considerado o valor mais baixo do LDR, pois se for considerar a média, quando a resistência cair a corrente do LED vai subir acima do suportado.
  17. Exato, complementando: O neutro, na medição, serve apenas para referencia de tensão, nos medidores antigos de disco, havia 2 bobinas, uma em série com a fase e outra em paralelo com a fase e o neutro, o campo magnético resultante determinava a velocidade de rotação do disco. Nos medidores atuais, a tensão é medida diretamente da rede e a corrente é medida através da queda de tensão em um resistor shunt. Repare que não importa em nenhum dos casos o que você vai fazer com a fase, se ela passar pelo medidor será registrado o consumo, não importando se a carga vai ser ligado com o seu neutro, o neutro do vizinho ou somente em um aterramento.
  18. Pela norma, não é legal usar o aterramento para proteção de descargas elétricas para qualquer outro fim, da mesma forma que também não é legal usar o aterramento do neutro da concessionária, que fica na caixa de medição. São de uso exclusivo. Em geral, a distancia entre aterramentos deve ser o dobro do comprimento das hastes de aterramento, como na maioria dos casos se usa hastes de 2,4 metros, a distancia mínima seria 4,8 metros, como no seu prédio essa distancia é de 6 metros não há problema. Obs: Há de se levar em conta a resistividade do solo!
  19. É isso mesmo, o terminal "antes" do resistor está ligado diretamente a fonte, vai ter a mesma tensão dela, quando passa pelo resistor há a queda de tensão.
  20. Isto está certo, porém, você tem um RTC, não precisa usar o timer do MC, pode usar a mesma lógica do millis mas usando o RTC
  21. Não, vai resultar na soma vetorial do campo magnético das fases. E esse medidor que compraste é monofásico, não serve para o teu intuito.
  22. Você também pode solicitar à companhia que baixem o tap do transformador, assim baixa a tensão também.
  23. Voltando ao assunto do título do tópico, o que acha de usar arduíno, como foi sugerido, e um teclado matricial, onde cada pessoa digita sua senha, ou até mesmo um leitor e cartões RFID, onde cada pessoa teria o seu, e cada pessoa poderia ter o tempo de banho controlado individualmente

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!