Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bridge + Access Point


Posts recomendados

Prezados,

 

Estou mudando de provedor de internet. Depois de ser assinante do Oi Velox por muitos anos, estou mudando para NET Virtua. A instalação está agendada para a próxima semana e estou querendo me antecipar.

 

Atualmente tenho um roteador Asus RT-AC68U ligado a um modem TP-Link (só modem). Gostaria de continuar utilizando o roteador Asus como roteador principal, gerenciando a rede após a migração para o Virtua. Pesquisando vi que a abordagem mais imediata seria colocar o modem/roteador do Virtua em modo bridge para que ele funcionasse só como modem. Só que eu gostaria de poder utilizar as saídas cabeadas dele para conectar equipamentos e acredito que se configurar como bridge não poderei fazer isso. Pensei então se seria possível utilizar o modem/roteador do Virtua como modem + access point, ficando o Asus como roteador principal, gerenciando a rede. É possível fazer isso? Se sim, como poderia implementar essa solução em termos de hardware (cabeamento) e software (configuração dos dois aparelhos)?

 

Qualquer ajuda é bem-vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, ciro-mota disse:

Pela configuração que deseja, o modem da NET Virtua terá que ser o aparelho principal e não haveria gerenciamento de rede no Asus, exceto para os aparelhos que se conectarem a ele.

 

Veja se meu raciocínio está correto. Se eu mantiver o modem/roteador do Virtua em modo roteador e desabilitar o wireless e o DHCP dele, atribuindo IPs fixos aos equipamentos conectados a ele via cabo e configurar o roteador Asus como access point, todos os outros equipamentos se conectariam ao Asus, certo? Neste caso eu conseguiria gerenciar a rede via Asus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/02/2019 às 17:47, Celio Pereira disse:

 

Veja se meu raciocínio está correto. Se eu mantiver o modem/roteador do Virtua em modo roteador e desabilitar o wireless e o DHCP dele, atribuindo IPs fixos aos equipamentos conectados a ele via cabo e configurar o roteador Asus como access point, todos os outros equipamentos se conectariam ao Asus, certo? Neste caso eu conseguiria gerenciar a rede via Asus?

 

Sim. Está correto. Apenas não precisa desligar o DHCP no roteador da NET se ligar o modem ASUS via porta WAN a uma porta LAN dele, já que o tráfego DHCP na rede do ASUS não vai chegar até ele. Em geral desligar isso só vai complicar as coisas porque nesse caso vai ter que configurar endereços fixos para vários dispositivos. E se procura evitar trabalho extra, certo?

 

O único efeito do DHCP ativo no roteador da NET em sua rede no ASUS será dar um endereço IP para o próprio ASUS, certo? Se desligar isso --- o DHCP na NET --- vai ter também que colocar um endereço fixo no roteador ASUS e se ligar ele em um micro separado, para alguma configuração ou teste, vai ter que lembrar disso, mesmo daqui a seis meses...

 

Se não mexer nisso, apenas RESERVE esses endereços DHCP na configuração do servidor da NET, assim eles ficam dinâmicos mas fixos. Você não precisa mais mexer nisso e se precisar por alguma razão mudar algum dispositivo da rede da NET para a rede do ASUS não precisa mexer em nada na configuração deles. E se fizer o contrário só vai precisar reservar um endereço a mais na rede da NET

 

Mas depende do que quer dizer com " gerenciar a rede". Por exemplo regras de firewall, redirecionamento de portas e coisas assim... Afinal nada que tenha configurado no roteador ASUS vai afetar as máquinas conectadas ao roteador da NET, coisas como firewall e redirecionamento de portas, por exemplo. E vice-versa. Acho que foi isso que @ciro-mota quis dizer

 

Mas muita coisa funciona, mesmo sem programação adicional. Imagine por exemplo:

Rede da NET em 192.168.15.0/24, com DHCP
Rede do ASUS em 192.168.0.0/24 

Seu roteador em 192.168.0.51
    com endereço WAN fixado pelo DHCP do roteador da NET

Um computador ligado na rede da NET em 192.168.15.74
    com endereço fixado por DHCP do roteador da NET

