Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou buscando um cooler pra substituir o stock do R5 2600 e de olho nesses 2. Pretendo gastar de 150 a no máximo 200 reais, já com frete incluso.
Meu gabinete é do tipo "silent", todo fechado e com placas de isolamento acústico. Tem 3 fans de 14 cm, 2 injetando ar e 1 exaustando. Os cabos estão bem organizados, mas quando exijo o máximo a CPU bate perto de 90 graus, queria abaixar um pouco isso daí.
Encontrei esses dois numa loja da cidade, o Lucifer K2 por R$ 165 e o Thermaltake por R$ 174. Qual vale mais a pena? Teria alguma opção mais indicada nessa faixa de preço? Obrigado!

Links com as especificações:
Lucifer K2

Thermaltake Water 3.0 x120

Postado
22 horas atrás, Shaman93 disse:

Boa noite, estou buscando um cooler pra substituir o stock do R5 2600 e de olho nesses 2. Pretendo gastar de 150 a no máximo 200 reais, já com frete incluso.
Meu gabinete é do tipo "silent", todo fechado e com placas de isolamento acústico. Tem 3 fans de 14 cm, 2 injetando ar e 1 exaustando. Os cabos estão bem organizados, mas quando exijo o máximo a CPU bate perto de 90 graus, queria abaixar um pouco isso daí.
Encontrei esses dois numa loja da cidade, o Lucifer K2 por R$ 165 e o Thermaltake por R$ 174. Qual vale mais a pena? Teria alguma opção mais indicada nessa faixa de preço? Obrigado!

Links com as especificações:
Lucifer K2

Thermaltake Water 3.0 x120

Se serve de base pra ajudar na sua busca, aqui com esse mesmo processador (ryzen 2600) eu uso um scythe ashura shadow que é um aircooler com 16cm e fans de 14cm. A temperatura fica em torno de 34º ~ 36º em idle e em load normalmente não passa de 47º. No prime95 com 100% de uso depois de alguns minutos ele fica em torno de 53º no máximo.

Já tive experiência com alguns aircoolers de 90,12 e 14cm, e eu prefiro aircooler com fans de 14cm por movimentar mais ar, girando menos e sendo menos barulhento. Só é mais difícil achar, esse tipo de cooler no Brasil. O meu eu importei, mas talvez tenha algum por ai.

Acho mais interessante usar aircooler devido a facilidade que se tem pra manter. E um bom aircooler consegue ser tão bom quanto um water cooler intermediário, o que pra mim já tá ótimo. Watercooler tem muita coisa que pode dar problema, e não tenho muita paciência.

• Obrigado 1
Postado

@Ryudo Valeu pelas dicas! Que sonho essas temperaturas, hein. Acho que pra atividades realmente dispendiosas, tipo renderização que vai mandar o R5 2600 a 100% por horas, o stock cooler realmente é fraco, talvez com a exceção de no inverno com temperaturas ambiente abaixo de 20 graus. Vi mais gente reclamando dele chegando perto dos 90. Em jogos tá relativamente tranquilo, fica perto dos 70. 
Pelo que eu andei lendo pessoal realmente reclama muito da baixa durabilidade dos WCs de entrada. Não tenho nenhuma experiência com eles, estava tendendo pro Lucifer mesmo. Obrigado pela sugestão do fan de 14 cm, quando vê se não achar bom o bastante troco o padrão do Lucifer por um 14 mais porreta. Pelo que vi ele vem com clips pra permitir a instalação de 2 fans num sistema push pull e é compatível com fan 14 cm, mas resta a dúvida se caberia com 2 fans no gabinete (a não ser que eu descole um fan extra-fino acho que não, talvez nem assim). Mas mesmo assim tudo bem, uma definição que achei boa do Lucifer K2 foi "dos melhores o pior", o que honestamente por um cooler de menos de 200 reais me parece ótimo.

• Curtir 1
Postado
35 minutos atrás, Shaman93 disse:

@Ryudo Valeu pelas dicas! Que sonho essas temperaturas, hein. Acho que pra atividades realmente dispendiosas, tipo renderização que vai mandar o R5 2600 a 100% por horas, o stock cooler realmente é fraco, talvez com a exceção de no inverno com temperaturas ambiente abaixo de 20 graus. Vi mais gente reclamando dele chegando perto dos 90. Em jogos tá relativamente tranquilo, fica perto dos 70. 
Pelo que eu andei lendo pessoal realmente reclama muito da baixa durabilidade dos WCs de entrada. Não tenho nenhuma experiência com eles, estava tendendo pro Lucifer mesmo. Obrigado pela sugestão do fan de 14 cm, quando vê se não achar bom o bastante troco o padrão do Lucifer por um 14 mais porreta. Pelo que vi ele vem com clips pra permitir a instalação de 2 fans num sistema push pull e é compatível com fan 14 cm, mas resta a dúvida se caberia com 2 fans no gabinete (a não ser que eu descole um fan extra-fino acho que não, talvez nem assim). Mas mesmo assim tudo bem, uma definição que achei boa do Lucifer K2 foi "dos melhores o pior", o que honestamente por um cooler de menos de 200 reais me parece ótimo.

