Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos!

Estou com problemas e não consegui resolver...

Meu computador era um Athlon II X3 455 destravado para ser um Phenom II X4 B55 com 8gb de Ram DDR3 1333 na placa-mãe Genérica modelo "Biostar" isso mesmo, AMD Radeon HD5450 1Gb DDR3 e Fonte genérica de 230W... Comprei a placa-mãe baratinha e nova por que a genérica queimou e substitui pela Asrock N68-GS4 FX R2.0 que em seguida comprei a EVGA GT 1030 1Gb GDDR5 modelo 02G-P4-6333-KR para melhorar os jogos que funcionou de forma incrível GTA V no muito alto 1080P e 30FPS mas tanto ele como outros jogos com FPS 30 ou mais davam uma engasgada por causa do processador muito antigo afinal tinha ele desde 2009... Decidi comprar o FX 8300 que era o máximo que a placa-mãe N68 iria suportar  e de quebra uma fonte melhor uma  PCYes ELECTRO V2 80 Plus White de 400W e depois de instalar o FX8300 começou meu terror....

Windows lento para iniciar e no desktop dando engasgadas e no gerenciador de tarefas o processo chamado System fica usando 100% do disco... os jogos que antes rodavam a 30 ou 40 FPS caíram para 20 ou 30 com engasgadas frenéticas... Formatei o HD reinstalei o Windows 10 e instalei os drivers do sata da placa-mãe e voltou a ficar ruim e decidi desinstalar o driver e agora está estável porém minhas memorias ficam trabalhando em 1066mhz e se eu mudo para 1333 fica com 4GB reservado para o sistema reconhecendo só 4 GB!

estou usando o cooler original dele e fica em 48C° ou 55C°  e quando jogo Euro Truck 2 chega a 65C° e alguns minutos depois ele trava acho que ele chega em 70C°...

Devo comprar um Cooler melhor?

Como posso melhorar o desempenho dele?

Como comprei essas peças recentes comprar outra placa-mãe seria fora da realidade pelos próximos anos eu precisava de uma luz de como melhorar ele com o que tenho se possivel!

Não achei que FX 8300 iria dar tanta dor de cabeça e apresentar desempenho inferior ao Phenom II X4 B55 que tinha antes...

Ah um fato que achei estranho. Uso emulador de android NOX e ao configurar para usar 8 núcleos ele fica engasgando como se estivesse usando 2 núcleos com o Phenom II e só ficava bom ao usar 4 núcleos e com o FX o máximo que posso usar são 6 Núcleos e o desempenho é pouca coisa melhor que o processador antigo...  Será que o processador veio com defeito? por isso está apresentando esse desempenho ruim no geral?

Obrigado! Espero uma luz mesmo por que como abri e usei não posso trocar mais só se estivesse com defeito...

• Membro VIP
Postado

Bom, Biostar não é marca genérica, aliás é muito mais antiga que AsRock.

N68 é um deus nos acuda com FX, só pesquisar no fórum sobre isso. É o famoso "barato que sai caro", não presta pra FX, deveria ter pesquisado antes de comprá-la.

Solução? Mete o Athlon aí de novo e devolve este FX, ou devolve a placa-mãe.

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

@Matheus Malvezi Não é o 760G, é o N68 da nVidia, muito PIOR. 760G ainda quebra um galho sendo FX de 95W.

Na verdade não sei porque ele trocou de processador, tenho um conjunto semelhante aqui com um Athlon II x4 + GTX650TI, e estão bem casados. Melhor do que isso teria que trocar tudo para ter maior desempenho.

• Curtir 2
Postado
  Em 31/01/2019 às 19:25, Phoenyx disse:

@Matheus Malvezi Não é o 760G, é o N68 da nVidia, muito PIOR. 760G ainda quebra um galho sendo FX de 95W.

Na verdade não sei porque ele trocou de processador, tenho um conjunto semelhante aqui com um Athlon II x4 + GTX650TI, e estão bem casados. Melhor do que isso teria que trocar tudo para ter maior desempenho.

Expandir  

Eu troquei por que ele não deve estar bom, ao ligar o PC ele muda de Phenom II x4 B55 para o que ele é realmente Athlon II X3 455 e se eu deixar assim fica tudo lerdo como esta com o FX 8300.

Algumas vezes estou jogando o PC trava e quando reinicia só reconhece 3 núcleos.

Por isso comprei o FX 8300.  

@Phoenyx Biostar ficou na cabeça mais era uma AM3 HT2000, desculpe.

