Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal.

Me perdoem se este tópico estiver na área errada. Sou novo no Fórum =D

Preciso da ajuda de vocês para resolver um problema inerente ao aquecimento do processador. Semana passada eu adquiri um processador core i7 3770k para substituir o meu processador i5 3550.

Após substituir o processador, aplicar a pasta térmica (não me lembro o modelo, mas a pasta térmica é da cooler master gel nano), e reutilizar o cooler box do i5, eu acabei me deparando com temperaturas mais elevadas.

Quando eu utilizava o i5 para tarefas mais simples (internet, Word, leitura de pdf, etc.), o processador atingia de 45 a 55 graus. Em jogos como pubg, o processador atingia no máximo 75 graus, sendo que a sua média beirava os 70 graus.

Após substituir o i5 para o i7, em tarefas triviais, o processador acabou repetindo a mesma temperatura do i5. Entretanto, quando o processador é exigido em tarefas mais pesadas, como executar um jogo, o processador atinge 85 graus, sendo a sua média 78 graus.

Tentei utilizar um cooler lateral da akasa (ventilando o ar para dentro do gabinete na direção do processador), mas não senti impacto na redução de temperatura. Hoje, o meu pc possui um cooler lateral e um cooler na traseira do gabinete (exaustor).

Moro em BH e no verão a cidade está atingindo de 30 a 35 graus Celsius.

Meu setup:
Processador: i7 3770k
MB: Asus p8h61m - le/BR
Placa de vídeo: Gtx 1060 de 6gb da MSI (dual fan)
Memória ram: 2x8 GB corsair xms3 de 1600mhz
Hd: 2x HD de 500gb da WD
Fonte: Corsair CX 450
Gabinete: Cooler master Elite 355U

Após esta história, eu tenho algumas perguntas para fazer:

1- A temperatura que o i7 está atingindo com o cooler box da intel é normal? Li em alguns posts que essa temperatura é comum na linha i7, porém, outros posts apontam que esta temperatura do i7 (quando utilizado para jogos) pode danificar o processador a longo prazo.

2- Estava pensando em trocar o cooler box da Intel pelo cooler box da deepcool gammaxx 400. Vale a pena investir nesse cooler box? Pesquisei também o cooler box da PCYes Zero k Z2, entretanto não sei se o mesmo solucionaria o meu problema.

3- Conforme descrito, o modelo do meu gabinete possui 4 entradas para cooler disponíveis (1 na frente, 1 na parte de baixo, 2 na lateral). Vale a pena preencher todos as entradas com cooler?

a) Se sim, eu poderia utilizar o seguinte layout para melhorar a refrigeração do meu pc:

1° A entrada frontal serviria como ventilador; 2° a entrada de baixo do gabinete serviria como ventilador; 3° a entrada lateral inferior servira como ventilador; 4° a entrada lateral superior serviria como exaustor?  - Obs: vale ressaltar que o pc já possui uma saída traseira de exaustor com um cooler de 120 mm. Obs. 2: Minha placa de vídeo atinge de 70 a 75 graus.

b) Se não, qual seria a melhor opção para instalar o cooler da akasa?

Espero que esteja bem explicado o meu problema. Desde já agradeço a todos pela ajuda prestada.

Grande Abraço!

Postado

Boa tarde! Seja bem vindo ao Fórum...

Primeiro, esse cooler não está aguentando o I7, recomendo pegar um melhor ou até mesmo um WaterCooler.

Segundo, a ventilação do gabinete é importante, fazendo entrar o ar pela frente e laterais e saindo pela traseira.

Terceiro, tenta por um cooler próximo da placa de vídeo jogando ar nela, isso vai ajudar.

Quanto ao modelo do cooler, se for grande acho que já estaria bom.

Abraço!

Postado

@Rodrigo J Polette  Eu fico preocupado com relação a quantidade de coolers que estão ventilando ar para dentro do gabinete, uma vez que eu so tenho o exaustor na parte de trás do pc. Teria algum problema utilizar um cooler lateral como ventilador e outro como exaustor (o gabinete possui 2 entradas para cooler na lateral)?

Postado

O único problema é o barulho que isso vai fazer, qualquer coisa voce pode colocar um controlador de ventoinha, no meu eu coloquei um, quando eu tinha um FX8320 e isso sim esquentava, agora que tenho um Ryzen chega a ser engraçado um controlador de ventoinha no PC...

Postado

Boa Tarde

Como o Rodrigo disse, o cooler box não está segurando teu processador.

Poderia adquirir um cooler melhor como o Gammax 400 que o pessoal fala muito bem, ou se tiver espaço no gabinete o Cooler Master Hyper T4, tenho ele e é muito bom. 

Postado

@LuisFGH Procurei no google o cooler master hyper t4, mas ele não está sendo vendido. Talvez o cooler tenha sido descontinuado. Com relação ao barulho, eu não me preocupo uma vez que nada supera o teclado mecânico kkkkk.

Infelizmente o meu pc não possui saída de ar na parte de cima, o que acaba me preocupando (muita entrada de ar e pouca vazão).

Postado

@GabrielTeixeiraC Dei uma olhada aqui e realmente, não se acha ele mais tão fácil, só mercado livre talvez.

Talvez esse te atenda, embora acho que encontre mais barato.

Fluxo de ar dele é bem forte.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=89660&origem=52&gclid=Cj0KCQiA1sriBRD-ARIsABYdwwFTJ9wM3sPPHl3N_JXB6SowjymLOIjBtYHT2CLLzCoY9P2OhPCb6dMaAjtsEALw_wcB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...