Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou pensando em adquirir os componentes separadamente e montar um computador para trabalho, jogos e afins.

Gostaria de saber, por gentileza, se estou no caminho certo em direção a um pc bom para minhas exigências e se o valor está adequado:

placa-mãe Asus PRIME A320M-K DDR4 + PROCESSADOR AMD RYZEN 3 2200G 3.5GHZ R$ 917,00

Memoria Kingston 4gb Ddr4 2400mhz Hyperx R$ 179,90

Fonte Atx 500w Real Onepower R$ 120,00

Hd Pc Dvr Seagate Pipeline 500gb Sata 2 5900rpm - Novo R$ 110,00
Pretendo utilizar, inicialmente, a placa de vídeo do processador.

Sou meio leigo nesses assuntos, gostaria de saber, também, se é necessário mais alguma coisa além disso

Fico no aguardo 

Obrigado.

Postado
11 minutos atrás, bmcamposofficial disse:

Fonte Atx 500w Real Onepower R$ 120,00

Se quiser queimar seu pc essa fonte é o caminho certo.

Troque ela por uma CX450 da corsair ou a pcyes electro v2 de 400W que é mais vantagem.

12 minutos atrás, bmcamposofficial disse:

Memoria Kingston 4gb Ddr4 2400mhz Hyperx R$ 179,90

Só 1 pente de 4gb é pouco, pegue 2 se possível, já que vai usar pra jogo será melhor.

13 minutos atrás, bmcamposofficial disse:

Hd Pc Dvr Seagate Pipeline 500gb Sata 2 5900rpm - Novo R$ 110,00

Isso se não me engano é HD para sistema de segurança, o nome DVR já diz isso.

Recomendo 1 Tera da WD, ou 500gb mesmo se não liga de ter pouco espaço.

Postado

@bmcamposofficial

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

Vamos lá!!

Vou tentar ser o mais completo possível na minha explicação para te ajudar bastante!

Vamos começar :D

A primeira instância eu tenho que te dar uma explicação dos chipsets para placa-mãe dos processadores Ryzen.

Existem alguns chipsets para placas mãe, que são: A320, B350, B450, X370 e X470.

Todas os tipos de placa-mãe que eu listei acima possuem o socket AM4 que é o utilizado pelos processadores da linha RYZEN.

Vou explicar certinho cada um deles:

A320: Para usuários plug-and-play que só precisam que o PC funcione, o chipset A320 da AMD oferece uma plataforma estável e simples e opções de conectividade e largura de banda mais que suficientes para satisfazer a demanda de usuários residenciais e fãs de mídia.

B350:O chipset B350 da AMD é perfeito para usuários avançados que valorizam a flexibilidade e o controle do overclocking, mas não precisam da máxima largura de banda do PCIe exigida por configurações de várias GPUs.

B450:O chipset B450 da AMD é perfeito para usuários avançados que valorizam a flexibilidade e o controle do overclocking, mas não precisam da máxima largura de banda do PCIe® exigida por configurações de várias GPUs. Inclui a tecnologia de aceleração de armazenamento AMD StoreMI, sem custo adicional.

X370:Para os viciados em overclocking e controle que precisam de plataformas robustas, o chipset AMD X370 oferece controles abrangentes de baixo nível e permite as configurações de duas placas de vídeo graças aos slots do PCIe® 3.0

X470:A mais recente e avançada plataforma de soquete AM4 para overclockers e aficionados que precisam do melhor: o chipset AMD X470 oferece controle abrangente e de baixo nível, inclui tecnologia AMD StoreMI de aceleração de armazenamento e permite configurar duas placas de vídeo graças a dois slots PCIe® 3.0 para essa finalidade

Fonte: https://www.amd.com/pt/products/chipsets-am4

Dito isso vamos para as peças

Processador: O Ryzen 3 2200G é uma ótima pedida para quem não tem orçamento para comprar uma placa de vídeo dedicada, mas atualmente, com as placas de vídeo mais novas, ele já esta tendo problemas para "aguenta-las" então eu recomendaria a você um Ryzen 5 2400G ( se couber no seu orçamento ), é um processador também com iGPU ( Placa de Vídeo Integrada ) e que possui uma maior margem de upgrade futuro, ou seja, não vai precisar trocar tão cedo.

placa-mãe: Foque em placas mãe com chipset B350 ou B450, pois elas vão permitir o Overclock do seu processador, não pareie um Ryzen 3 2200G ou Ryzen 5 2400G com uma A320, pois esses processadores possuem uma margem de overclock muito alta, você estaria desperdiçando uma funcionalidade muito legal desses processadores.