Realmente, não sei o que chamam de pior, mas a julgar pela aparência bruta do cooler e esses heatpipes, me parece muito bom pelo valor. Acho que vale a pena ao menos dar uma chance. E se der pra colocar fans de 140mm posteriormente, melhor ainda. Só tem que ver se pode qualquer um de 140mm ou apenas do tipo abaixo com as presilhas mais próximas como seria em um 120mm. Depois se puder, posta as temperaturas do k2. Acho que serão boas.

Xigmatek_XLF-F1703_Orange_01_vmercik_hwm1.jpg.cf81019bfca095ed41a41c4792bca397.jpg

• Curtir 1
Postado

Comprei e instalei o monstro aqui. A instalação achei um sufoco, bem chatinha. Um dos parafusos é muito difícil de acessar, se não fosse uma chave de fenda véia e comprida que achei aqui em casa não ia conseguir. Cheguei a ter que remover a pasta térmica e reaplicar, não consegui de primeira. Usei a Mastergel Maker da Cooler Master em vez da que vem com o cooler. Por enquanto boas impressões, em idle o processador ficava em torno de ~10 graus acima da temperatura do sistema, agora fica na mesma, com o fan em 600 rpm, que é a rotação mínima.

Em 1 hora de Prime95 batia os 85 e agora fica pelos 60, ventoinha em 1000 rpm.
No teste de estresse máximo, Prime95 + FurMark, antes cheguei a ver a CPU chegando nos 93 graus e abortei. Agora estabiliza em torno dos 70, fan em 1500 rpm.

Uma coisa chata que notei é que a partir de umas 1300 rpm o cooler começa a produzir um barulho estranho, impressão que dá é que parece barulho de areia. Como o gabinete tem as placas de isolamento e os fans da GPU são muito mais barulhentos, mesmo perto de 1500 rpm ainda fica inaudível, mas pelos 1800, que é a rotação máxima, fica muito alto. Não sei se é um defeito no fan ou talvez as aletas de metal tiritando com a turbulência. Pelos próximos dias vou tentar fazer um teste, tirar a ventoinha e mandar ela pros 1800 rpm sozinha pra ver se faz o barulho.

Ponto positivo é que a temperatura do sistema como um todo baixou. Antes a parte de cima do gabinete, que é fechada, ficava pelando, agora fica morna no máximo.

Ficou estável sem passar de 80 graus com overclock a 4.0 GHz, tensão de 1.38 a 1.4 V.

cooler2.jpg

• Curtir 2
Postado

E pelo jeito o tal do 'extended frequency range', que dá um gás nos clocks ao perceber que a refrigeração comporta, funciona mesmo... Fazendo umas renderizações aqui (no clock padrão) o HWMonitor registrou picos de 4.86 GHz (!!), temperatura máxima não ultrapassou os 41.
image.png.e134e9ba750b9e87bf90d4817d4de551.png
image.png.206d286667fe9d407c39bf0e131a62b3.png

Postado
12 horas atrás, Shaman93 disse:

E pelo jeito o tal do 'extended frequency range', que dá um gás nos clocks ao perceber que a refrigeração comporta, funciona mesmo... Fazendo umas renderizações aqui (no clock padrão) o HWMonitor registrou picos de 4.86 GHz (!!), temperatura máxima não ultrapassou os 41.
image.png.e134e9ba750b9e87bf90d4817d4de551.png
image.png.206d286667fe9d407c39bf0e131a62b3.png

Esse cooler é bem grande mesmo e pelo visto a performance por $$ desse cooler é realmente boa. Se alguém tiver alguma dúvida, isso vai ajudar bastante. 1800rpm dependo da fan pode fazer bastante barulho mesmo, mas se a compra tiver sido pela internet, melhor testar dentro dos 7 dias pra troca ou devolução pra não ter problema. Se não for problema é só fazer um upgrade depois por um de 14cm, se der, ou um melhor de 120mm mesmo.

Esses 60º depois de 1h de prime95 é uma temperatura muito boa eu acho. Aqui o máximo de tempo que rodei o prime foram cerca de 6 minutos. Mas 4861 MHz? Será que estão certos mesmo esses registros?

Postado

@Ryudo Pode ser que seja erro de leitura sim. Agora estou usando num OC leve a 3,85 GHz e não vi mais o turbo passar de 4.1 GHz, o que parece mais realista. Comprei em loja física, na nota diz garantia de 3 meses e no site do fabricante falam em garantia de 1 a 3 anos. Imagino então que seja 3 meses com a loja e depois direto com o fabricante. Mas o lance é que foi tão difícil instalar esse troço que fico meio assim só de ter que tirar e reinstalar 😅
Mas mandei um email pra Deepcool relatando, vamos ver o que me respondem.

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

@Shaman93 comprou o lucifer k2?

@Ryudo o que você acha do lucifer v2? Meu amigo vai pro EUA amanha, e estou pensando em comprar um AirCooler de ate 150 reais e esse v2 ta nesse preço por la, ou compro o Lucifer k2 aqui, por 150.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...