Ir ao conteúdo

PC de R$ 3.000,00 é muito para o que eu quero?

Ir à solução Resolvido por LNPott,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde, boa noite, boa madrugada. Tudo bem com você? Espero que sim!

Muito prazer, meu nome é Alexandre, fui frequentador deste fórum quando eu era apaixonado por computador e um geek declarado, lá por meados de 2008~2009. Infelizmente não voltei querendo ajudar, principalmente porque estou a quase uma década longe de fóruns e noticias sobre hardwares em si, mas sim em busca de ajuda. Bom vamos lá...

Eu tenho um PC que ao que tudo indica minha placa-mãe está morrendo, então estou preparando meu psicológico e bolso para comprar um PC novo num futuro próximo (dentro de um mês no máximo). Eu estava dando uma olhada pelo forum e internet a fora e cheguei na seguinte configuração:

AMD Ryzen 5 2600

RX580 8Gb

16Gb de ram DDR4-2400

placa-mãe chip-set b450

Cooler (aparentemente tem uns processadores hoje em dia que veêm sem cooler).

1TB de HD 7200 RPM

240GB de SSD

Não olhei fonte, pois acho que a minha corsair CX500m dá conta. Se não der aceito sugestões.

Eu sempre me conto a mentira que vou voltar a jogar frenéticamente, mas nunca dá tempo nem vontade. Então o meu PC só precisa rodar Dota no máximo (ou próximo do máximo), jogos com o mesmo "nível" de gráfico e fazer algumas edições de video. Porém existem três detalhes, os dois mais importantes são: eu preciso de um PC que me garanta realizar todas essas tarefas por no minimo 5 anos e que aguente um monitor 144Hz de 24" no futuro (se tudo der certo no final desse ano). E por ultimo que aguente 2~3 monitores ligados simultaneamente (apenas um 144Hz). Até onde eu sei, em geral, é a memória RAM da VGA que é responsável por "dar conta" de aguentar diversos monitores por isso acho que um VGA com 8GB é o suficiente, se eu estiver enganado me corrija por favor.

Essa configuração que mensionei gira em torno de 3k~3,5k, dependendo dos modelos e marcas que escolho. Minha pergunta é a seguinte: para o que eu quero, gastar tudo isso é overkill? Para mim não faz sentido eu ter um PC que roda o jogo mais top de gráfico do mercado e que renderiza 10h de video por minuto, sendo que só vou jogar dota e renderizar uns videos bem simples. Mas como eu perdi completamente a noção do poder de processamento dessas coisas todas, não sei se esse PC que montei é overkill.

Se for overkill, eu aceito sugestões de onde e como eu posso economizar.

PS: Existe alguma placa de áudio offboard que seja realmente melhor que as onboard que sejam na faixa de 200~300 reais? Eu tenho ouvido e fone  suficiente para realmente sentir diferença em uma qualidade melhor de áudio.

Informações adicionais que eu não sei se são necessárias ou não:

• Eu uso Arch Linux, então tem que ser VGA compatível com openGL e/ou Vulkan. Não sei se tudo hoje em suporta isso por padrão.
  • Meu gabinate é gigante, é um CoolerMaster Haf922.
  • Carrego comigo noções quase intermediárias de manutenção de computador, então cuidado com o meu PC eu tenho. Não é à toa que ele ficou vivo por quase 9 anos com uso de no mínimo 8 horas dirárias.
  • Eu pensei em comprar só uma placa-mãe nova para o PC. Mas as peças atuais estão tão antigas que eu to com medo do PC começar a falhar tudo pouco a pouco e eu ficar comprando peça atras de peça e no fim gastar 50~60% do que eu gastaria se comprar um PC novo e bem melhor. Afinal tenho um i5 de segunda geração que já me obrigou a instalar a interface gráfica mais leve possível para continuar funcionando sem stuttering.

Erros de português fique avontade para me corrigir também.

Agradeço desde já.

Abraços,

Alexandre.

Postado

Overkill não é, mas para jogar num monitor 144hz e deixá-lo funcional, vai ter que diminuir os gráficos. Fora isso vai rodar e chegar ao 144 fácil. 