Memória: Como os Ryzens 3 2200G e Ryzen 5 2400G utilizam a famigerada iGPU Vega, eu recomendo a você um Dual-Channel, mas porque?

-> A Placa de Vídeo Vega se comunica a partir de 2 Canais, e as placas mãe dividem as memórias RAM em 2 canais, se você estiver pegando somente 1 pente de RAM estará também desperdiçando um grande beneficio dessas GPU's integradas.

Olha a diferença:

Gabinete: É como eu sempre digo, o que é bonito para um pode ser feio para outro, então procure um gabinete a seu gosto, foque em 3 coisas.

1° - Fonte na parte inferior do gabinete: Imagine todo o calor proveniente das outras peças "grudando" na sua fonte, não seria legal para o desempenho dela.

2° - Cable Management: Poder colocar os cabos em uma parte exterior do gabinete para não deixa-los espalhados dentro é uma ótima pedida, pois os cabos ajudam a esquentar a temperatura dentro do gabinete.

3° - Veja o tamanho da placa-mãe e se o gabinete a suporta: Existem 3 tipos de tamanhos para placas mãe que são: ATX, Mini ATX e Micro ATX.

Geralmente na descrição do gabinete estará escrito qual tipo de placa-mãe ele suporta.

Armazenamento: Tente pegar um SSD de 120 GB e um HD de 500 GB 7200RPM, no SSD você joga o sistema operacional e os jogos que você mais joga, enquanto no HD fica todo o resto.

Fonte: Pegue uma das seguintes marcas: Corsair ou PCYes, a corsair se sai melhor mas ambas são de boa qualidade.

A linha CX da corsair oferece (acho) 5 anos de garantia

A linha VS da corsair oferece (acho) 3 anos de garantia

As fontes Shocker da PCyes oferecem 1 Ano de garantia ( Mas a garantia é brasileira, então é bem fácil contata-los ).

Eu sinceramente espero ter te ajudado a entender um pouco mais da montagem de um PC gamer.

Lembrando que qualquer duvida é só me perguntar.

Abraços!!!!

:D

• Curtir 1
Postado

@Broadwink @Elder Nauvirth Obrigado pelo feedback.

Complementando a minha dúvida, gostaria de focar em algo mais em conta, mais barato que não se gaste tanto assim,, né 😁

Trocando a fonte por uma dessas marcas que vocês recomendaram e a placa-mãe por uma Asus Prime B450m-a Ddr4 P/ Amd Am4 Atx além de acrescentar o ssd conforme o @Broadwink recomendou, MAS MANTENDO o ryzen 3 por conta do ryzen 5 ser bem mais caro, seria um bom pc para trabalho e rodar jogos, como por exemplo, cs go?

• Curtir 1
Postado

@bmcamposofficial Fazendo as alterações que nós dois recomendamos sim, em uma das que falei foi a ram para aumentar e colocar 1 tera de HD que não seja de DVR.

Até com a A320 já está bom para algo, eu tenho um kit Ryzen 3 2200G e consigo rodar games tranquilamente, só não jogo coisas do estilo de CS e Pubg.

Postado

@bmcamposofficial

Então cara, a possibilidade de pegar o Ryzen 3 2200G é mais pra do tipo:

"Eu não tenho grana pra gastar em uma placa de vídeo agora, e vou ficar jogando com a placa de vídeo integrada até ter grana de por uma dedicada."

Se for esse o caso, você pode pegar sim, o Ryzen 5 2400G só te traria mais possibilidade para futuros upgrades, como por exemplo:

Se você resolver pegar uma 1060 6GB, com o Ryzen 3 2200G vai começar a dar aquele famoso gargalo.

Mas assim, gargalo é a limitação de uma peça por outra, não a inutilização, você ainda vai conseguir jogar, mas quanto mais o tempo passa, mais você vai precisar de um processador novo.

O bom é que a linha dos Ryzen 3000 vai sair nessa metade do ano, então é possível que os outros deem uma boa abaixada, dando a possibilidade de trocar futuramente o seu processador, já que o Socket é o mesmo (AM4).

Quanto ao CS GO, o cara fez um teste aqui e vou te passar:

Esse teste foi feito em 2x4GB de RAM, então você vê ai o que ele da conta de segurar.

Qualquer outra duvida é só perguntar.

Abraços!!!

:D

Postado

@Broadwink @Elder Nauvirth Obrigado, amigos.

@Elder Nauvirth Vou pegar uma memória de 8 gb então. Mas deixarei mais para a metade do ano, período que coincide com o lançamento dos novos processadores da amd, para ver se abaixa o preço do amd sugerido pelo @Broadwink

De qualquer forma, acho que gastarei mais do que imaginei.

