Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, galera. 

Espero que vocês possam me ajudar.

A minha máquina, atualmente, tem essa configuração básica:

Processador: i5 2500

Placa-mãe: Intel DP67DE Media Series

Placa de vídeo: GeForce GTX 1060 6GB

RAM: 8GB

Preciso fazer um upgrade, principalmente do processador, que está muito defasado. 

Pretendo gastar até R$ 3.000,00 com tudo. De preferência, gostaria de trocar placa-mãe, processador, gabinete e RAM (e, a depender das sugestões, talvez precise de um cooler né?). 

Os periféricos eu tenho. A placa de vídeo vou manter, assim como o meu SSD/HD e a fonte. 

Algumas informações importantes: 

1) A única ideia concreta que eu tenho, até agora, seria pegar o i7 9600k/9700k. Mas talvez fique fora do meu orçamento, dependendo das outras peças. 

2) Gabinete também me deixou muito na dúvida... gosto dos gabinetes da NZXT (apenas para vocês terem uma ideia). Mas confesso que não sei se é melhor mid-tower, full tower etc. 

3) Não pretendo fazer OC, porque não entendo absolutamente nada disso. Mas se tiver a possibilidade, melhor (apenas porque daqui a um tempo posso tentar aprender). 

4) Pretendia entre 16GB de RAM. Só que não sei se seria melhor comprar uma RAM do zero, ou se comprar mais 8GB apenas seria suficiente. Tem problema de compatibilidade? porque essa minha RAM é antiga. 

5) Meu orçamento é flexível. Dá para passar um pouco, se for necessário. 

6) Meu objetivo principal com o PC é jogar mesmo. 

Obrigado pela ajuda, gente! 

Abs a todos. 

Postado

@bernardocubz

O melhor custo/benefício para hoje é:

CPU Ryzen 2600 (R$900)

PLACA-MÃE de chipset B450 (de preferência com 4 slots de RAM) (R$500~600)

RAM 2x8GB DDR4 2400MHz (R$700~800)

GABINETE Aerocool AERO 500 que é um modelo básico para tudo (R$190)

Aliás, por segurança, qual seria a fonte de alimentação?

• Curtir 4
Postado

@bernardocubz Não existe 1060 de 8GB, você tem uma 1060 de 6GB ou uma 1070 de 8GB? Mesmo assim um I5 8400 + B360 ou Ryzen 5 2600 + B350 já são suficientes, um I7 ia ser processador demais digamos, e se não pretende fazer overclock não precisa pegar processadores da linha K. Suas memórias DDR3 não são compatíveis com as novas plataformas, obrigatoriamente você vai ter que pegar pentes DDR4. 8GB de RAM ainda dão conta dos jogos, mas se puder investir em 16GB já seria bom pra ter sobra pro futuro.

• Curtir 3
Postado
16 minutos atrás, Lost Byte disse:

@bernardocubz

O melhor custo/benefício para hoje é:

CPU Ryzen 2600 (R$900)

PLACA-MÃE de chipset B450 (de preferência com 4 slots de RAM) (R$500~600)

RAM 2x8GB DDR4 2400MHz (R$700~800)

GABINETE Aerocool AERO 500 que é um modelo básico para tudo (R$190)

Aliás, por segurança, qual seria a fonte de alimentação?

Posso ser sincero?

Não lembro qual é, e não sei como descobrir, haha.

O técnico que instalou a minha placa de vídeo, no meio de 2018, me disse que ela aguentaria um upgrade. Mas, se você quiser sugerir uma fonte (ainda que ultrapasse o orçamento), ficaria grato... aí se for necessário, já saberia qual comprar.

Uma dúvida: sempre tive a impressão que a recomendação geral era que se combinasse processador Intel com Geforce. Era mito? rs 

Obrigado! 

16 minutos atrás, le007 disse:

@bernardocubz Não existe 1060 de 8GB, você tem uma 1060 de 6GB ou uma 1070 de 8GB? Mesmo assim um I5 8400 + B360 ou Ryzen 5 2600 + B350 já são suficientes, um I7 ia ser processador demais digamos, e se não pretende fazer overclock não precisa pegar processadores da linha K. Suas memórias DDR3 não são compatíveis com as novas plataformas, obrigatoriamente você vai ter que pegar pentes DDR4. 8GB de RAM ainda dão conta dos jogos, mas se puder investir em 16GB já seria bom pra ter sobra pro futuro.