@Matheus Malvezi Sim com sua recomendação fui fazer essa pesquisa e de fato todos falam isso! porém quando comprei essa placa não estava pensando em upgrades e foi por que a antiga queimou e a unica que achei que suportava o Phenom II foi a santa N68-GS4 FX R2.0 como o desempenho dela foi grandioso comprada a HT2000 me empolguei comprando a GT 1030....

Como eu vi no manual que a N68 suportava o FX 8300 e o mesmo estava em promoção comprei com uma fonte melhor que a minha antiga que já tinha uns 8 anos de uso... 

Porém minha duvida ainda permanece. Existe alguma maneira de otimizar o FX 8300 usando a N68-GS4 FX R2.0 seja overclock ou alguma configuração na bios que deixe ele melhor? e alguém saberia dizer por que minhas memorias Kingston de 4gb cada pente de 1.333mhz são reconhecidas automaticamente como 1.066mhz????? 

No futuro trocarei pela  placa que @Matheus Malvezi falou, mas por enquanto terei de ficar com ela.

Agradeço desde já qual quer ajuda!

Postado

Quanto a reiniciar e só aparecerem 3 núcleos as vezes, ai vai o fato:
Vários dos Athlon II X3 ou mesmo os X4 vem do mesmo wafer o qual saiam os Phenom II X4, a questão é que por terem defeitos em um dos núcleos ou no cache L3, a AMD "desativava" essas partes do processador e o vendia como um modelo mais barato, como é o caso dos Athlon II que não possuem L3, ou dos Phenom II X2 e X3 que possuem menos núcleos porém ainda trazem o L3.

Ativar um núcleo desativado é sempre uma roleta russa nessas gerações, alguns processadores realmente possuiam defeitos no núcleo desativado e isso trazia instabilidade pro sistema, em alguns casos até mesmo impossibilitava o uso até que o núcleo defeituoso fosse novamente desativado. Porém, há processadores de sorte por ai também, cujo tanto os núcleos desativados, quanto os caches podiam ser ativados sem problemas, e o processador funcionaria perfeitamente. Esses processadores são de fabricação tardia, quando o processo já estava maduro o bastante, porém a demanda de mercado forçava a AMD a desativar algumas partes do processador (cache e núcleos) para suprir o estoque dos segmentos mais baixos do mercado.

• Membro VIP
Postado

Além de tudo isso que a @Amanda Gonçalo  falou, muitos simplesmente não conseguiam operar com a tensão padrão, sendo necessário um aumento para estabilizar.

@Paulo Oliveira Jr. Eu não vi solução para o seu caso, a N68 simplesmente capa os FX porque seu VRM não foi feito para supri-lo, daí quando os mosfets passam da temperatura limite acontece o throttle (diminuição de clock e tensão) para estabilizar o sistema e não "derreter" a placa-mãe.

• Curtir 1
Postado
  Em 01/02/2019 às 23:06, rodrigops disse:

@Paulo Oliveira Jr.  Dê uma olhada nesse tópico nas dicas do diogoprata de configuração da BIOS para tentar melhorar o desempenho:

Expandir  

Isso foi bem esclarecedor! Eu tentei colocar ele a 4ghz e desliguei o turbo core fiquei na esperança, mas tive tela azul em um .dll ou .sys com nome de amd alguma coisa... desculpe, porém foi rápido de mais e não consegui ler tudo...

Mandei um e-mail para a fabricante no suporte da ASRock e fui respondido no dia seguinte com a informação simples para resetar a Bios  pelo jumper na placa eu fiz isso e simplesmente por magica tudo está funcionando perfeito! claro alegria de pobre dura pouco... minhas memorias mudam de 1333mhz para 1066mhz se deixar no AUTO por que não são compatíveis com a placa ou seja da kingston 1333mhz somente os modelos com 1gb, 2gb e 8gb são garantidos... e fui orientado a mudar manualmente a velocidade para 1333 e está perfeito!

jogo que rodava com 30FPS ou menos como Tomb Raider agora jogo com 87FPS e 35FPS no Ultra, GTA V em 1080p tudo no máximo menos a textura por que ultrapassa os 2gb da minha GT 1030 agora está rodando em 32FPS. Tanto Tomb Raider quanto GTA V configurados para 1080p e tudo no normal consigo de 80FPS  a 95FPS no GTA V e 87FPS a 104FPS no Tomb Raider.

Se realmente o FX8300 estiver sendo lesado em desempenho por essa placa-mãe já estou ansioso para juntar a grana e comprar uma com Chipset 970 como falam que é melhor então o PC vai voar!! 

Obrigado a todos pelas ideias e conselhos! finalmente com ajuda de todos consegui resolver meu problema xD

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!