Em relação ao gabinete, estou pensando em algo desse gênero. O que acham?

gabinete-gamer-sharkoon-tg4-rgb-sem-fonte-mid-tower-usb-3-0-4-fans-preto-com-lateral-em-vidro__1545134496_gg.jpg

gabinete-gamer-sharkoon-tg4-rgb-sem-fonte-mid-tower-usb-3-0-4-fans-preto-com-lateral-em-vidro_1545134495_gg.jpg

gabinete-nox-infinity-atom-painel-lateral-em-vidro-temperado-1-fan-rgb-controlador-de-rgb-usb-3-0-nxinfintyatom__1542219912_gg.jpg

gabinete-nox-infinity-atom-painel-lateral-em-vidro-temperado-1-fan-rgb-controlador-de-rgb-usb-3-0-nxinfintyatom_1542648593_gg.jpg

Postado

@bmcamposofficial Se adquirir 8gb só depois então é bom saber que no começo com apenas 4gb vai ter lag.

E não esqueça de fazer as alterações que citei, pois no caso da fonte e hd, pois a fonte é ruim mesmo, já o hd, é para setor de segurança.

Esperar mais é uma boa, pode ser que ocorra de diminuir o preço, é como esperar uma promoção em alguma loja.

Postado

@Elder Nauvirth Então, é que na verdade, estou pensando em comprar tudo só no meio do ano para ver se os preços abaixam um pouco até lá. Mas quando for comprar, irei escolher o de 8 gb, conforme a sua sugestão :)

Em relação ao gabinete, esses modelos são viáveis?

Postado

@bmcamposofficial Hoje em dia rola promoção em tudo, então é bom deixar para comprar junto mesmo.

Comprar antes é bom, mas nem sempre garante que mais a frente aquela peça ainda seja boa, de repente sai até algo melhor que aquilo.

Além disso existem certas coisas que se formos usando irá estragar e depois tem que trocar, mas se não for usar nada, já vai adiantando teclado e mouse pelo menos, porque das outras peças a maior parte cai valor.

Postado

@bmcamposofficial

Toma cuidado que é que nem eu falei, APU's ryzen se beneficiam muito de Dual-Channel, se você pegar somente um pente de memória, estará perdendo muito desempenho da Placa de Vídeo Integrada, recomendo que se o seu objetivo for 8GB ao total de RAM, pegue 2 pentes de 4GB.

Isso é uma das coisas mais importantes quando se vai pegar uma APU Ryzen.

Quanto ao gabinete, depende muito do seu gosto, se você achou bonito e esta em um bom preço, manda a ver.

Você não vai ficar abrindo ele todo dia ou trocando as peças, você só deve dar uma limpada na poeira cerca de 1x por mês, vai ser o único momento em que você vai mexer no gabinete.

Qualquer outra pergunta, manda a ver

TMJ :D

Postado

@bmcamposofficial

E ai meu consagrado, tranquilo?

Então, marcas como ASUS, MSI, Gigabyte e Biostar são bem confiáveis, mas recomendo mesmo assim você dar uma procurada em reviews das placas mãe, é só ir no google e digitar o nome da placa-mãe + Review, que você acha alguns sites falando sobre ela, o que ela tem de bom ou de ruim e etc...

Qualquer outra duvida é só perguntar.

Abraços!!!

Postado

@bmcamposofficial As B450 são mais atuais que as B350, porém ambas precisa de bios atualizada para que o Ryzen 5 2400G funcione sem problemas.

Na minha opinião, é melhor ir na B450 da Asus.

Vale lembrar que a B450 da Gigabyte não tem saída VGA, tem apenas DVI e HDMI, e se não me engano o DVI não funcionaria por conta da gpu integrada no processador.

• 4 semanas depois...
Postado

@Elder Nauvirth   @Broadwink  Amigos, depois de pesquisar, vou realizar a compra dos componentes abaixo. Por gentileza, será que podem me dizer se há alguma incompatibilidade em relação ao meu projeto?

Monitor: MONITOR ACER 19.5" LED WIDESCREEN HDMI PRETO, V206HQL-HDMI

Teclado: Teclado Gamer Multimídia USB G213 Prodigy - Logitech

Mouse: Mouse Gamer G Pro Gaming RGB 12.000 DPI - Logitech G

Processador: Processador AMD Ryzen 5 2400G, Cooler Wraith Stealth, Cache 6MB, 3.6GHz (3.9GHz Max Turbo)

placa-mãe: placa-mãe MSI B450M GAMING PLUS DDR4 AMD AM4

Memória: Memória Kingston Hyperx Fury 8gb 2400mhz Ddr4 Kit 2x4gb

Fonte: FONTE CORSAIR 450W 80 PLUS BRONZE PFC ATIVO CX450 

SSD: SSD Kingston 2.5´ 120GB A400 SATA III 

HD: Hd 500 Gb Seagate 500 Gb Sata 3 

Gabinete: Um daqueles que postei no post acima 

Postado
1 hora atrás, bmcamposofficial disse:

@Elder Nauvirth @Broadwink Amigos, depois de pesquisar, vou realizar a compra dos componentes abaixo. Por gentileza, será que podem me dizer se há alguma incompatibilidade em relação ao meu projeto?

