Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho uma NVIDIA GTX 650 há alguns anos e nunca tive nenhum problema. Entretanto, hoje fui limpar o escritorio onde meu pc fica devido a poeira e tive que desmontá-lo (cabos/monitor). Aproveitei pra abrir o gabinete e ventilar um pouco (apenas com ventilador mesmo). Quando remontei o pc e conectei os cabos novamente percebi que a resolução do monitor havia mudado completamente, os ícones do desktop estavam todos fora do lugar e em tamanho bem maior. Ajustei a resolução, porém percebi que o painel da NVIDIA nao abria mais, e no lugar apareceu o INTEL GRAPHICS HD, abri o gerenciador de dispositivos e não constava a placa de vídeo. É como se ela n estivesse conectada.

AÇÕES TOMADAS SEM SUCESSO:

-Reiniciar o pc
-Checar os cabos

-Desinstalar todos os drivers e reinstalar (porém o .exe da NVIDIA nao permite instalação pois n detecta o hardware)

-Abri novamente o gabinete e chequei se estava tudo conectado (não havia tirado nada do lugar

msi h61m-p31/g3 (ms-7788)

Monitor: LG Flatron E2041 (cabo VGA)

Gigabyte geforce gtx 650

W7 Ultimate 64

Sem título.png

Sem título2.png

Postado

A informação que eu posso te passar, para voce queimar os neurônios é a seguinte:

1 - Se houver uma forma de desativar o video on-board pela bios, faça isso.

2 - Se não houver, deve existir uma opção na bios na qual você define a prioridade dos adaptadores de vídeo durante o boot, da mesma forma que você define as prioridades dos dispositivos de armazenamento, tipo: HD / USB / Cd-Dvd. No caso dos dispositivos de video poderia ser: Onboard  / PCIe / PCI, por exemplo. você vai ter que dar uma pesquisada nos menus da bios.

3 - Se nada disso resolver, retire a VGA, dê um reset na bios, recoloque a VGA e ligue o PC.

Tudo isso deve ser feito com o plugue fora da tomada. Não basta desligar o PC.

Aliás, um detalhe: o problema que aconteceu pode ter sido pelo fato de você não retirar o plugue da tomada, antes de fazer a limpeza. Nunca tire ou coloque componentes com o PC conectado na tomada, mesmo que ele esteja desligado.

Ele permanece em stand by, "atento" a tudo o que está acontecendo e interpretando tudo da forma primitiva que foi "ensinado" a interpretar. Se voce tirou a placa de vídeo para limpar, ele pode ter interpretado que ela pifou e depois não detectou quando ela "despifou", entendeu?

Continuando: ao reiniciar, o Windows poderá instalar automaticamente os drivers corretos, ou instalar drivers genéricos.

Neste último caso, você precisa atualizar os drivers e reiniciar o PC.

Postado

Lendo sobre BIOS, vi algumas pessoas falarem sobre reseta-la. Quais informações do computador eu iria perder? Não é como uma formatação ne?

obs: Não toquei em nada antes de remover o plugue da tomada e mover o pc para outro lugar.

Postado
27 minutos atrás, artmyst disse:

Lendo sobre BIOS, vi algumas pessoas falarem sobre reseta-la. Quais informações do computador eu iria perder? Não é como uma formatação ne?

obs: Não toquei em nada antes de remover o plugue da tomada e mover o pc para outro lugar.

Pode resetar a bios sem problema, é apenas um retorno das configurações aos seus padrões.

Fez os outros procedimentos que eu citei acima?

Postado

Não consegui fazer o primeiro passo pois não encontrei a opção on/off board no menu da bios. Fiz o reset pelo menu, salvei e rebootei porém a placa de vídeo ainda não aparece no gerenciador de dispositivos. Não removi o VGA pois não tenho muito conhecimento técnico para faze-lo mas acho que é a única opção

Postado
8 minutos atrás, artmyst disse:

Não consegui fazer o primeiro passo pois não encontrei a opção on/off board no menu da bios. Fiz o reset pelo menu, salvei e rebootei porém a placa de vídeo ainda não aparece no gerenciador de dispositivos. Não removi o VGA pois não tenho muito conhecimento técnico para faze-lo mas acho que é a única opção

Não force, para não se arriscar a quebrar alguma trava e inutilizar a placa-mãe ou a VGA. 

Se não se sentir seguro(a), busque ajuda de alguém mais experiente.

