Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou desenvolvendo um mini projeto de contador de tento (truco) e como posso limitar o meu contador, para não passar do número 12, ou quando for passar para o 13 ele dar um reset, procurei bastante mas não achei nada q me ajudasse, desde já agradeço  

Screenshot_3.jpg

• Membro VIP
Postado

Você pode tentar algo como um comparador digital algo como 74hc688

pg_0004.png

Ou uma coisa minimalista muito mas muito lôca mesmo que pensei agora e que você não deve achar na net.. bem... agora vai.

O meu truco acaba com 12 então 11 é o último.  Imagine um comparador analógico ou comparador janela, uma rede R2R estrategicamente em alguns segmentos do display de modo que quando atinge 12 atue na saída. Testa aí no simulador.  Uma demonstração meia boca que um computador analógico pode substituir uma lógica complexa e de quebra um pouco de diversão...

Pensei ainda mais minimalista... você pode comparar só digital mesmo... Algo como o segmento D da dezena que apaga com digito 1 e o E da unidade que acende com dígito 2

Visualize mentalmente ou no papel e faça a lógica. E me confirme pois nem sei o que digo...

Lá se vai meu computador analógico. Em algum momento pode ser útil por isso mantenho o registro ok?

E corre que to com zape!😉

• Curtir 1
Postado

Coisa minimalista mesmo são os diodos e um resistor pra formar a porta E. 

Com a tabela verdade em mãos, no número 13 você analisa as saidas que são acionadas somente neste número. 

Como exemplo, o circuito do meu relógio. Veja lá nos 4026 os diodos ligados nas saídas, no meu caso estão ligados para zerar nos números 23 e 59, você deve ligar de outro jeito para ir até 12.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Renato.88 disse:

Veja lá nos 4026

estranho... dei uma olhada rápida e não vi menção de 4026 nem mesmo com ctrl-f...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

estranho... dei uma olhada rápida e não vi menção de 4026 nem mesmo com ctrl-f...

Eles estão na última imagem do post citado. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Ainda pouca informação. Eu (eu) ainda tô com dificuldades...

Pra ganhar 1 10: Linka direto pra página E post, mostra o esquema e explica como funciona.. se achar que deve, claro.

...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

GDDBucw.gif&key=9a6ad73dabb4b98d83444e79

acho que agora vi o 4026. Usei uma lupa. Faça o mesmo com diodos pro número 12 (no meu caso). Perceba os segmentos de dezena de 00 a 09 se mantêm. O desafio é perceber uma única combinação quando atinge 12 e fazer uma lógica simples com 2 diodos ou porta lógica. Talvez uma nand ou 2 diodos + transistor como inversor. O resultado vai no reset do 4026.

off 1/2 on

Fiz 1 contador de truco com mc pic16f676 e display gráfico nokia. Ocupou 1022 bytes de 1023. Consumo perto de zero uma bateria moeda dura anos... acho que já publiquei aqui e/ou em outro forum...

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

Pra aparecer o 12, a lógica tem que estar no número 13. 

No número 13 temos a seguinte condição:

Dezena:

A=0

B=1

C=1

D=0

E=0

F=0

G=0

Unidade:

A=1

B=1

C=1

D=1

E=0

F=0

G=1

O segredo é colocar os diodos nos pinos que permanecem em 1 somente no número 13.

Vai ter que identificar quando a dezena for 10, aí entra a porta inversora em algum segmento que só acende no zero, no caso é qualquer um, menos B e C. 

Para o número 3 a lógica são os segmentos C e G. 

Vai usar dois diodos (1N4007/1N4148 serve), dois resistores e um transistor que pode ser o BC548 e seus equivalentes. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...