Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fiz um projeto bem simples:

pic 12f675

fonte tipo celular

1 LED

1 botão pushbutton

e resistores de pudown

1 capacitor 100nf

Regulador de tensão comum 7805

=========

a cada pressionada do botão o led muda de estado. (isso funciona perfeitamente).

no botão tem o resistor de pulldown e ao pressionar manda 5v para o pino correspondente.

O pic está com o capacitor de 100nf entre seus terminais de alimentação.

A energia vem da fonte tipo de celular e passa pelo regulador de 5v.

O problema é que percebi que quando aguem acende uma luz na casa o circuito muda o estado do LED.

parece alguma interferência via rede... 

Alguma ideia do que pode ser?

Não á outros capacitores no circuito. tenho que adicionar algum? de quanto?

Obrigado.

• Membro VIP
Postado

Eu (eu) faria:

-pullup e com capacitor 100nF no botão com este indo pro gnd.

-o carregador celular já é 5V. Não usaria o 7805

-além do 100nF, +1 cap eletrolítico entre vcc e gnd

-deixaria só e somente só o pino de botão como entrada.

-se botão muito longe, fio blindado

-etc...

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Eu (eu) faria:

-pullup e com capacitor 100nF no botão com este indo pro gnd.

-o carregador celular já é 5V. Não usaria o 7805

-além do 100nF, +1 cap eletrolítico entre vcc e gnd

-deixaria só e somente só o pino de botão como entrada.

-se botão muito longe, fio blindado

-etc...

Valeu pelas dicas,vou tentar implementar aqui. Obrigado.

• Curtir 1
Postado

Mexi mexi e mexi... coloquei o botão como pull-up... também o capacitor na entrada...

A parte do "e com capacitor 100nF no botão com este indo pro gnd." não tinha entendido muito por isso não fiz...

Mas parece que o problema era mesmo o fio muito comprido...

não imaginei que poderia ser, pois o fio do botão tem uns 20cm (fio comum não blindado)...

quando soldei o botão direto na plaquinha, o problema acabou... posso ficar brincando no botão da luz que não ocorre o erro.

Tentarei agora colocar um fio blindado para ver como se comporta.

Mas agora fiquei pensando... e se for uma placa grande tipo 30cm, e o botão ficar longe do pic... como devo fazer esta blindagem na placa? devo fazer trilhas finas? grossas? ou puxar um rabicho com fio blindado?

outra coisa não entendi porque o pullup funcionar melhor... não deveria funcionar legal dos dois modos?

obrigado.

Postado

@BloodCeltics Lopes ,

Bem vindo ao mundo real, meu amigo !

Quando alguém aperta o botão da luz, ocorrem picos de alta corrente nos contatos do botão, gerando um ruído de rádiofrequência de alta intensidade.

A fiação comprida entre seu botão e o Pic serve de antena, e acaba induzindo esse ruído na entrada do seu Pic.

A solução mais simples é abaixar a impedância na entrada do Pic, por exemplo colocando um resistor de 2K2 em paralelo com o capacitor de 100nF entre a entrada do Pic e o positivo da alimentação de 5V ( supondo que o seu botão esteja entre o pino do Pic e o Gnd.

Se ainda assim não resolver, abaixe o resistor para 1K .

Ou faça o que todo profissional faz : crie sua rotina de Debouncing, que iria identificar esse ruído e ignorar enquanto não existir um nível constante de sinal.

Programar seria muito mais simples se o mundo real colaborasse conosco igual as simulações kkkkkk !

Paulo

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado
Em 07/03/2019 às 16:19, BloodCeltics Lopes disse:

capacitor 100nF no botão

Em 07/03/2019 às 16:19, BloodCeltics Lopes disse:

não fiz...

Era o que faltava...

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado
Em 09/03/2019 às 01:04, aphawk disse:

A fiação comprida entre seu botão e o Pic serve de antena, e acaba induzindo esse ruído na entrada do seu Pic.

Mas este antena... capta a interferência via rede elétrica ou pelo AR?  tipo se eu ligar o mesmo circuito (com fio comprido no botão e sem blindagem, porém alimentando o circuito com baterias... correrei o risco desta interferência?

(agora que aprendi não ligarei mais o botão desta forma, pergunto novamente apenas para aprender bem o assunto)

obrigado.

• Membro VIP
Postado

Além da blindagem existes outras técnicas pra fiação longa. P.ex. aquele lance de loop de corrente 4...20mA, o do par trançado, o do amplificador diferencial e afins. Mas pra sinal de baixa frequencia como no caso de teclas, continuo preferindo interfacear com opto acoplador pois me dá a segurança da isolação.

• Curtir 1
Postado

@BloodCeltics Lopes ,

Usar um cabo blindado vai ajudar bastante , mas mesmo assim tem de abaixar a impedância na entrada do Pic.

Como a @Isadora Ferraz citou, o loop de corrente foi criado justamente para diminuir muito as interferências, ao abaixar a impedância para circular uma corrente de 4 a 20 mA. Mas é uma solução industrial.

E eu iria garantir fazendo uma rotina de debounce ...

Paulo

• Curtir 1
Postado

Pessoal obrigado pelas dicas estou estudando bastante o assunto, e para aprofundar um pouco mais meus estudos gostaria de saber se a seguinte técnica faz alguma diferença... se ajuda ou aumenta ainda mais a antena:

usar esta blindagem de cobre fornecida pelos softs de pcbs... e no caso de funcionar, qual devo usar? a trançada ou a sólida (veja nas imagens de exemplo que fiz onde blindaria somente os fios da chave que vai ao MC:

blindagem placa.jpg aqui frente e verso da placa

cobre derrame.jpgExemplo do "trançado" que falei

Postado
19 minutos atrás, aphawk disse:

@BloodCeltics Lopes ,

Acho que tanto faz .... mas não vejo o resistor e capacitor que eu recomendei .... o custo é bem baixo e compensa !

Paulo

Sim, vou usar o que recomendou esta foi só uma imagem de exemplo, para mostrar a cobertura extra de cobre, mas no circuito original vou colocar os componentes recomendados...

mas queria saber se esta blindagem de cobre influencia alguma coisa... obrigado.

• Membro VIP
Postado

A camada de cobre, além da blindagem também [des]gasta menos [o] ácido na corrosão.

A quadriculada é melhor pra máquina de solda de onda. A cheia caso tenha uma mínima umidade, pode criar bolhas de ar (pelo vapor) em baixo ao passar pela onda.

E sim pra projetos sem restrições e não críticos,

2 horas atrás, aphawk disse:

tanto faz

...

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!