Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

 

Amigos, comprei a placa em 2015 e desde então quase não vinha sendo utilizada em jogos, porém recentemente voltei a jogar a o desempenho dela estava ruim, baixei o programa da MSI para ver se conseguia identificar o problema e percebi que a placa estava passando dos 100 graus célsius, achei que era a pasta térmica que tinha ressacado então removi ela para fazer a troca, mas percebi uma que ela está com uma mancha preta estranha, parece que deu algum problema e derreteu algo, porém não consigo identificar o que é, olhei algumas fotos dessa placa e não da para reconhecer o que aconteceu.

 

Enfim, se alguém que entenda de placa puder me ajudar, queria saber se tem conserto ou já era, ela está funcionando mas passa dos 100 graus em jogos.

 

Obs: A placa foi utilizada durante a maior parte do tempo em uso leve, joguei bem poucas vezes e nunca fiz overclock, a fonte é uma Antec high currency gammer 520w.

 

 

PLACA1.jpg

  • Coordenador
Postado

@Baratinha O que é esse negócio verde caído aí logo em cima da placa? Essa coisa parece ter caído aí e derretido.

 

A placa está muito suja e precisa de uma limpeza completa. Tem que desmontar, fazer lavagem com álcool isopropílico, trocar a pasta térmica por uma adequada e remontar.

  • Curtir 3
Postado

@KairanD Então, tava achando que era alguma peça da placa que tinha estragado, mas pelas fotos não identifiquei nada parecido, putz, será que minha filha jogo alguma coisa dentro do PC e caiu na placa? Vou tentar puxar e remover hoje a noite.

 

Comprei uma pasta PCYES da gelid, deve chegar por esses dias, vou tentar a limpeza com o alcool mas acho que essa parte preta não vai sair não, ta impregnada, na aplicação da pasta térmica na VGA só uma gota é suficiente ou pode por mais?

  • Coordenador
Postado

@Baratinha Isso daí é alguma coisa que caiu aí mesmo e derreteu. É complicado. Vai ter que ter muita paciência para limpar, mas limpando deve resolver. Precisa remover isso daí, limpar todo o PCB, desmontar o dissipador, tirar a poeira, limpar a GPU, colocar pasta térmica e montar novamente. Use pincel macio e limpo, papel toalha, álcool isopropílico (sem água) e muita paciência. Pelas fotos a placa inteira parece estar suja, e isso faz a temperatura decolar. 

 

Você pode aplicar uma pequena gota de pasta térmica no centro da GPU e deixar que o próprio dissipador espalhe. Ou fazer como eu: aplicar uma gota e espalhar com uma colherzinha de sorvete, cartão de crédito ou mesmo tampa de caneta. Deve ficar uma camada bem fina. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@KairanD Obrigado pela ajuda, era um Giz de cera que minha filha colocou dentro do PC através de dois furos no gabinete que seriam para water cooler,  na verdade a placa não estava suja, era o giz que derreteu e escorreu por toda a placa. Consegui tirar esquentando ela com um secador e depois passei o álcool isopropílico no final.

 

Posso aproveitar para pedir sua opinião? Apesar da melhora na temperatura, está chegando em 80 Graus durante o jogo (já apliquei uma pasta nova da gelid) mesmo assim não está com um rendimento bom, eu to achando que está na hora de pegar uma placa mais nova.

 

Neste momento, pensei em uma RX 580 8gb dualfan da asus, está por 980,00 já com frete, você acha que vale a pena? Ou pelo fato de ser um PC mais antigo não compensa? Também já é uma placa que lançou tem 3 anos... seria melhor esperar? Não cheguei a uma conclusão.

Config. I5 3470 - MSI H67 - 8GB RAM 1333 - Antec High Currency gamer 520w.

IMG_20190319_204353.jpg

Postado

@Baratinha

 

80º, apesar de não ser o "ideal", não é uma temperatura estrondosa para uma placa de vídeo e não costuma apresentar problemas, passando disso aí sim você deve se preocupar.

 

A RX 580 é uma placa excelente e vai encaixar bem no seu computador caso realmente queira comprá-la.

  • Curtir 1
Postado

@Narak13 Agradeço pela resposta, então minha placa atual só roda no mínimo e mesmo assim da umas travadas as vezes quando tem muitas pessoas próximas nos jogos online, mas imagino que por ter apenas 2GB, no caso tem duas opções, essa asus na terabyte por 980,00 ou uma XFX na cissa 1035. Você saberia dizer se alguma é melhor que a outra? Pelo que vi a asus tem 3 anos de garantia e a XFX 2 anos, mas não sei se a garantia da asus realmente funciona...

Postado

@Baratinha

 

Pode pegar a ASUS mesmo.

 

4 minutos atrás, Baratinha disse:

@Narak13minha placa atual só roda no mínimo e mesmo assim da umas travadas as vezes quando tem muitas pessoas próximas nos jogos online, mas imagino que por ter apenas 2GB

 

Não só isso, a R7 260X não é uma placa muito forte mesmo. Era uma placa de entrada na sua epoca, anos depois entao...

  • Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Baratinha Apenas para reforçar, 80ºC não é uma temperatura anormal para placas de vídeo. Você limpou ela bem por dentro? Tirou a poeira do dissipador?

 

Compensa sim fazer um upgrade na placa de vídeo. Seu processador não é muito diferente de um Core i5 7400, por exemplo...

  • Curtir 2
Postado

@KairanD sim, removi ele para trocar a pasta e passei uma escova, estava bem empoeirado, mas acho que essa placa da gigabyte por ter apenas um Fan e de um plástico bem fraco por sinal, enfim, deve ser por isso que esquenta, vou comprar a RX 580 mesmo, acho que é o ideal para o monitor 22 Full HD.

 

@Narak13 vou de Asus então, 50,00 a menos e diz ter 3 anos de garantia no site da Asus.

 

Pessoal, agradeço de coração a ajuda, se quiserem podem fechar o tópico.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...