Você tem razão, digitei errado. Tenho uma 1060 6GB, já editei. Obrigado pelos esclarecimentos! Vou pegar logo uma RAM de 16GB. Algum modelo específico que você recomenda? 

Postado

@bernardocubz os amigos acima já deram ótimas ugestões.

Minha sugestão com o orçamento de R$ 3.000,00:

Processador: Ryzen 5 1600 - R$ 600,00 ou Ryzen 5 2600 - R$ 900,00 com overclock consegue chegar no desempenho do 2600x (+-R$ 1.150,00);

Placa-mãe: Está ruim de placas mães no momento, sugestão Biostar B350GT3 está R$ 399,00 na Terabyte.

Placa de vídeo: manter a 1060 6gb;

Memória RAM: 2x8gb DDR4 de preferência 2400mhz ou maior R$ +-800,00 - Promoção na Kabum de memória 2x8gb 3000mhz por R$ 800,00;

SSD: Opcional - colocar um SSD de 240gb. R$ +-250,00;

HD: Opcional - 1Tb 7200rpm e 64mb de cache - R$ +- 250,00;

Fonte: Corsair CX550, CX650, PCYes Electro V2 550W Plus Bronze ou com maior W já supre R$ +- 300,00;

Gabinete: a gosto, de preferência com fonte em na parte inferior R$ +- 200,00. Sugestões: Aerocool 500 (gabinete mais simples), Sharkoon TG5 R$ +- 300,00(se tiver disposto a investir um pouco mais no gabinete);

Total aproximado: Processador (Ryzen 5 1600) + placa-mãe + memória (2x8gb 3000mhz) + fonte + gabinete TG5 R$  2.400,00 + fretes .

Segue outras dicas de gabinetes:

Gabinete Sharkoon TG5 Vidro Temperado 4mm Led Fan 12cm ATX - R$ 300,00 (sempre entra em promoção - 3 fans frontais + 1 fran trasiera) - eu gosto muito deste.

Gabinete Redragon Diamond Storm Vidro R$ 300,00 (3 fans frontais);

Segue algumas sugestões com leitor de DVD:

Gabinete AeroCool Gamer AERO-500 Window Preto - EN55576 - R$ 219,90 (1 fan traseira);

Gabinete Sharkoon Mid-ATX VS7 Window USB 3.0 Preto - R$ 259,90; (2 fans dianteiras + 1 traseira)

Gabinete ATX Sharkoon com Vidro Temperado Red - AI7000 - R$ 364,90; (2 fans de 140mm dianteiras + 1 traseira 140mm)

Gabinete Sharkoon ATX BW9000-W Black - R$ 309,90; (2 fans dianteiras + 1 traseira)

Caso queira comprar em lojas separadas e montar sozinho o pc é tranquilo.

Sugestão de lojas: Terabyte, Kabum, Pichau, Cissa Magazine.

Memória ram, hd, ssd - geralmente tem preço melhor no MercadoLivre, só pesquisar por bons vendedores.

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, bernardocubz disse:

sempre tive a impressão que a recomendação geral era que se combinasse processador Intel com Geforce. Era mito?

Completo mito de marketing.

8 minutos atrás, bernardocubz disse:

O técnico que instalou a minha placa de vídeo, no meio de 2018, me disse que ela aguentaria um upgrade.

Mesmo assim, se possível, só verificar ela dentro do gabinete qual a marca e modelo. Isto de técnico nem sempre é confiável. Já queimei uma fonte com o selo de aprovação de um técnico (faz um bom tempo, porém não caio mais nestes papos).

De antemão, fontes de qualidade que eu sugiro são da Pcyes Electro 500/550W bronze ou Corsair CX550.

• Curtir 2
Postado

@bernardocubz para o i7 8700 eu recomendaria uma H370 ou B360, para o 9600K teria que ser Z370 ou Z390 (liberados para overclock e com construção melhor).

Para o 9600K tem que pegar um bom air cooler ou watercooler.

A questão é que o custo sobe muito e acaba não compensando o valor.

• Curtir 1
Postado

@bernardocubz

Se optar por Intel, recomendo igual ao amigo acima. Porém vai gastar o dobro do preço por um processador que não vai lhe dar o dobro de desempenho. Em geral, um Ryzen 2600 chega perto do i7 de 9ª geração na maioria das aplicações.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...