8 minutos atrás, Alexandre P Dantas disse:

Até onde eu sei, em geral, é a memória RAM que é responsável por "dar conta" de aguentar diversos monitores por isso acho que um VGA com 8GB é o suficiente, se eu estiver enganado me corrija por favor.

ÉÉ, não é bem assim. A memória RAM armazena os programas e jogos que você deixa aberto no computador. A VGA com 8 GBs vai armazenar as texturas, filtros de um jogo. Exemplo: Um jogo no Ultra utiliza 6 GBs da memória RAM (sim, a VGA também tem memória RAM), da VGA, enquanto o jogo no mínimo utiliza 2 GBs.

10 minutos atrás, Alexandre P Dantas disse:

sendo que só vou jogar dota e renderizar uns videos bem simples

O Ryzen 5 2600 vai ser perfeito para você nesse caso.

Postado
2 minutos atrás, Sharkovisky disse:

Overkill não é, mas para jogar num monitor 144hz e deixá-lo funcional, vai ter que diminuir os gráficos. Fora isso vai rodar e chegar ao 144 fácil. 

Você fala que vou ter que baixar o gráfico do Dota ou de outros jogos mais "pesados"?

3 minutos atrás, Sharkovisky disse:

ÉÉ, não é bem assim. A memória RAM armazena os programas e jogos que você deixa aberto no computador. A VGA com 8 GBs vai armazenar as texturas, filtros de um jogo. Exemplo: Um jogo no Ultra utiliza 6 GBs da memória RAM (sim, a VGA também tem memória RAM), da VGA, enquanto o jogo no mínimo utiliza 2 GBs. 

Sim, sim. Desculpe-me. Devia ter deixado claro, quando eu falei dessa memória RAM estava me referindo a da VGA. A frase deveria ficar assim: "Até onde eu sei, em geral, é a memória RAM da VGA...".Mas eu não entendi o que seria determinante para conseguir usar 2~3 monitores ao mesmo tempo?

2 minutos atrás, lnpott disse:

Configuração muito boa. Vai fundo! Só verifica a placa-mãe que vai pegar, pegue o VRM mais robusto e "dissipado" possível.

VRM mais robusto e dissipado, você se refere aquelas placas mãe com dissipadores ao lado do socket do processador né? Eu realmente preciso daquelas com dissipadores gigantes, tipo a linha Aorus e Strix ou algo mais simples, mas com os dissipadores já dá conta?

Postado

@lnpott Entendi. Você sugeriu uma b350, então pegar uma b450 não é tão necessário? Porque se não for, nessa brincadeira da para economizar quase 300 reais, já que preciso uma placa-mãe com 4 slots de memória. Pois quero comprar 4 pentes de 4gb. Porque dae se um queimar, eu não perco tanta memória RAM assim.

Postado
4 minutos atrás, Alexandre P Dantas disse:

Você fala que vou ter que baixar o gráfico do Dota ou de outros jogos mais "pesados"?

Do Dota acredito que não, mas de jogos mais pesados sim.

5 minutos atrás, Alexandre P Dantas disse:

Mas eu não entendi o que seria determinante para conseguir usar 2~3 monitores ao mesmo tempo?

Pelo o que eu pesquisei, é o Clock (não consigo achar uma tradução para isso) da placa de vídeo. 

Digamos que as entradas mais comuns, tipo HDMI, VGA, DVI-I, utilizem do clock da placa de vídeo para dar vídeo (eu acho). Já a entrada displayport não utiliza desse clock para dar vídeo. Então você tem que seguir o que a fabricante te indica. Se ela indica que suporta 4 monitores ao mesmo tempo, pelo menos 1 dessas 4 tem que ser DisplayPort.

Postado
17 minutos atrás, Sharkovisky disse:

Do Dota acredito que não, mas de jogos mais pesados sim.

Entendi. Que bad. Tava pensando em tentar economizar uns 900~1000 reais entre placa-mãe, VGA e processador. Mas parece que para o que eu quero, o que eu mencionei é o ideal.

19 minutos atrás, Sharkovisky disse:

Pelo o que eu pesquisei, é o Clock (não consigo achar uma tradução para isso) da placa de vídeo. 

