Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor Ultrawide vale a pena sem gpu e afetar FPS em resolução abaixa da nativa?


Posts recomendados

Estou planejando pegar um PC com uma Gigabyte GA-A320M-S2H DDR4 AM4 e Ryzen 5 2400g, sem placa de video.

basicamente pra jogos pretendo jogar em apenas HD, full HD dificilmente iria ser possível.

 

 

preciso de um monitor e planejo pegar esse 25UM58 25" Ultrawide (2560x1080).

gostaria de saber se a placa-mãe e o processador "aguenta" um monitor dessa resolução, e roda tranquilo na hora de ver videos e utilizar a web normal, ou se vai apresentar gargalos.

 

e teria problemas de fps nos jogos, tipo pra jogos vou deixar no modo janela ou janela sem bordas e jogar com black bars(ou não), sinceramente acredito que black bars não incomoda contanto que esteja nas laterais, se fosse em cima e embaixo ai seria outra história.

isso afetaria o fps?

 

porque se não vou ter q ir com um monitor 19,5 hd normal. e o problema é não consigo encontrar um monitor apenas hd com hdmi e ips.

no caso de pegar um full hd a tela ficaria esticada na hora de jogar  e colocar a resolução em 720, ou em modo janela seria estranho já q o monitor seria apenas um pouco maior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema não vai ter pra usar a internet e jogar no baixo-médio os jogos atuais. Só não consigo me acostumar com monitor ultrawide... parece que ele levou uma porrada em cima e ficou achatado, mas isso é gosto pessoal. Jamais vou abandonar o velho e bom 16:9. Mas se você acha que maior espaço nas laterais é necessário, vá em frente. Falando em espaço lateral, tem a opção de usar 2 monitores também se a sua mesa permitir. Mas o vídeo integrado do Ryzen dá conta tranquilo sim, mas certifique-se de usar sempre 2 pentes de memória em dual channel. As APUs do Ryzen em single channel são sofríveis o desempenho.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lnpott @simforoso Ok, obrigado pelas respostas. Uso 2 monitores no trabalho, e meio que incomoda aquela parte vazia entre os monitores que faz parecer que o mouse pulou de uma tela pra outra, apenas frescura da minha parte. Gostaria de 2 para algo como programção e outras coisas. 

 

Mas e quanto aos jogos, afetaria o FPS jogar na resolução 720 em ultrawide?

se em um monitor de 19,5" HD eu pego 60 de fps no 720p, eu pegaria a mesma quantidade de fps em um ultrawide na mesma resolução? ou isso iria ser afetado devido ao tamanho do monitor? mesmo com black bars.

 

Pretendo usar 2x Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT White 4GB 2666Mhz, e futuramente dar um upgrade para 2x8GB 3200Mhz ou só colocar uma placa de video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Anonn disse:

@lnpott @simforoso Ok, obrigado pelas respostas. Uso 2 monitores no trabalho, e meio que incomoda aquela parte vazia entre os monitores que faz parecer que o mouse pulou de uma tela pra outra, apenas frescura da minha parte. Gostaria de 2 para algo como programção e outras coisas. 

 

Mas e quanto aos jogos, afetaria o FPS jogar na resolução 720 em ultrawide?

se em um monitor de 19,5" HD eu pego 60 de fps no 720p, eu pegaria a mesma quantidade de fps em um ultrawide na mesma resolução? ou isso iria ser afetado devido ao tamanho do monitor? mesmo com black bars.

 

Pretendo usar 2x Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport LT White 4GB 2666Mhz, e futuramente dar um upgrade para 2x8GB 3200Mhz ou só colocar uma placa de video.

Não usar a resolução nativa do monitor pode deixar a imagem estranha, meio "lavada", enfim estranha. Mas dá pra usar sim se você não ficar prestando atenção nos detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Anonn Para uso cotidiano e assistir vídeos, o processador suporta com folga enorme. Então, sem problemas quanto a isso. Com relação aos jogos, a resolução é maior no formato 21:9 e, portanto, a exigência sobre a placa de vídeo também será. Há um impacto no desempenho com relação ao 16:9, mas bem menos relevante que a diferença entre 1080p e 1440p, por exemplo.

