Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, gostaria de saber a se uma estaladinha quando ligo o hd externo é normal.

Seguinte, eu comprei um hd externo seagate expansion portable a uns 4 anos. Eu uso ele sempre que ligo meu pc, instalo meus jogos nele pois ele tem 1 tb. E tambem tem arquivos pessoais e backups nele.

Ultimamente tenho usado meu pc com menos frequência, somente nos domingos. Há duas semanas atras notei que ao ligar o hd externo ele dava uma estaladinha no arranque e o resto seguia normal. Essa estaladinha não acontecia antes. Então comecei a ficar preocupado e fiz alguns testes. Rodei o teste do windows pra verificar erro no disco, mas ele diz que esta ok.

Removi o hd por 5 minutos varias vezes e quando colocava de novo não fazia mais o barulho. 

Na semana seguinte a mesma coisa, o estalinho ao ligar. E quando removia, esperava 5 minutos e colocava de novo, não fazia mais o estalo. 

Devo me preocupar com isso? Comprar outro hd já esperando pelo pior? 

Eu pensei em muitas hipóteses, uma que me fez bastante sentido é que por estar fazendo frio ultimamente, o hd estrala ao ligar por causa do frio. E não volta a estalar de novo por que 5 minutos não é tempo suficiente para esfriar. Lembrando que ele é feito de um plastico bem "fraco" e barulhento. Ele da uns estalinhos quando pego ele na mão, mesmo desligado.

Isso faz sentido, a temperatura ambiente poderia fazer ele estalar ao ligar? Isso é prejudicial?

Postado

Use o HD Tune para verificar a saúde do drive, utilize também o "Error Scan" para verificar se não há bad blocks e poste os resultados.

Postado

Então segue a baixo os resultados. E também algumas informações, eu uso o hd no usb 2.0 frontal do gabinete. 

E no "error scan" eu usei o "quick scan", porque pelos meus cálculos ia levar 8 horas pra terminar o scan normal. Tem que ser o scan normal? 

também segue o som que o hd faz (só a estaladinha do começo, o restante é ruido ambiente. gravado com o celular do lado do hd):https://drive.google.com/open?id=1YvSuYBlbgIhhfxnnp4M3zs7KyimGqgA3

hd.png

hd2.png

hd3.png

hd4.png

hd5.png

Postado

Calibration Retry Count: A grosso modo é quando HD se perde em relação a posição em que está a cabeça de gravação e precisa recalibrá-la para continuar operando. Cada vez que isso é feito, além da primeira tentativa, é alterado o valor "Data". Não tenho certeza para te informar, mas isso pode explicar o barulho mencionado.

As causas para isso acontecer podem ser problemas de comunicação e alimentação. Como seu HD é externo pode ser um problema no cabo USB ou na controladora do case onde o HD está instalado, ou um problema na porta USB do gabinete.

Eu recomendo utilizar o HD ligado direto na placa-mãe, em uma porta USB traseira e continuar monitorando a aba "Health" para ver se o valor continua mudando.

Postado

Boa tarde, então acabei testando o hd principal do meu pc e também deu esse erro:

hd principal do meu pc

1533667477_hdsamsung.png.8aba9b0f6cf6b5c559ae6b7e2f7494e1.png

Quanto ao meu hd externo eu removi o cabo coloquei de novo, e testei ele no meu notebook no usb 3.0

mais continua dando o mesmo problema:

hd.png.7f2c3141dac4db7667670f2f899af90d.png

Esse problema é critico? Tipo, poso perder tudo, ou se ele parar de funcionar, da pra levar pra uma assistência técnica e eles consertam?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...