Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Olás,

Por favor, preciso gerir um cronograma onde as datas de início das tarefas dependem da data de término de tarefas predecessoras.

Nem sempre a predecessora é a linha anterior, e a planilha não terá só meia dúzia de linhas, por isso estou tentando automatizá-la neste quesito, só não consegui ainda.

Só que isso inclui duas possíveis datas de término das atividades, uma real (que será alimentada individualmente) e a outra teórica (que combina a data de início e a duração prevista da predecessora)

As células da coluna C lerão inicialmente a data da célula D da predecessora, se esta estiver vazia, deverá ler a E.

Penso que seria algo como =se(étexto(E-1);E-1;D-1) (sendo o X-1 a predecessora), o que eu gostaria é que o Excel lesse automaticamente a célula predecessora, baseado no que está na célula I, para que eu possa mudar a predecessora e as datas já serem corrigidas em toda a planilha.

Sim, eu sei que o project faz isso com os dois pés nas costas, a escolha não é minha. :(

Pensei em usar a PROCV, mas não consegui encaixá-la com a SE.

Obrigado!

Costurando funções.xlsx

Postado
40 minutos atrás, Evandro disse:

Nem sempre a predecessora é a linha anterior, ...

No seu exemplo a predecessora está sempre na linha posterior.  :confused:

Experimente uma cópia da fórmula abaixo em C8 e arraste para baixo.

Ajuste a célula final do intervalo I$8:I$13 conforme a sua necessidade.

=SE(DESLOC(D$7;CORRESP(A8;I$8:I$13;0);;;)>0;DESLOC(D$7;CORRESP(A8;I$8:I$13;0);;;);DESLOC(E$7;CORRESP(A8;I$8:I$13;0);;;))

• Membro VIP
Postado

@osvaldomp muito obrigado.

Sim, eu fiz um resumão da planilha que uso e acabou não tendo um caso de uma linha lá nos cafundós ter como predecessora uma do começo.

Vou testar e dou um retorno. :joia:

Postado

Claro que funciona!!!

A fórmula retorna o valor da coluna E, não é isso que você quer?

Enquanto você não preencher as células da coluna E a fórmula retornará zero, e por estar formatada como data retorna 00/01/1900.

Se você quiser que retorne vazio enquanto a coluna E estiver vazia então acrescente essa condição na fórmula.

• Membro VIP
Postado

@osvaldomp sim, é o valor da coluna E, mas, pegando a C8 inicial, ela só retorna um valor caso eu preencha a E9, quando eu precisava que a C9 retornasse o valor de E9 (neste caso).

Se eu assinalar na I alguma célula C posterior, a função dá #N/D.

Postado

9 horas atrás, Evandro disse:

...quando eu precisava que a C9 retornasse o valor de E9 (neste caso).

Me parece que você quer que retorne o valor de uma linha acima em relação à linha que der match.

Se for isso, experimente a fórmula abaixo. Acrescentei o -1 em vermelho (3 ocorrências).

=SE(DESLOC(D$7;CORRESP(A8;I$8:I$13;0)-1;;;)>0;DESLOC(D$7;CORRESP(A8;I$8:I$13;0)-1;;;);DESLOC(E$7;CORRESP(A8;I$8:I$13;0)-1;;;))

• Membro VIP
Postado

@osvaldomp obrigado, é isso, mas não é pra ser obrigatoriamente a linha de cima e sim dependente da informação na coluna I.

Muito obrigado pela ajuda, mas eu preciso reformular a minha pergunta para não tomar seu tempo desnecessariamente. ;)

----

@osvaldomp consegui, com esta:

Citação

=SE((PROCV(I9;A$8:F$13;4;FALSO)<42604);PROCV(I9;A$8:F$13;5;FALSO);PROCV(I9;A$8:F$13;4;FALSO))

Segue planilha em anexo.

Costurando funções.xlsx

E sim, eu não sei usar direito a procv, é assunto da próxima aula do curso. :oops:

Muito obrigado pela ajuda!

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

Pessoas, uma nova dúvida sobre a planilha surgiu.

Seria possível colocar dois ou mais predecessores na coluna I?

Por exemplo, as linhas 8, 9 e 10 serem predecessoras da 13, e o excel ler, automaticamente, a maior data da coluna E destas três.

Nem que seja pra ter uma outra coluna acessória.

Só consigo pensar nisso com o uso repetido da função do meu post anterior e a função máximo, mas seria feito de forma manual.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Bom dia @Evandro

A tua explicação está meio confusa, mas vamos tentando ajudar.

O Excel funciona através de critérios para automatizar a função máximo, tem que ter critérios, assim conseguimos retornar a data desejada.

Só para você ter uma ideia do raciocínio, apliquei na tua planilha, a função MÁXIMO, como matricial, utilizando os critérios <>A11 e <>A12, que quer dizer diferente de Avaliação de pesquisa(A11) e Validação de pesquisa (A12).

Como a formula é matricial, no final, em vez de teclar ENTER, tecle CTRL+SHIFT+ENTER, que automaticamente serão inseridas chaves, no incio e no final da formula.

[]s

26_03_19_Costurando funções_Patropi.xlsx

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Patropi obrigado e desculpe pela confusão.

Vou tentar me reexplicar. :)

Preciso que a célula C leia o valor da célula da coluna I e busque no restante da planilha o valor da coluna E da linha onde está este valor de I.

Por exemplo, a célula I9 tem como seu valor a célula A8, e a C9 buscará o valor de E9 para mostrar.

Isso eu consegui fazer com PROCV, mas me serve para um I9 com uma só célula assinalada.

Se eu colocar em I9 = A8;A7, há erro.

Poderia resolver isso colocando =máximo(se(procv1...);se(procv2...), por exemplo, mas aí eu caio no trabalho manual, que não é viável para este caso, que vou passar das duas mil linhas de tarefas que precisam ter cronogramas ajustados constantemente.

Já passei da aula de procv e com a ajuda do @osvaldomp consegui fazer esta primeira parte, mas agora preciso tentar a segunda, e tenho tarefas que podem ter três ou quatro valores de I diferentes (as predecessoras)

O Project faz isso tudo sem complicações, eu sei, mas não poderei usá-lo. :(

Obrigado mais uma vez, vou testar aqui a sua sugestão. :joia:

• Membro VIP
Postado

@Evandro

Citação

Se eu colocar em I9 = A8;A7, há erro.

Para usar dois critérios, tem que usar junto a função E, ficando assim:

=SE(E(I9=A8;I9=A7);"OK";"NOK")

Explicação da fórmula --> SE I9 é igual a A8 e I9 e igual a A7;retorna OK, senão retorna NOK.

[]s

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...