Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero ligar uma placa-mãe que achei, ela é de 17w (Celeron 847), se eu usar uma fonte de 18v e usar step down para 12v/5v/3.3v já é suficiente para ligar a placa-mãe? Ou preciso usar todas as outras voltagens? Tipo -5v, -12v, 5vsb...Quero usar baterias para ligar...uma placa-mãe de notebook seria bem útil...

Postado

Ola.

Existe pouca chance de dar certo, e caso a motherboard consiga passar da sequencia POST ela iria operar apenas parcialmente.

As tensões negativas de fato quase não são usadas atualmente, elas existem por questão de compatibilidade . Nas placas muuuito antigas essas tensões iam direto para os slots, onde o -5V era para o as controladoras de floppy e o -12V era para a placa de rede externa  e controladora de porta serial. 

Acontece que mesmo nas placas atuais onde existe o  chip de rede onboard ele usa o sinal -12V  ( apesar de consumir apenas 10mA ) , então se você tem uma placa de rede onboard ela vai ficar inoperante.

Já nas motherboard de notebook  sabemos que a alimentação provida pela bateria é apenas positiva, mas a placa 'produz'  internamente as tensões negativas caso necessário. Assim como  as motherboard de PC tem seus reguladores internos que alimentam alguns barramentos com 2,5V  1,8V   1,3V e 0,8V  ( memoria, AGP, PCIe , etc )

Uma fonte ATX genérica tem custo irrisório,  coloque uma e vá suprimindo cada un dos fios negativos até descobrir se a placa vai operar ou não na ausencia deles.

Outro detalhe é a corrente necessária, no caso uma fonte de notebook pode não dar conta de alimentar uma motheboard de PC, ainda que voce consiga fazer as devidas reduções de tensão e aida que consiga fabricar os sinais negativos caso requeridos.

'_'

• Curtir 1
Postado

Uma vez eu consegui medir a corrente de uma placa antiga dessas. 

Com somente a mensagem "BOOT FAILURE" aparecendo na tela já que eu não coloquei HD o amperímetro marcou quase 6A.

O processador era um AMD athlon 1,5 GHz com 512 de RAM. 

A conexão feita foi através do terminal negativo, já que este é comum a todas as tensões. 

Postado

@Renato.88 Uma placa de Pc? Como você ligou? Como minha placa consome bem pouco, não preciso muita corrente, depois vou fazer os testes cortando tensões para ver com quais liga, tipo tentar ligar com só 12v, ou 12v e 5v ou 3.3v, mesmo que limite várias funções...

Postado
4 horas atrás, Victor_Silva173 disse:

Uma placa de Pc?

Sim, de um PC antigo que ganhei. 

4 horas atrás, Victor_Silva173 disse:

Como você ligou?

Usei a fonte original atx. 

Cortei todos os fios pretos para ligar o amperímetro neles. 

Também tentei desligar uma das tensões pra ver o que acontecia. 

Qualquer uma que desligar já corta tudo, imagino que na placa tenha um circuito de proteção.

Não sei se é igual, em todas as placas, mas cada tensão tem uma função importante. 

Sei que os 12V vão diretamente ao processador. 

Os 5V alimentam as portas de entrada e saída e também os chips de ponte norte e sul. 

E os 3,3V vão para pentes de memória e provavelmente alguma interface que eu não lembro direito o que é. 

De tempos em tempos isso muda um pouco, mas ainda segue um padrão. 

As tensões negativas é que já não são mais usadas. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...