Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia caros colegas do CdH,

Desde 2017, possuo uma RX 470, modelo de referência, como pode ser visto na imagem abaixo.

DSCN1457.jpg.66228d01b7078899d56896810c473252.jpg

O desempenho da placa em si em ótima, considerando os R$ 799 que paguei por ela nova, pouco antes do "boom" das crypto moedas. Todavia, o cooler é terrivelmente ineficiente e absurdamente barulhento. Ao contrário do cooler padrão da RX 480, que possui base de cobre, este é todo de alumínio. Desta forma, a placa fica em aprox. 85 °C com o cooler a ~80% e o barulho gerado é insuportável. Logo menos compro um protetor auricular pra conseguir ficar ao lado do computador.

Importante salientar que limpei a poeira que estava acumulada no cooler e no bloco de alumínio e já substituí a pasta térmica original por uma Arctic MX-2, de cerâmica, não condutiva.

Apesar do meu gabinete ser bem refrigerado - prova disso é que meu processador não passa de 62 °C em OC com cooler stock - surtiu pouco efeito, mesmo tentando undervolt.

Não tenho pretensão de comprar outra VGA. Então surge a dúvida de como proceder pra me livrar de algo que mais parece o Concorde levantando voo.

Gostaria de substituir o cooler por um modelo aftermarket, então pesquisei algumas opções, são elas:

Arctic Accelero Twin Turbo III - https://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-twin-turbo-iii-html/p - R$ 359,99 à vista.

Arctic Accelero Twin Turbo II - https://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-accelero-twin-turbo-ii-html/p - R$ 279,99 à vista.

Arctic Cooling Accelero Mono Plus - https://www.waz.com.br/cooler-vga-arctic-cooling-accelero-mono-plus-html/p - R$ 279,99 à vista.

Também encontrei um modelo chinês compatível, do qual vi um review, mas não achei disponível em lugar algum:

Boss GFH-409-02 - https://pt.aliexpress.com/item/dual-90mm-fan-4-heatpipe-graphics-cooler-nVIDIA-ATI-graphics-card-cooler-GPU-fan-GPU-radiator/911415932.html - Aprox. R$ 115 + frete.

Espero que possam me auxiliar a resolver este problema, seja recomendando algum outro produto ou sugerindo uma forma eficaz de resolução.

Agradeço. 

Postado
2 minutos atrás, Veloria disse:

Não tenho pretensão de comprar outra VGA

Bom dia caro amigo, já pensou na hipótese de vender ela mesmo que não esteja com pretensão e somar ao valor que seria eventualmente gasto nestas soluções térmicas e tentar pegar uma RX 580 nova ou que seja usada. Os preços estão caindo bastante, da uma pesquisada antes de tomar qualquer decisão. Ao meu ver você consegue vender esta placa facilmente por uns R$ 650,00, talvez até mais. Mas caso não queira de forma alguma se desfazer da sua placa então a história realmente é outra e certamente deixarei para os colegas que entendam mais do assunto para lhe auxiliar.

• Curtir 2
Postado
15 minutos atrás, diogoprata disse:

Bom dia caro amigo, já pensou na hipótese de vender ela mesmo que não esteja com pretensão e somar ao valor que seria eventualmente gasto nestas soluções térmicas e tentar pegar uma RX 580 nova ou que seja usada. Os preços estão caindo bastante, da uma pesquisada antes de tomar qualquer decisão. Ao meu ver você consegue vender esta placa facilmente por uns R$ 650,00, talvez até mais. Mas caso não queira de forma alguma se desfazer da sua placa então a história realmente é outra e certamente deixarei para os colegas que entendam mais do assunto para lhe auxiliar.

Estudei a possibilidade de vender a placa, notei que os preços caíram bastante recentemente, e que eu conseguiria vender minha atual por até R$ 700,00. Porém alguns dos problemas que vou enfrentar são: a maioria não procura ou se interessa pelo modelo de referência, e caso eu consiga vender, ficarei com o computador parado (lê-se: sem conseguir trabalhar), até receber o dinheiro da venda e adquirir um modelo novo e esperar este chegar. Toda essa logística torna o prejuízo ainda maior.

Não vou me arriscar comprando um modelo usado pois no momento tem MUITA oferta de placas da linha RX que foram usadas para mineração e que podem me causar dores de cabeça maiores que o barulho do meu cooler.

• Curtir 1
Postado

Bom Dia Sr

Olha eu li a questão debatida acima e levantei algumas hipóteses.

Poderia mandar uma foto da parte de dentro do computador.

E especificar todas as configurações. e também dizer o pra exatamente essa maquina está montada?

Att.

GamersEterno

• Membro VIP
Postado

@Veloria Muito estranho porque era para surtir algum efeito e nada parece estar adiantando. Eu tive uma RX480 8GB também modelo de referência, fiz undervolt nela e ela mantia uma temperatura de 75ºC e sem fazer muito barulho.

Qual seu gabinete? Quantas ventoinhas possui e qual orientação delas? Quanta pasta térmica passou quando fez a troca?

Postado
2 horas atrás, grievous disse:

@Veloria Muito estranho porque era para surtir algum efeito e nada parece estar adiantando. Eu tive uma RX480 8GB também modelo de referência, fiz undervolt nela e ela mantia uma temperatura de 75ºC e sem fazer muito barulho.

Qual seu gabinete? Quantas ventoinhas possui e qual orientação delas? Quanta pasta térmica passou quando fez a troca?

DeepCool Smarter. 3x 120mm. Uma atrás, uma na frente e uma lateral. A pasta térmica é a Arctic MX-2.

Postado

@grievous O die das Polaris é pequeno, não muito mais que um grão de arroz é suficiente. Testei com a E1 EC Essential da Cooler Master também, que tem prata na composição, o resultado foi o mesmo. 

Acredito, como citei no começo do tópico, que o grande problema da RX 470 reference em comparação com a RX 480 é que a sua possui base de cobre, que dissipa melhor o calor, enquanto a minha é totalmente de alumínio. 

@BielSoftTec Segue abaixo a disposição dos componentes internos:

image1.thumb.jpeg.9e55a42d65ca2f60727ca5252789d6dd.jpeg

Na foto não aparecem: o fan da tampa lateral, apenas seu cabo, e o frontal.

A configuração da máquina é a seguinte:

Ryzen 3 1200 @ 3.8 GHz @ 1.225v

Radeon RX 470 Reference

ASRock AB350M - BIOS v5.00

2x 8GB Kingston HyperX 2800MHz

SSD Kingston V300 120GB (OS)

WD Blue 500GB 7.200 RPM

EVGA 430w 80Plus

Gabinete DeepCool Smarter

Uso a máquina primeiramente para trabalho, i.e. SketchUp, Revit, SolidWorks e jogos casuais.

Postado

@grievous No meu caso é impossível, o chão do gabinete é muito próximo da placa, o que impediria a instalação, algo que não citei mas que muito provavelmente também contribui para estas temperaturas, já que dificulta a ventilação.

A solução mesmo seria procurar por um aftermarket cooler, como os que sugeri no início do tópico.

• Membro VIP
Postado

@Veloria Desculpa não ter deixado mais claro mas eu estava brincando com o cooler de CPU na GPU.

Para o seu caso realmente parece que o jeito vai ser partir para um cooler desses de VGA, eu pegaria o Accelero Twin Turbo II mesmo. Veja se não encontra ele em outro lugar por um preço melhor, vai que tem algum desconto legal em outra loja ou coisa do tipo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!