Uma impressora sem fio ligada a rede da NET em 192.168.15.66 
    com endereço fixado por DHCP do roteador da NET

E veja a tela de exemplo numa estação Windows 10 na rede do ASUS, no caso com endereço 192.168.0.100:
 

173217358_CapturadeTela(2).thumb.png.b4e01e6aea79a714f8da35f0b1fb95d7.png

 

Veja a tela do prompt de comando: um ping para saber se a impressora está em 192.168.15.66 funciona ok. Você pode abrir a página de controle da impressora no navegador, em qualquer micro na rede do ASUS. Um "Net View "no exemplo mostra as pastas compartilhadas no micro ligado ao roteador da NET. Na tela do explorer você vê que pode abrir as pastas do micro ligado na rede da NET a partir da rede do ASUS. E pode mapear uma unidade de rede para usar a pasta code em um micro qualquer da rede 192.168.0.0 (esse, claro , está em 192.168.0.100) como Z:

 

Há muitas maneiras de fazer isso. É preciso saber exatamente o que quer fazer.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Celio Pereira disse:

@arfneto Muito obrigado. Vou reler algumas vezes pra entender tudo. Mas chego lá 🙂

 

Essa tela que te mostrei é o que você veria de um computador rodando Windows ligado no seu roteador ASUS, ao tentar acessar dispositivos conectados ao roteador da NET, numa situação idêntica a que sugeriu. Não deve ter dificuldade.

Mas ainda é preciso saber o que quer dizer quando fala em "gerenciar a rede" para configurar algo que atenda todas as necessidades. 
 

Bom trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, arfneto disse:

 

Essa tela que te mostrei é o que você veria de um computador rodando Windows ligado no seu roteador ASUS, ao tentar acessar dispositivos conectados ao roteador da NET, numa situação idêntica a que sugeriu. Não deve ter dificuldade.

Mas ainda é preciso saber o que quer dizer quando fala em "gerenciar a rede" para configurar algo que atenda todas as necessidades. 
 

Bom trabalho

 

Quando digo “gerenciar” a rede não é nada muito sofisticado não. Gosto de poder ver os endereços IP que estão sendo atribuídos aos dispositivos, quanto cada um está “consumindo” da minha internet, etc...

 

Na verdade o que eu gostaria mesmo é de continuar como está hoje, só com um modem (sem roteador) e o roteador ASUS. Mas, já que a NET vai instalar um modem/roteador e que futuramente pretendo assinar um plano de TV a cabo, quero colocar o modem/roteador da NET próximo à TV (que não fica próximo ao roteador ASUS nem aos PCs mas eu já passei um cabo de rede entre os dois locais. Pela espessura do cabo foi mais fácil passar o cabo de rede do que seria passar o coaxial da TV) e pretendo utilizar as saídas LAN restantes dele para conectar a Smart TV e outros dispositivos quaisquer.

 

Do que você escreveu eu só fiquei confuso com a distribuição de endereços que você citou no exemplo. Vou ler com mais calma pra tentar entender melhor.

 

Já entendi que:

 

- o modem/roteador da NET ficará com o WiFi desligado e com o DHCP habilitado.

- no modem/roteador da NET devo definir um faixa de endereços a serem oferecidos à rede. Essa faixa pode ser bem estreita porque não pretendo conectar muitos dispositivos nesta rede do modem/roteador da NET.

- devo ligar uma ponta do cabo de rede que já passei na porta LAN1 (por exemplo) do modem/roteador da NET e a outra ponta na porta WAN do ASUS.

- não devo configurar o ASUS como AP. Devo continuar configurando ele como roteador, como está hoje (acredito que a diferença é que ele não vai mais fazer a autenticação na rede da operadora como faz hoje na Oi/Velox. Ainda vou estudar o que devo mudar ali). 

- devo deixar o WiFi do ASUS habilitado com o mesmo SSID que tenho hoje.

- Devo deixar o DHCP do ASUS habilitado. Acredito que não precisarei definir uma faixa de IP diferente da faixa do modem/roteador da NET porque no ASUS terei uma rede diferente. Posso deixar no padrão.