Monitor: MONITOR ACER 19.5" LED WIDESCREEN HDMI PRETO, V206HQL-HDMI

Teclado: Teclado Gamer Multimídia USB G213 Prodigy - Logitech

Mouse: Mouse Gamer G Pro Gaming RGB 12.000 DPI - Logitech G

Processador: Processador AMD Ryzen 5 2400G, Cooler Wraith Stealth, Cache 6MB, 3.6GHz (3.9GHz Max Turbo)

placa-mãe: placa-mãe MSI B450M GAMING PLUS DDR4 AMD AM4

Memória: Memória Kingston Hyperx Fury 8gb 2400mhz Ddr4 Kit 2x4gb

Fonte: FONTE CORSAIR 450W 80 PLUS BRONZE PFC ATIVO CX450 

SSD: SSD Kingston 2.5´ 120GB A400 SATA III 

HD: Hd 500 Gb Seagate 500 Gb Sata 3 

Gabinete: Um daqueles que postei no post acima

Postado

@bmcamposofficial Está compatível.

Na hora de comprar verifica com a loja se eles atualiza a bios da placa-mãe, se sim solicite o serviço caso não compre tudo em apenas 1 loja, digo isso porque algumas mobos precisa de att da bios para rodar os Ryzen com vídeo integrado, então é melhor garantir que já venha atualizado da loja para não ter dor de cabeça.

O HD pode colocar 1Tera, mas se está apertado agora, esse vai lhe ajudar no inicio e a vantagem é que depois pode colocar outro sem trocar esse de 500gb.

Postado

@bmcamposofficial

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

Então, você ainda esta na ideia de jogar com a APU né?

Se sim, o computador esta bom.

Mas quanto esta essa placa-mãe? pois ela só tem 2 slots de expansão de memória.

Ai você comprando 2 pentes de 4GB pra dar 8, depois vai ter que ficar com esses pentes parados pois vai ter que comprar 2 pentes de 8GB para dar 16.

Mas de resto esta Ok.

.

Postado

@Broadwink @Elder Nauvirth Então, eu estou querendo manter a apu já que diante de todas as opções que pesquisei (em relação a custo benefício, desempenho, preço e tudo mais) o ryzen 5 2400g é a melhor opção para um gasto limitado a R$ 2.000,00 já que não estou querendo gastar mais do que isso.

Até vi que o ryzen 5 2600 + uma placa de vídeo boa e de qualidade se sairia melhor e teria mais desempenho, más só os dois juntos vai dar em torno de R$ 1600,00, né? o que passará do valor que gostaria de gastar. (A não ser que vocês me recomendem gastar um pouco mais para pegar algo diferente do ryzen 5 2400g)

Diante disso, o que vocês acham? É melhor esperar pra pegar uma promoção do ryzen 5 2600 e comprar uma placa de vídeo ou o ryzen 5 2400g já serviria?

Em relação a placa-mãe não reparei sobre ter somente 2 slots. Andei pesquisando agora e encontrei as placa-mãe ASUS Prime B450M-GAMING/BR Socket AM4, Chipset AMD B450 //

placa-mãe Gigabyte GA-AB350M-GAMING 3 DDR4 USB 3.1 AM4

O que vocês acham e quais recomendariam além dessas?

Postado

@bmcamposofficial De fato sai mais caro mesmo pegar um processador Ryzen sem vídeo integrado e somar uma gpu offboard.

Uma boa opção seria o Ryzen 5 1600 com uma gpu, mas ainda sairia caro.

Fins de semana tem promoção na pichau, se você vai comprar as peças e montar por conta, é uma boa dar uma olhada lá e ver se tem algum processador sem vídeo integrado em promoção, além da gpu.

Essas duas mobos citadas são boas, melhor mesmo é pegar a B450 se seu bolso consegue pagar o pc com ela, afinal a mobo é mais nova que as B350.

Se só vai usar no máximo 2 rams, não precisa se preocupar com slots, agora se quiser usar 4 rams, ai sim tem que ficar atento nisso, mas não acho necessário tanta ram se só vai jogar e já que pelo menos 8gb/16gb já da conta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...