Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Sistema operacional para tablet


Posts recomendados

Boa tarde!! Eu estou com uma duvods grande aqui e acho que vcs podem me ajudar, eu estou c um tablet velho aqui em casa e estou começando a entrar no mundo da programaçao, sera que tem como criar um sistema para o tablet? Como um Android por exemplo, n precisa ser mt complicado, agora de começo so um botao que você clica e ele sla muda de tela, ja serei de bom tamanho, para ru começar a ter uma base maior! Sera que algume pode me ajudar com como eu faria isso? Obrigadooo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criar sempre tem, mas criar um sistema operacional não é um problema, o problema é construir um ecossistema compatível com ele.

Você pode desenvolver sua própria custom ROM baseada em Android, como muito desenvolvedores fazem no fórum XDA. Pode desenvolver um sistema completamente novo, inclusive com base em Android, como a Huawei está fazendo, já que o Android é open source. Ou pode fazer algo completamente novo como a Canonical estava fazendo com o Ubuntu Touch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, loumier disse:

Criar sempre tem, mas criar um sistema operacional não é um problema, o problema é construir um ecossistema compatível com ele.

Você pode desenvolver sua própria custom ROM baseada em Android, como muito desenvolvedores fazem no fórum XDA. Pode desenvolver um sistema completamente novo, inclusive com base em Android, como a Huawei está fazendo, já que o Android é open source. Ou pode fazer algo completamente novo como a Canonical estava fazendo com o Ubuntu Touch.

Mais para eu poder usar o sistema Android eu teria quw fazer como? Usar tipo o visual basic para poder editalo? E para passar para o tables passa como qualquer outro sistema operacional?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leonardo!
Para você começar a escrever um programa, sendo do zero ou a partir de um kernel, você precisa já ter um bom conhecimento de linguagens. Caso esteja começando, recomendo a estudar lógica e algorítimos computacionais. Comecei assim, depois você parte para outras linguagens. Na faculdade por exemplo, eu comecei pelo Java, C e C++ e a partir daí você faz o que quiser.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Depende bastante do seu objetivo. 

 

Para a criação de um sistema operacional é preciso muito estudo e um objetivo bem definido. É um desafio gigantesco devido a complexidade atual (tanto de usabilidade, hardware e arquitetura). 

 

Se for partir do zero o domínio em assembly, eletrônica, C acredito ser essencial. É preciso um conhecimento razoável em arquitetura de sistemas, isso resumindo... 

 

Se for partir de uma plataforma já existente como o Kernel LinuxOpenSuse (para desktop) ou a biblioteca do Kenel Linux do Android (android) o caminho é encurtado mas não deixa de ser mais fácil ou menos complexo, a bagagem de conhecimento deve-se manter a mesma. 

 

Aconselho a iniciar os estudos na area com uma certa calma, tende entender sobre fila de processamento, priorização de processos, algoritmos, aprender o básico em C... 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Nova Visão Brasil disse:

Oi Leonardo!
Para você começar a escrever um programa, sendo do zero ou a partir de um kernel, você precisa já ter um bom conhecimento de linguagens. Caso esteja começando, recomendo a estudar lógica e algorítimos computacionais. Comecei assim, depois você parte para outras linguagens. Na faculdade por exemplo, eu comecei pelo Java, C e C++ e a partir daí você faz o que quiser.

 

Estou fazendo tecnico na escola, ai ja estou começando a ver a linguagem C

adicionado 5 minutos depois
4 minutos atrás, Fn1X disse:

Olá,

 

Depende bastante do seu objetivo. 

 

Para a criação de um sistema operacional é preciso muito estudo e um objetivo bem definido. É um desafio gigantesco devido a complexidade atual (tanto de usabilidade, hardware e arquitetura). 

 

Se for partir do zero o domínio em assembly, eletrônica, C acredito ser essencial. É preciso um conhecimento razoável em arquitetura de sistemas, isso resumindo... 

 

Se for partir de uma plataforma já existente como o Kernel LinuxOpenSuse (para desktop) ou a biblioteca do Kenel Linux do Android (android) o caminho é encurtado mas não deixa de ser mais fácil ou menos complexo, a bagagem de conhecimento deve-se manter a mesma. 

 

Aconselho a iniciar os estudos na area com uma certa calma, tende entender sobre fila de processamento, priorização de processos, algoritmos, aprender o básico em C... 

 

 

 

Se eu usar esse kenel Linux do Android, eu consigo mexer nele pra deixar mais ou menos do jeito que eu quero e passar para o tablet? Quando eu uso um sistema pre pronto, como esse eu consigo por exemplo "limpar ele" pra deixar na tela um ou dois botões para ppr exemplo ligar um led? Por que eu estava querendo fazer esse sistema para poder conectar ele a um arduino para poder comandar alguns circuitos e receber informaçoes, mas eu n queria um app, eu queria o sistema mesmo para quando ligar e desligar ele sempre aparecer no mesmo lugar, nao ter que ficar abrindo o app ou ele ficar dando erro, ai queria tentar desenvolver um software para fazer isso, e ele funcionaf como um display touch, que possa ter mais funçoes do que um modulo touch do arduino mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que um sistema tem três camadas

 

Kernel - Sistema Operacional - Interface 

 

 

- O kernel é a mais baixo nível, se comunica com o hardware e faz sua gestão. 

- O Sistema operacional se encarga mais pelo processamento e requisições que entra, gerenciando todas as atividades, filas, ações e devolvendo os resultados

- Interface é por onde você mexe

 

Você pode criar um fork de um dos sistemas linux que já existem e que já tem as três partes prontas como o do  xubuntu ou alguma compilação android e 'limpa-lo' como desejar. Para exemplificar.

 

Acho que para seu objetivo a melhor saída mesmo seria um Arduíno ou a utilização de raspberry pi , acredito que o pessoal na área da eletrônica aqui do fórum mesmo vai consegui te dar um auxilio mais especializado, você no caso não precisa de um sistema operacional e sem um micro sistema embarcado 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...