Postado

Se for remover a placa de vídeo, faça com cuidado. Se sua placa de vídeo tiver cabo de força, veja se eles estão bem encaixados. E também: tente reinstalar os drivers da Nvidia. Outra tentativa de solução seria:

Baixar os drivers da nvidia, procurar um programa chamado DDU (Display Driver Uninstaller), ele serve para desinstalar o driver atual da sua placa de vídeo (é bem fácil de usar, se você procurar um tuto na net vai achar, e o programa em si é bem intuitivo) e depois de usá-lo, instalar os drivers mais recentes.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Arckmed disse:

Se for remover a placa de vídeo, faça com cuidado. Se sua placa de vídeo tiver cabo de força, veja se eles estão bem encaixados. E também: tente reinstalar os drivers da Nvidia. Outra tentativa de solução seria:

Baixar os drivers da nvidia, procurar um programa chamado DDU (Display Driver Uninstaller), ele serve para desinstalar o driver atual da sua placa de vídeo (é bem fácil de usar, se você procurar um tuto na net vai achar, e o programa em si é bem intuitivo) e depois de usá-lo, instalar os drivers mais recentes.

A dificuldade é exatamente essa: a placa-mãe não está reconhecendo a VGA, então não é possível instalar, desinstalar ou atualizar drivers para ela, pelo simples motivo de que ela não está sendo "enxergada" pelo SO, é como se ela não existisse.

Mas a lembrança de verificar se o cabo de energia dela não foi esquecido desligado, é boa!

• Curtir 2
Postado
13 minutos atrás, Arckmed disse:

Foi exatamente o que fiz à princípio, porém como o @Wal SJC disse os drivers não podem ser reinstalados. Os cabos estão OK pois eu não havia retirado nada do lugar, isso que é mais estranho: a placa "desconectou" apenas por desligar o pc, retirar os cabos usb, vga, ethernet e movê-lo de lugar (escritório), quando remontei e liguei nao tinha mais placa de vídeo

Postado
7 minutos atrás, Wal SJC disse:

A dificuldade é exatamente essa: a placa-mãe não está reconhecendo a VGA, então não é possível instalar, desinstalar ou atualizar drivers para ela, pelo simples motivo de que ela não está sendo "enxergada" pelo SO, é como se ela não existisse.

Mas a lembrança de verificar se o cabo de energia dela não foi esquecido desligado, é boa!

Ah, agora entendi o problema. Assim fica mais difícil \:

agora, artmyst disse:

Foi exatamente o que fiz à princípio, porém como o @Wal SJC disse os drivers não podem ser reinstalados. Os cabos estão OK pois eu não havia retirado nada do lugar, isso que é mais estranho: a placa "desconectou" apenas por desligar o pc, retirar os cabos usb, vga, ethernet e movê-lo de lugar (escritório), quando remontei e liguei nao tinha mais placa de vídeo

Putz. Complicado. Mas ainda assim acho difícil que a placa tenha queimado só por conta de mexer nas entradas. Tenta retirar a bateria da mobo, esperar uns 2min e depois encaixar de novo.

Postado

Atualização

-Consegui remover a placa de vídeo sem problemas, aproveitei para retirar a bateria da motherboard

-Ao reiniciar o pc as resoluçoes estavam alteradas como na primeira montagem, o monitor não era reconhecido (PnP) vide anexo

-Nos dispositivos de vídeo agora aparece STANDARD VGA GRAPHICS ADAPTER

Sem título2.png

Sem título.png

Postado
1 minuto atrás, Wal SJC disse:

Agora, vá nele e peça para atualizar o driver automaticamente, para ver se ele encontra no PC

Sim, foi a primeira coisa que pensei mas não encontrou. Então entrei no site da nvidia e busquei exatamente o driver da minha placa, independente da data (provavelmente não o mais atual). Instalei "por fora" e logo apareceu no windows update NVIDIA atualizaçao recomendada. E assim acaba nossa saga kkkk obrigado amigos, e não faço ideia do que causou ou do que resolveu o problema

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, artmyst disse:

Sim, foi a primeira coisa que pensei mas não encontrou. Então entrei no site da nvidia e busquei exatamente o driver da minha placa, independente da data (provavelmente não o mais atual). Instalei "por fora" e logo apareceu no windows update NVIDIA atualizaçao recomendada. E assim acaba nossa saga kkkk obrigado amigos, e não faço ideia do que causou ou do que resolveu o problema

O importante é que foi resolvido!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!