Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD (sistema) 2 HDS RAID 1 (arquivos)


Posts recomendados

Pessoal,

 

Estou com um SSD de 120GB para instalar o sistema (ubuntu e win10 dual boot).

 

Para armazenar arquivos, um HD de 1TB novo em NTFS (para os dois sistemas conseguirem ler).

 

Já tenho outro HD de 1TB com arquivos (que vou colocar nesse PC novo) e um HD externo (USB 3.0) com cópia desses arquivos (mais uma cópias só das coisas muito importantes em nuvem).

 

Minha ideia é: usar os dois HDs de 1TB (o mais antigo tem 2 anos, é um WD Blue e o novo um Barracuda) em RAID 1 para duplicar tudo automatico (hoje eu faço backup manual no HD interno e externo... quero fazer manualmente só no externo), assim caso um disco de problema o outro salva.

 

Como nunca fiz RAID, gostaria de algumas dicas, por exemplo, se der um pau na placa-mãe daqui uns anos ou se eu quiser tirar os HDs e usar em outro PC, eu consigo ler normalmente os dados em qualquer outro PC? Eu teria 2 HDs idênticos, com os mesmos arquivos em cada um, podendo até colocar cada um em um PC diferente (só exemplo, não teria motivo para fazer isso)?? Ou eles ficam "travados" e só conseguem ser lidos juntos e na placa que controla isso?

 

Existe alguma queda visivel de performance com os dois gravando ao mesmo tempo?

 

Minha placa (MSI 320m PRO-M2) tem duas opções AHCI e RAID, mas me parece que não dá para mudar só para 2 HDs, o SSD também vai pra RAID... isso vai dar problema??

 

Enfim, estou um pouco inseguro de fazer isso e perder dados ou ter problema futuros.... se for muito arriscado mantenho os dois HDs no PC e faço backup diário como já faço no PC antigo..... (o problema é que se perco o disco principal os dados do dia vão para o espaço junto.... por isso queria tudo gravado em tempo real, duplicado).

 

Obrigado!!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!