 

Com isso, tirando os poucos dispositivos que conectei via cabo no modem/roteador da NET, todo o resto dos dispositivos (com fio e sem fio) se conectarão ao ASUS e, em relação a estes dispositivos, eu poderei continuar fazendo as consultas que faço hoje. Também poderei compartilhar arquivos e impressoras entre computadores ligados ao modem/roteador da NET e computadores, smartphones, etc ligados ao ASUS.

 

É isso? Se errei alguma coisa corrija por favor. Se não, só vou tentar entender melhor aquela distribuição de endereços que você citou no exemplo.

 

Mais uma vez, muito obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como você explicou sim. Repito que há muitas maneiras de fazer isso, mas essa é uma maneira simples e segura, em minha opinião. 

 

Sobre esse lance de distribuição de endereços, não sei o que eu escrevi que ficou mais confuso. Meu palpite: selecione essa parte (ou essas partes) e clique em citar e escreva aqui e eu posso tentar escrever de outro modo ou te dar algum exemplo.

 

Se fala sobre os endereços servidos por DHCP posso adiantar algo: servidores DHCP são programas que podem "servir", como se imagina, endereços IP. E mais uma série de coisas. Os roteadores domésticos tem funções muito resumidas às vezes, minimalistas até.

 

E o mínimo é: ao serem consultados pela rede por dispositivos que estão se conectando, distribuirem endereços IP, máscaras de rede e endereços de gateway, endereços esses com um certo prazo de validade. Uma nomenclatura comum para isso em português seria intervalo de autoridade e prazo de validade. 

 

O intervalo de autoridade é a lista inclusiva de primeiro e último endereço a ser oferecido. O prazo de validade tem um padrão que varia de roteador a roteador, as vezes em segundos e as vezes em minutos. Em geral é muito grande, como uma semana, um mês ou mais. A razão disso é diminuir o tráfego na rede por causa da renovação desses endereços. Isso não é um problema, geralmente. Mas se você tenta usar WiFi em um restaurante e seu telefone fica mostrando lá "recebendo endereço IP" até cancelar e dizer por exemplo "fora de alcance" ou qualquer mensagem sem sentido, provavelmente do outro lado está um servidor DHCP programado assim :D com esses longos tempos por alguém que não sabe o que significa.

 

O endereço de gateway, nesses roteadores baratos, cada dia é menos presente: simplesmente o servidor DHCP envia o endereço dele como o de gateway e não tem esse campo pra você digitar. Talvez por isso muita gente ache e divulgue que o endereço de gateway é o endereço IP do seu roteador. Não é. Também não é o endereço de seu servidor DHCP. Mas acaba sendo, se o seu roteador inclui o servidor DHCP e concentra o seu tráfego para a internet através da porta WAN dele. Em geral isso não importa, mas se você pode puder digitar isso na configuração de seus roteadores pode ter mais de um deles com DHCP configurado e trabalhando em modo cooperativo oferecendo endereços na MESMA rede IP ligados via portas LAN e tem uma grande flexibilidade em certos cenários.

 

Os endereços fixos dinâmicos
 

Mesmo os roteadores mais simples tem uma possibilidade de reservar endereços para dispositivos. A ideia é simples: no fundo você quer endereços fixos, só não quer ter que mexer nisso. Então o servidor DHCP tem uma tabela, onde você pode reservar endereços dentro do limite de autoridade dele, e associar sempre ao mesmo equipamento. Isso é feito através do endereço MAC do dispositivo de rede que está se conectando. Simples exemplo: sua impressora sem fio que sempre some da p$%%a da rede tem o endereço MAC ff:ff:01:02:03:04 seu intervalo DHCP vai de 192.168.0.100 a .250 Então você resolve que sua impressora deve usar sempre o endereço 192.168.0.250. 

Então você vai lá na lista de reserva do servidor DHCP e reserva o endereço 250 para o dispositivo com esse endereço MAC da impressora. Pronto. Você pode acessar direto no navegador http://192.168.0.250 e ver se ela está presente, sempre. Pode usar um ping sempre.

