Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no Ryzen 3 2200G


Aleixxo99

Posts recomendados

Boa noite pessoal.

Peço por gentileza que a galera que tem experiência em OC com os Ryzen me ajude. Estou afinando o oc do meu R3, estou usando o cooler box e a ventilação do meu gabinete está bem aceitável. A questão é a seguinte, não sou nenhum expert em OC, nem chego perto disso, e tenho algumas dúvidas que podem parecer básicas.

Trocando o cooler box por uma cpu fan mais robusta, a queda de temperatura, ocasionaria em uma baixa tensão e ocasionalmente permitiria que eu subisse mais o clock? porque em questão de temperatura, minha placa-mãe e minha cpu estão nos padrões. Outra dúvida é sobre os testes para averiguar estabilidade. Li por ai que independente de passar no Cinebench R15 e no Aida (dentre outros), o principal é funcionar nos jogos, que é pro que eu uso. Isso procede? Pois faço testes no R15 sempre pra afinar, porque obviamente preciso de uma parâmetro, porém hoje, quando fui testar o mesmo clock e a mesma tensão que passaram anteriormente, ele travou, existe um número de vezes pros testes por acaso? E a melhor forma de eu saber se meu OC está estável, é realmente testando nesses programas? independente da cpu se comportar perfeitamente em jogos e ter uma temperatura estável?

Agradeço desde já a quem puder me ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro Ryzen 3 2200g mudar do cooler box pra um outro cooler melhor vai trazer poucos ganhos em desempenhos, baixar temperatura não vai baixar a tensão. Se você rodou o Cinebench duas vezes e em uma delas travou é porque o processador tá instável. O ponto é que em jogos o seu processador não vai ser estressado ao máximo como no Cinebench, se algum jogo forçar ele ao máximo pode ser que ele trave mesmo ele supostamente funcionando "perfeitamente" em jogos. E lembra que você pode dar OC nas memorias também.


ps: pra testar estabilidade eu prefiro o Furmark invés do Cinebench. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, juniorzzonda disse:

Se você rodou o Cinebench duas vezes e em uma delas travou é porque o processador tá instáve

Então, eu estava rodando a 3.85, a questão é que essa placa-mãe aqui não é boa de over na questão de autonomia, ela tem ótimas temperaturas e tudo mais, mas a única coisa que eu posso setar com muita liberdade é o cpu ratio, porque referente a voltages em geral e bus clock, ela me da configurações já setadas. Então minha tensão fica 8 ou 80. Comecei hoje a pegas as manhas do AMD Ryzen Master, apesar de eu não curtir overclockar por software, ele me da mais liberdade. Resumindo, o máximo que peguei na BIOS com estabilidade porém com picos de 1.40V, foi 3.850Mhz com o bus clock no auto. Por agora estou tentando estabiliza-lo pelo software, estou pegando 3.827Mhz com 1.36V (ainda estou afinando), e bati a mesma quantidade de pontos que a 3.85Mhz, com menos tensão. Meu objetivo é chegar a 3.9Mhz, pois estou tendo pequenos gargalos em jogos CPU bound quando em 1080p. Claro que se o gargalo continuar, não irei deixar nesse clock

 

53 minutos atrás, juniorzzonda disse:

 E lembra que você pode dar OC nas memorias também.

Minhas memórias vieram da China, não consegui descobrir o chipset delas, e são CL17. Já comprei sabendo que não daria pra dar OC

 

53 minutos atrás, juniorzzonda disse:

ps: pra testar estabilidade eu prefiro o Furmark invés do Cinebench. 

Certo, irei ver como esse funciona. Obrigado pela resposta amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!