Ir ao conteúdo

Transistores tipo Npn e Pnp

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

Queria saber a diferença prática entre eles, eu sei que ele são diferentes, base emissor, base coletor, mas o que eu quero saber é diferenças significativas entre eles, tipo, tal projeto não dá o Npn, tal dá Npn mas não o Pnp, o porque disso, porque existe os dois o que realmente é essa diferença ?

Postado

A grosso modo:

O transistor NPN satura com tensão positiva da base para o emissor. Isso explica a letra "P" no meio, ela fala da base.

Já o PNP é o contrário, satura com tensão negativa da base para o emissor.

tran43.gif.a46ad760290e7626e0363741c38a3adc.giftran44.gif.b062042b73734bd24712999238f02437.gif

Exemplo de quando se usa um ou o outro:

Num circuito lógico onde temos o nível "1" e precisamos amplificar o sinal para ligar uma entrada maior usamos o transistor NPN, pois este vai acionar a carga quando receber o "1" (valor positivo) em sua base.

Em alguns circuitos onde precisamos ligar a carga com o valor "0" podemos usar o PNP, uma outra aplicação para eles é em circuitos onde o negativo da carga precisa ser obrigatoriamente o Comum.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, Mestre88 disse:

A grosso modo:

O transistor NPN satura com tensão positiva da base para o emissor. Isso explica a letra "P" no meio, ela fala da base.

Já o PNP é o contrário, satura com tensão negativa da base para o emissor.

tran43.gif.a46ad760290e7626e0363741c38a3adc.giftran44.gif.b062042b73734bd24712999238f02437.gif

Exemplo de quando se usa um ou o outro:

Num circuito lógico onde temos o nível "1" e precisamos amplificar o sinal para ligar uma entrada maior usamos o transistor NPN, pois este vai acionar a carga quando receber o "1" (valor positivo) em sua base.

Em alguns circuitos onde precisamos ligar a carga com o valor "0" podemos usar o PNP, uma outra aplicação para eles é em circuitos onde o negativo da carga precisa ser obrigatoriamente o Comum.

Ah sim comecei a entender bem agora

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Ainda mais grosso...pra ele conduzir, o npn a V na base tem que ser maior que a que está no emissor. Já o pnp, V na base deve ser menor com relação ao emissor pra ele conduzir. Ou seja sempre em relação ao emissor.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!