Claro que você podia configurar a impressora em 192.168.0.99, fixo. Só que é muito chato fazer isso. Demora. E se você esquecer e levar a impressora para outro lugar vai perder um tempo reconfigurando a infeliz. E vai ficar infeliz.

 

Foi o que eu quis dizer com endereços fixos dinâmicos: do ponto de vista das estações é dinâmico, mas elas acabam recebendo sempre o mesmo endereço. Isso é MUITO MUITO importante. A partir daí você pode redirecionar portas para esses endereços sem ter que se preocupar. Nesse exemplo pode usar impressão remota via IP para essa impressora...

 

Um exemplo extremista: você pode usar listas de acesso em muitos roteadores hoje em dia, e o acesso é controlado pelo endereço MAC também. então você pode ter um roteador principal com 4 portas e ligar dois computadores e dois roteadores nele, todos com endereço fixo no servidor DHCP e autorizados na lista de acesso tipo whitelist ('so os que estão na lista acessam). No servidor DHCP você deixa o intervalo apenas com esses endereços e então ele vai servir só para esses aparelhos. 

Aí você configura um roteador para seus computadores importantes e periféricos e tal. E outro para os telefones e visitantes e equipamentos menos relevantes.  E quando você ou seu diretor ficar menos paranóico você pode ir mudando os critérios só nos 3 roteadores, sem mexer em mais nada

 

Espero ter ajudado e não atrapalhado mais ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, arfneto disse:

É como você explicou sim. Repito que há muitas maneiras de fazer isso, mas essa é uma maneira simples e segura, em minha opinião. 

 

Sobre esse lance de distribuição de endereços, não sei o que eu escrevi que ficou mais confuso. Meu palpite: selecione essa parte (ou essas partes) e clique em citar e escreva aqui e eu posso tentar escrever de outro modo ou te dar algum exemplo.

 

Se fala sobre os endereços servidos por DHCP posso adiantar algo: servidores DHCP são programas que podem "servir", como se imagina, endereços IP. E mais uma série de coisas. Os roteadores domésticos tem funções muito resumidas às vezes, minimalistas até.

 

E o mínimo é: ao serem consultados pela rede por dispositivos que estão se conectando, distribuirem endereços IP, máscaras de rede e endereços de gateway, endereços esses com um certo prazo de validade. Uma nomenclatura comum para isso em português seria intervalo de autoridade e prazo de validade. 

 

O intervalo de autoridade é a lista inclusiva de primeiro e último endereço a ser oferecido. O prazo de validade tem um padrão que varia de roteador a roteador, as vezes em segundos e as vezes em minutos. Em geral é muito grande, como uma semana, um mês ou mais. A razão disso é diminuir o tráfego na rede por causa da renovação desses endereços. Isso não é um problema, geralmente. Mas se você tenta usar WiFi em um restaurante e seu telefone fica mostrando lá "recebendo endereço IP" até cancelar e dizer por exemplo "fora de alcance" ou qualquer mensagem sem sentido, provavelmente do outro lado está um servidor DHCP programado assim :D com esses longos tempos por alguém que não sabe o que significa.

 

O endereço de gateway, nesses roteadores baratos, cada dia é menos presente: simplesmente o servidor DHCP envia o endereço dele como o de gateway e não tem esse campo pra você digitar. Talvez por isso muita gente ache e divulgue que o endereço de gateway é o endereço IP do seu roteador. Não é. Também não é o endereço de seu servidor DHCP. Mas acaba sendo, se o seu roteador inclui o servidor DHCP e concentra o seu tráfego para a internet através da porta WAN dele. Em geral isso não importa, mas se você pode puder digitar isso na configuração de seus roteadores pode ter mais de um deles com DHCP configurado e trabalhando em modo cooperativo oferecendo endereços na MESMA rede IP ligados via portas LAN e tem uma grande flexibilidade em certos cenários.

