Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde!

Tenho a seguinte configuração:
CPU: i5 4460

GPU: GTX 1060 6GB

Mobo: Uma da positivo genérica (não me lembro o modelo)

Fonte: Corsair CX600

RAM: Kingston HyperX 2x8GB 1333MHz DDR3

Armazenamento: SSD Intel 600GB, HD Seagate 1TB

Monitor: LG 29UM68 Ultrawide

Sinto que meu desempenho está sendo limitado pelo processador (gargalo). O que acham? Gostaria de dicas de upgrade.

• Membro VIP
Postado

Baixe o MSI Afterburner e monitore o uso dos recursos do seu PC (CPU, RAM, GPU, FPS) durante a jogatina. Imagino que seja o seu processador que esteja causando o gargalo porém não tenho como ter certeza sem antes você monitorar o uso com o Afterburner.

• Curtir 1
Postado

Na pratica seu processador não é capaz de segurar a 1060 em 100%, sugiro que você migre para as novas arquiteturas da Intel ou migre para a plataforma da AMD. Porém o gasto vai ser um pouco alto em ambas as plataformas, devido a ter de mudar para DDR4. E evite placa mães de marcas como a Positivo, componentes não são feitos com qualidade, chipset pode ser fraco para o que você quer fazer.

• Curtir 1
Postado

@grievous Não estou em casa agora. Quando chegar eu monitoro.

@Guilherme Mantovani Concordo com tudo. Acho que até uns R$1700,00 da pra trocar todo kit pela plataforma AMD, certo? Penso em algo como um Ryzen 5 2600 com uma B350, além das memórias. No entanto, não faço ideia de qual B350 e qual frequência de memória seria melhor "compatível" com o Ryzen.

Postado
3 minutos atrás, Limasf disse:

@Guilherme Mantovani Concordo com tudo. Acho que até uns R$1700,00 da pra trocar todo kit pela plataforma ADM, certo? Penso em algo como um Ryzen 5 2600 com uma B350, além das memórias. No entanto, não faço ideia de qual B350 e qual frequência de memória seria melhor "compatível" com o Ryzen.

Essa questão da compatibilidade com o Ryzen é algo que ainda estou aprendendo, tem até um topico meu com duvidas sobre isso. Sugiro que você olhe no site da fabricante da sua placa-mãe, para verificar quais são as memórias que já foram testadas com ela. Em questão de placa, eu recomendo a Biostar B350Gt3, comprei uma dessa e achei a qualidade incrivel. Eu optei por um Ryzen 5 1600. Paguei cerca de 600 reais na Kabum, e para o meu uso não teria tanta diferença do 1600 pro 2600.

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Limasf disse:

pegando uma memória de 2400MHz eu estaria aproveitando 100% do Ryzen.

Pra aproveitar 100% de um AMD Ryzen ou de um Intel Core você precisa usar memórias em 4000MHz.

Entenda que o comentário acima foi em sátira ao entusiasmo em hardware, sempre vai ter um componente melhor por aí em algum momento - não se prenda demais a isso. O importante é que utilize aquilo que lhe agrada sem sacanear o bolso, equilíbrio é a palavra chave. Sim, a AMD se beneficia bem mais de memórias mais rápidas, mas não sacrifique muito para obter este "feature". A arquitetura funciona bem com 2400Mhz, que é a velocidade mais encontrada dentro do padrão DDR4, e qualquer valor superior deve ser considerado como bônus. Mais importante que usar memórias rápidas é usar memórias em duplas, ativando o Dual Channel.

• Curtir 1
Postado

@Limasf Ótima pergunta! Gostaria de saber também, visto que sempre tenho dúvidas com essas disparidades de valores em peças muitas das vezes mais potentes custando mais barato. É mesmo só uma questão de imposto/marca?

Postado
38 minutos atrás, Limasf disse:

@Bakura Ryo Entendi, muito obrigado pela resposta.

Poderia me explicar a diferença de preço dessa memória em relação a essa? sendo que uma tem uma maior frequência que a outra. 

Bom dia @Limasf e @CodeZeta !

Comparando ambas as memórias, de vista já da pra ver que a da Corsair é mais robusta, entregando uma velocidade de 3000Mhz, 600Mhz a mais que a da HyperX.

Os CL (Clock Latency) de ambas são 15.

A conclusão é que a da Corsair é bem mais forte e compensa mais comprá-la.

Sobre a diferença de preço pode variar muito de época, fornecedor, imposto etc.

A minha recomendação é que pegue uma dessas memórias, pois são as melhores custo/benefício novas disponíveis HOJE:

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-vulcan-8gb-1x8-2400mhz-ddr4-vermelha-tlred48g2400hc1601

https://www.pichau.com.br/memoria-team-group-t-force-dark-4gb-1x4-2400mhz-ddr4-vermelho-tdred44g2400hc1401

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=84471

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=79936

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=84473

Abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...