Digamos que as entradas mais comuns, tipo HDMI, VGA, DVI-I, utilizem do clock da placa de vídeo para dar vídeo (eu acho). Já a entrada displayport não utiliza desse clock para dar vídeo. Então você tem que seguir o que a fabricante te indica. Se ela indica que suporta 4 monitores ao mesmo tempo, pelo menos 1 dessas 4 tem que ser DisplayPort.

Entendi. Muito obrigado pelas informações.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
6 horas atrás, Alexandre P Dantas disse:

@lnpott Entendi. Você sugeriu uma b350, então pegar uma b450 não é tão necessário? Porque se não for, nessa brincadeira da para economizar quase 300 reais, já que preciso uma placa-mãe com 4 slots de memória. Pois quero comprar 4 pentes de 4gb. Porque dae se um queimar, eu não perco tanta memória RAM assim.

Não necessariamente. Esse chipset já é mais atual e isso traz algumas vantagens, mas como a AMD prometeu o mesmo socket até 2020 creio que a até mesmo a geração 4(Ainda não há nem indícios de projeto) ela pode vir a ter.

O que me referi é a Biostar B350gt3, no qual possui um bom VRM para um preço moderado.

Postado
12 horas atrás, lnpott disse:

Não necessariamente. Esse chipset já é mais atual e isso traz algumas vantagens, mas como a AMD prometeu o mesmo socket até 2020 creio que a até mesmo a geração 4(Ainda não há nem indícios de projeto) ela pode vir a ter. 

O que me referi é a Biostar B350gt3, no qual possui um bom VRM para um preço moderado.

Entendi. Eu ainda tenho algumas dúvidas, mas vou procurar no fórum para ver se acho resposta. Mas tem uma que acho difícil ter, então vou perguntar por aqui. Em geral, quando lançam uma versão nova de processadores, quanto que costuma baixar o preço dos atuais? Em termos de porcentagem. E a AMD quando lança coisa nova, no mid range costuma manter a média de preço? Por exemplo, um Ryzen5 2600 está por cerca de 900 reais. A nova geração que vai lançar esse ano, vai estar nessa faixa também? Ou não tem como saber?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Alexandre P Dantas disse:

Entendi. Eu ainda tenho algumas dúvidas, mas vou procurar no fórum para ver se acho resposta. Mas tem uma que acho difícil ter, então vou perguntar por aqui. Em geral, quando lançam uma versão nova de processadores, quanto que costuma baixar o preço dos atuais? Em termos de porcentagem. E a AMD quando lança coisa nova, no mid range costuma manter a média de preço? Por exemplo, um Ryzen5 2600 está por cerca de 900 reais. A nova geração que vai lançar esse ano, vai estar nessa faixa também? Ou não tem como saber?

Veja bem, demora meio ano em média para mudar os preços pois tudo que está em estoque ainda será vendido pelo mesmo preço, sendo assim demora o inverso proporcionalmente a quantidade de vendas. Na verdade não se tem como saber ao certo, só quando se trabalha no setor(vendas, e não é o meio caso). Creio que a geração 3 virá aproximadamente pelo mesmo preço mas isso vai depender da concorrência também.

Postado

Entendi cara. Bom, acho que as minhas dúvidas foram todas sanadas. Obrigado @lnpott e @Sharkovisky pela ajuda. Meu PC deu sinal de vida, vou tentar prolongar o máximo possível até o lançamento da próxima geração, caso ele morra antes, vou com essa configuração que falei mesmo.

Obrigado por tirarem minhas dúvidas e desculpa se fui chato em algum momento. Vou tentar marcar como resolvido, se eu não puder, algum moderador que quiser pode fazê-lo.

Abraços.

Alexandre.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Alexandre P Dantas disse:

Entendi cara. Bom, acho que as minhas dúvidas foram todas sanadas. Obrigado @lnpott e @Sharkovisky pela ajuda. Meu PC deu sinal de vida, vou tentar prolongar o máximo possível até o lançamento da próxima geração, caso ele morra antes, vou com essa configuração que falei mesmo.

Obrigado por tirarem minhas dúvidas e desculpa se fui chato em algum momento. Vou tentar marcar como resolvido, se eu não puder, algum moderador que quiser pode fazê-lo.

Abraços.

Alexandre.

Por nada, para marcar como resolvido é só sinalizar a melhor resposta e pronto, o tópico se dá como "resolvido".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!