 

Os endereços fixos dinâmicos
 

Mesmo os roteadores mais simples tem uma possibilidade de reservar endereços para dispositivos. A ideia é simples: no fundo você quer endereços fixos, só não quer ter que mexer nisso. Então o servidor DHCP tem uma tabela, onde você pode reservar endereços dentro do limite de autoridade dele, e associar sempre ao mesmo equipamento. Isso é feito através do endereço MAC do dispositivo de rede que está se conectando. Simples exemplo: sua impressora sem fio que sempre some da p$%%a da rede tem o endereço MAC ff:ff:01:02:03:04 seu intervalo DHCP vai de 192.168.0.100 a .250 Então você resolve que sua impressora deve usar sempre o endereço 192.168.0.250. 

Então você vai lá na lista de reserva do servidor DHCP e reserva o endereço 250 para o dispositivo com esse endereço MAC da impressora. Pronto. Você pode acessar direto no navegador http://192.168.0.250 e ver se ela está presente, sempre. Pode usar um ping sempre.

Claro que você podia configurar a impressora em 192.168.0.99, fixo. Só que é muito chato fazer isso. Demora. E se você esquecer e levar a impressora para outro lugar vai perder um tempo reconfigurando a infeliz. E vai ficar infeliz.

 

Foi o que eu quis dizer com endereços fixos dinâmicos: do ponto de vista das estações é dinâmico, mas elas acabam recebendo sempre o mesmo endereço. Isso é MUITO MUITO importante. A partir daí você pode redirecionar portas para esses endereços sem ter que se preocupar. Nesse exemplo pode usar impressão remota via IP para essa impressora...

 

Um exemplo extremista: você pode usar listas de acesso em muitos roteadores hoje em dia, e o acesso é controlado pelo endereço MAC também. então você pode ter um roteador principal com 4 portas e ligar dois computadores e dois roteadores nele, todos com endereço fixo no servidor DHCP e autorizados na lista de acesso tipo whitelist ('so os que estão na lista acessam). No servidor DHCP você deixa o intervalo apenas com esses endereços e então ele vai servir só para esses aparelhos. 

Aí você configura um roteador para seus computadores importantes e periféricos e tal. E outro para os telefones e visitantes e equipamentos menos relevantes.  E quando você ou seu diretor ficar menos paranóico você pode ir mudando os critérios só nos 3 roteadores, sem mexer em mais nada

 

Espero ter ajudado e não atrapalhado mais ;) 

 

 

Ajudou MUITO com certeza. Minha dúvida tinha sido realmente quando você escreveu "ips dinâmicos, mas fixos". Me pareceu uma paradoxo. Mas esta última explicação clarificou o que você quis dizer. Amarrar um enderêço IP na lista do DHCP ao enderêço MAC do dispositivo é uma maneira de garantir que este dispositivo receba sempre o mesmo enderêço sem que para isso eu precise alterar a configuração no dispositivo fixando um enderêco IP nele.

 

Assim que eu instalar e configurar tudo aqui eu dou um retorno dizendo como foi. Espero que com tudo funcionando. 

 

Muitíssimo obrigado pela explicação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Celio Pereira disse:

Minha dúvida tinha sido realmente quando você escreveu "ips dinâmicos, mas fixos". Me pareceu uma paradoxo

 

É paradoxal, de certo modo. 

 

Mas vendo pelo lado dos dispositivos, o endereço é dinâmico. Vendo pelo lado do servidor DHCP o endereço é fixo ;) 

 

Vai funcionar tudo sim, não se preocupe. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/02/2019 às 12:14, arfneto disse:

 

É paradoxal, de certo modo. 

 

Mas vendo pelo lado dos dispositivos, o endereço é dinâmico. Vendo pelo lado do servidor DHCP o endereço é fixo ;) 

 

Vai funcionar tudo sim, não se preocupe. 

 

Ainda não dei retorno porque não cheguei a fazer a configuração.

Não sei se pela posição em que ele ficou ou se por características próprias, o modem/roteador que a NET instalou aqui está oferecendo um sinal de WiFi bem melhor do que o meu ASUS. O WiFi “pega” com sinal forte na casa toda. A interface de configuração (e demais utilitários) é fraquinha comparada com a do ASUS, então ainda estou pensando no que fazer pra aproveitar melhor o que eles oferecem. Deixei o ASUS desligado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...