Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas.

Preciso montar um logo com leds usando uma breadboard e um Arduíno. Estou tendo problemas por que em certa parte do logo dois leds ficam na mesma faixa da breadboard (igual nesta imagem), assim, quando acendo um deles o outro também acende. É possível fazer dessa maneira? Se não, tem outra forma de fazer?

• Membro VIP
Postado

6BQWrjS.png

Amigo.. basta deslocar uma perninha. P.ex. a do catodo, geralmente a mais curta você coloca de todos numa linha só. A do anodo, a mais longa, vá deslocando diagonalmente uma a uma. Uma em cada linha. Penso que dá pra colocar os 5 alinhados - led 3mm. Pra ficar "bunitinho" você pode até mesmo preformá-los... algo como 2 "joelhos" em cada...

Esta é uma (01) opção de muitas...

Seria esta a sua dúvida??

Postado

@Isadora Ferraz Essa poderia ser uma solução na prática, mas como este é um projeto para a escola preciso do modelo teórico em funcionamento para entregar. BTW: este é o logo que preciso reproduzir: link tinkercad  (o problema em questão é acender os leds um a um). 

Edit: O link (link tinkercad) está redirecionando para esta mesma página. Link do projeto: tinkercad.com/things/1j7ExBbAQ01

• Membro VIP
Postado

t725.png?rev=1552597420327000000&s=a95c9

Amigo estou com dificuldade em entender completamente a sua. Seu simulador simplesmente não consegue desinclinar os leds? Só se colocar nos buraquinhos paralelos? é isso? Se sim realmente estamos todos limitados. E isso me preocupa ligeiramente com relação ao nosso futuro nesta área.

Neste caso por gentileza  considere outro meio de simulação.

Como alternativa, consulte seu simulador e veja se ele tem algo como uma matriz de leds. Ou até mesmo google algo direcionado ao seu arduino. Já preconectados, deve facilitar sua vida.

matrix_connections_s9OJ43nrTc.jpg

https://create.arduino.cc/projecthub/SAnwandter1/programming-8x8-led-matrix-23475a

Postado

Eu necessariamente preciso usar os leds plugados numa breadboard. A minha dúvida: é possível controlar individualmente dois leds na mesma linha da placa (como na primeira imagem e em partes da segunda)? Se sim, como?

• Membro VIP
Postado

Tem gente confusa aqui ainda e algo me diz que sou eu. Infelizmente a ideia que te dei la no começo envolve a montagem real e tenho dúvida se compreendeste 100% dela. Mas se tiver interesse, veja como são as conexões reais do protoboard. Neste caso, hás de perceber que as linhas de cada lado da "vala" estão conectadas - no seu caso horizontalmente - entre si. Assim sendo, se seu protoboard virtual for fiel à realidade, não é possível ligar leds em paralelo e acender individualmente... bem acho que isso finalmente responde sua pergunta...

Ah e de nada...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!