Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quando a chave geral cai, por exemplo ao ligar muitos aparelhos juntos ou ao ligar o chuveiro, e a chave desarma, isto pode queimar eletrônicos ou prejudica-los? como computadores por exemplo?

  • Membro VIP
Postado

Sempre que se desliga uma carga existe chance potencial da geração de surto de tensão, devido a algum comportamento indutivo do conjunto rede elétrica associada aos equipamento nela pendurados. O desligamento repentino de alguma carga justo por excesso de corrente (que é o que acontece quando um disjuntor entra em proteção) é acompanhado da geração de faísca que é típica ocorrência no nascimento de um surto de tensão.  Quem se lembra do funcionamento da ignição em um automóvel dos antigos... A faísca que vai para a vela é gerada quando o platinado interrompe a corrente no circuito da bobina de ignição..

 

Disjuntor desarmando por sobrecarga tem como principais causas:

- Dimensionamento mal feito, subdimensionado.

- Dispositivo velho, no fim de vida útil.

- Fiação frouxa nos parafusos de contato dessa fiação.

- Disjuntor com queda de tensão elevada no mesmo.

 

Qualquer que seja a razão deve ser urgentemente corrigida sob pena de poder virar acidente elétrico, com fogo..

Um bom eletricista consegue, em poucos minutos, fazer um diagnóstico da situação e sugerir solução...

 

Disjuntor desarmando é situação de emergência. Não permita que isso continue e sim os muitos equipamentos elétricos a rede ligados correm risco sim. Disjuntor é proteção.. Só é para desligar em situações absolutamente anormais, uma vez a cada 5 anos..... Olho vivo, revise a instalação dai..

  • Curtir 2
Postado
1 hora atrás, sr.biscoito disse:

Quando a chave geral cai, por exemplo ao ligar muitos aparelhos juntos ou ao ligar o chuveiro, e a chave desarma, isto pode queimar eletrônicos ou prejudica-los? como computadores por exemplo?

Depende de várias coisas:

1) Se desarmar por sobrecarga (como no caso que você citou, de ligar o chuveiro) a probabilidade de danificar é menor, pois não houve surto de tensão, o que ocorreu foi o desarme por efeito térmico, devido a passagem de excesso de corrente pelo disjuntor. Porém, um equipamento como um PC pode ter seu sistema de arquivos danificado devido ao desligamento brusco e não propriamente pela ação direta da tensão da rede.

2 - No caso de um surto de tensão, é um pouco diferente. O surto geralmente vem da rede externa e pode ter causas variadas. São poucos os disjuntores  que desarmam por surto, mesmo porque isto é meio inútil em termos de proteção de equipamentos, já que o surto se propaga praticamente à velocidade da luz e o disjuntor é um dispositivo eletromecânico, que demora muitos milissegundos para ser acionado. Nesse caso a proteção ideal é um dispositivo eletrônico do tipo clamper ("grampeador") porque ele grampeia o surto em uma velocidade mais compatível com a velocidade do surto. O tipo mais comum é composto por varistores, os quais basicamente são um dispositivo isolante que se transforma temporariamente em condutor, a partir de uma determinada ddp, aplicada entre as suas extremidades.

 

Edit.: concordando com o que disse o @faller, apenas a retirada brusca da tensão já causa pequenos surtos e uma oscilação auto amortecida em toda a rede, porém a oscilação proveniente de um desligamento por sobrecarga em uma residencia, geralmente é insuficiente para danificar equipamentos. Quando se trata de uma rede de maior extensão (rede pública), os surtos tendem a ser maiores e aumenta a probabilidade de causar danos.

  • Curtir 1
Postado

Muito obrigado, poise a fiação podre aqui de casa deveria ter sido toda trocada faz um bom tempo, negligência dos meus país que não consideram isso necessário.. encomendei um clamper multiprotecao espero que ele de conta dos surtos..

 

Postado
3 minutos atrás, sr.biscoito disse:

Muito obrigado, poise a fiação podre aqui de casa deveria ter sido toda trocada faz um bom tempo, negligência dos meus país que não consideram isso necessário.. encomendei um clamper multiprotecao espero que ele de conta dos surtos..

 

Com certeza vai ajudar, mas fiação antiga e toda cheia de gambiarras oferece riscos maiores do que esse, de queimar aparelhos eletrônicos...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...