Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
9 horas atrás, Steeveantonichen disse:

Rapaz, posso estar errado, mas todos os testes q eu vi não houve diferença entre tempo de loading de jogos e do windows entre SATA e NVMe. O meu irmão tem um Samsung EVO bem antigo, SATA 500mb/s e o Windows 10 dele tb carrega em 3~4s, igual o seu. Acho que o que fez diferença você ter sentido mais rápido é q você usava RAID antes, e ao menos em todas as mobos que já usei RAID, existe uma controladora RAID e uma espécie de interface da própria RAID que carrega antes da BIOS da placa quando o PC liga (algumas mobos essa interface da RAID aparece após a BIOS da mobo) e aí essa interface é mais demorada e faz o loading ficar + lento mesmo, eu uso uma RAID aqui tb e já cronometrei: se eu contar o tempo após essa interface passar na tela, ou seja, o tempo q efetivamente o windows vai ser lido do SSD, tb dá 3~5s.

Atualmente, pelo NVMe custar + caro, n acho que vale à pena pra usuários comuns, a diferença de loading n chega a 1 ou 2s em jogos e windows. Só vale à pena hj pra quem manipula grandes arquivos, tipo 10gb ou mais num único arquivo, como edição de vídeo, etc. Nesses casos sim, o NVMe faz uma diferença absurda.

Foi o que vi em testes no YouTube também. Também tenho laptops com SSD NVMe e não sinto tanta diferença. Mas queria confirmar.

adicionado 1 minuto depois
7 horas atrás, simforoso disse:

Concordo amigo, em parte você tem razão. Explico: para o usuário normal não faz tanta diferença mesmo. Ele vai sim entrar mais rápido no Windows e programas pesados que SATA III, mas não é grande coisa mesmo como disseste. Mas como mexo com arquivos grandes, o M.2 NVMe me faz uma diferença absurda. Com o RAID-0 eu já pegava 950MB/s de taxas, com o M.2 chega a bater 3500MB/s, algo muito forte.

Mas se é um usuário normal digamos assim que nem está com tanta pressa e não se importa de esperar uns segundos a mais, um SSD SATA III ainda é uma boa pedida. ;)

Falou, abraços.

Qual o tipo de uso que o NVMe faz diferença para você? Ele esquenta muito mais do que o SATA III? Obrigado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!