 

Eu recomendo investir no ultrawide. O vídeo integrado desse processador tem desempenho próximo a uma GTX 750, ou seja, é um poder gráfico considerável. Você vai ter boa experiência mesmo na resolução máxima, na maioria dos jogos, bastando reduzir a qualidade gráfica. Fora que você pretende adicionar uma placa de vídeo depois...

 

Quem usa monitor ultrawide dificilmente volta atrás. A experiência é semelhante à de usar dois monitores, mas sem os inconvenientes disso! A experiência em jogos é muito mais imersiva e para trabalhar é uma maravilha (você pode colocar três planilhas ou documentos lado a lado, com folga). Fora que os filmes são geralmente feitos nesse formato também... Ocupam a tela inteira, diferentemente de um monitor comum. 

 

Não consegue colocar uma placa-mãe B350 ou B450 aí? Além de permitirem overclock (o que é muito fácil de fazer no vídeo integrado desse processador, mesmo com o cooler box, fornecendo ganhos legais de desempenho), possuem circuito regulador de tensão bem mais robusto. 

 

Ah, eu não compraria o Ultrawide de 25 polegadas, já que, no formato, 21:9, o monitor fica bem pequeno na altura. Compraria o de 29''. Pode não parecer, mas isso faz muita diferença. E, com 29'', a LG já começa a oferecer o recurso do Freesync/G-Sync, que também é sensacional (outra coisa que, depois de usar, você nunca mais vai querer ficar sem).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, simforoso disse:

Não usar a resolução nativa do monitor pode deixar a imagem estranha, meio "lavada", enfim estranha. Mas dá pra usar sim se você não ficar prestando atenção nos detalhes.

Não entendi, como assim lavada? digo, eu estaria usando no modo janela, na resolução 720, o que não faria ela esticar, então ela não ficaria normal da mesma forma que em um monitor hd?

só pretendo jogar em fullscreen no ultrawide no futuro q eu adquirir uma placa de video.

adicionado 4 minutos depois

@KairanD obrigado pela resposta... Então, não manjo muito de placa-mãe, to pegando uma q me recomendaram de "entrada".

não entendo esses negócios de "overclock", então acredito que não farei isso, já que me da um certo medo queimar algo ou sei lá.

 to investindo o que da nesse ultrawide pois além de usar pra jogar uso para fazer alguns trabalhos, programações, etc.

e conseguir abrir no minimo 2 janelas na tela ajudaria muito.

só quero ter certeza que em modo janela o jogo não ficaria com queda de fps.

se desse pra jogar jogos no full seria uma maravilha também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Anonn disse:

Não entendi, como assim lavada? digo, eu estaria usando no modo janela, na resolução 720, o que não faria ela esticar, então ela não ficaria normal da mesma forma que em um monitor hd?

só pretendo jogar em fullscreen no ultrawide no futuro q eu adquirir uma placa de video.

 

No meu monitor e no anterior que tive em 2009, quando não rodava algo na resolução dele, a imagem ficava meio desfocada, meio embaçada, mas não sei como está isso nos monitores atuais. Mas creio que não terá problemas que cheguem a atrapalhar sua utilização. E o vídeo integrado do Ryzen vai dar conta tranquilo, não espere rodar no máximo naturalmente, mas com moderação dá pra jogar muita coisa tranquilamente, renderizar vídeos, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, simforoso disse:

No meu monitor e no anterior que tive em 2009, quando não rodava algo na resolução dele, a imagem ficava meio desfocada, meio embaçada, mas não sei como está isso nos monitores atuais. Mas creio que não terá problemas que cheguem a atrapalhar sua utilização. E o vídeo integrado do Ryzen vai dar conta tranquilo, não espere rodar no máximo naturalmente, mas com moderação dá pra jogar muita coisa tranquilamente, renderizar vídeos, etc.

Essa placa-mãe(Gigabyte GA-A320M-S2H DDR4 AM4) teria problemas pra renderizar a resolução?

tipo, acabei de olhar aqui no site da pichau e está nas informações dessa placa-mãe:

Gráficos
1 x Porta D-Sub, suportando uma resolução máxima de 1920x1200 @ 60 Hz
1 x Porta DVI-D, suportando uma resolução máxima de 1920x1200 @ 60 Hz 
1 x Porta HDMI, suportando uma resolução máxima de 4096x2160 @ 24 Hz

 

Isso significa que o HDMI só roda a 24hz?

e o que seria hdmi 2.0? um cabo diferente?

 

obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!