Ir ao conteúdo

Upgrade 8GB ddr4 -> 16GB ddr4, vale a pena ?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

A algum tempo venho querendo colocar 16GB de ram em meu pc. Porém minha placa-mãe tem apenas 2 slots de memória, assim terei q tirar as duas memorias de 4GB e colocar 2 de 8GB e por isso tenho adiado esse upgrade. Hoje encontrei essa memoria no mercado livre: Hyperx 8GB DDR4 por R$: 269,00. O vendedor parece okay pelo o que pesquisei, mas ai me pergunto. Esse upgrade vale a pena ?? Há uma previsão para que o preço das memorias Ram baixem ?

Os jogos que mais tenho jogado atualmente são PUBG, Overwatch, BF1, Apex Legends, The Witcher 3. Eu também costumo deixar bastante coisa rodando ao mesmo tempo no pc...

Dados do PC: 

Processador Ryzen 5 1600 c/ Wraith Spire

Placa-mãe Asus Prime A320M-K/BR

Placa de Video Galax 1060 6gb

RAM 2X CRUCIAL BALLISTIX SPORT 4GB 2400MHZ DDR4

Fonte Corsair CX550

HD Seagate SATA 3,5´ BarraCuda 1TB

5 cooler da XingLing

Postado

Então vale a pena.

Mas isso é algo que só você pode concluir com certeza; os games atuais estão exigindo cada vez mais memória, 8 GB hoje ainda é okay para a maioria dos games, porém subir para 16 GB vai dar uma folga maior ao sistema.

• Solução
Postado

Vale muito a pena 16GB. Quanto mais tiver, melhor. É igual gasolina: é preferível que sobre do que falte.

Postado

Cara com essa sua config top, eu recomendaria continuar com 8 GB e investir em um SSD. Ou comprar um SSD de 240 GB e comprar + 8 GB de RAM totalizando 12GB. Foi o que fiz, ganhei + 4 gb de ram (8 + 4) onde tive folga em jogos pesados como pubg e gtaV e o ssd onde meu sistema operacional e renderização de programas e jogos a velocidade é absurda.

Espero ter ajudado :) 

Postado

@simforoso Pelo que vi você também possui um Ryzen... Desculpe me se estou falando besteira mas li algo sobre os processadores Ryzen terem um desempenho consideravelmente aumentado ao se colocar mais Ram, isso é verdade ?

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Lucas Xavier Adrião disse:

Cara com essa sua config top, eu recomendaria continuar com 8 GB e investir em um SSD. Ou comprar um SSD de 240 GB e comprar + 8 GB de RAM totalizando 12GB. Foi o que fiz, ganhei + 4 gb de ram (8 + 4) onde tive folga em jogos pesados como pubg e gtaV e o ssd onde meu sistema operacional e renderização de programas e jogos a velocidade é absurda.

Espero ter ajudado :)

Haveria alguma desvantagem em ter 2 memorias diferentes ?? 

Postado

@Ezdras Nenhum problema meu brother. Tem que ter atenção apenas na frequência da memória. Se sua de 4 gb é a 2400mhtz você tem que comprar uma memória de 4 GB que tenha a frequência equivalente. Pode ser de outra marca, pode ser de gigas diferentes o que tem de ser igual/equivalente é apenas e unicamente a frequência.

adicionado 0 minutos depois

@Lucas Xavier Adrião no caso você comprando + 8GB totalizando 8+4 = 12GB

adicionado 1 minuto depois

ainda venderia a de 4 gb que sobrasse e ganharia uma graninha rsrs

adicionado 2 minutos depois

@Bruno Sotero cara vi memória de 8 gb a 2400mhtz ano passado a 500,00 hoje tem modelos de 380,00. O negócio ta melhorando pae hehe

Postado
32 minutos atrás, Ezdras disse:

Hyperx 8GB DDR4 por R$: 269,00

Muito bom o preço se baseado pelo histórico. Abaixar mais não sei se vai, tudo depende do mercado, mas mesmo assim, este preço vale muito.

12 minutos atrás, Ezdras disse:

processadores Ryzen terem um desempenho consideravelmente aumentado ao se colocar mais Ram, isso é verdade ?

Mais RAM não, frequência de memória sim (MHz). Mas é coisa de poucos %.

6 minutos atrás, Lucas Xavier Adrião disse:

Pode ser de outra marca, pode ser de gigas diferentes o que tem de ser igual/equivalente é apenas e unicamente a frequência.

Pode ser de outra frequência também, entretanto vão operar na frequência máxima que as duas ou mais tiverem em comum.

Postado
2 minutos atrás, Lucas Xavier Adrião disse:

mas pra evitar a fadiga de ter que ir na bios e igualar as frequências vamo orientar o rapaz a comprar com a mesma frequência pae rsrs

Se ele não houver setado as frequências manualmente, o BIOS por padrão faz isto automaticamente.

Orientar está certo, mas afirmar que não pode usar é outra história.

Postado
5 minutos atrás, Lost Byte disse:

Mais RAM não, frequência de memória sim (MHz). Mas é coisa de poucos %.

Pelo que vi tem algumas pessoas que fazerm overclock nessa memoria Hyperx fury elevando aé 3200MHz. Sei que isso diminui a vida util da mesma, mas a vale a pena ?

Postado
9 minutos atrás, Ezdras disse:

Pelo que vi tem algumas pessoas que fazerm overclock nessa memoria Hyperx fury elevando aé 3200MHz. Sei que isso diminui a vida util da mesma, mas a vale a pena ?

Sinceramente entendo muito pouco de overclock, mas acredito que depende de sua aceitação de correr o risco de danificar a peça e se realmente precisa mesmo de um ganho de desempenho.

Postado

O Ryzen é mais sensível a velocidade da RAM, porque o InfinityFabric (Interconnect utilizado pelo processador) opera sempre a 1/2 da velocidade da memória, neste caso, memórias mais rápidas trazem maiores benefícios ao sistema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...