Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Philips 20PT4331/78R Defeito causado por terceiros...


Posts recomendados

Olá... Sou técnico de tv, mas essa está queimando minha mufa... uma moeda de 0,25 centavos e um brinco de metal estavam dentro do tv causando um curto, na qual só fica em StandBy. A tv é da minha irmã e o defeito era apenas SEM SOM, mas acho que no transporte até minha casa a moeda ou o brinco acabou causando este defeito. 

Sim... eu liguei pra conferir se estava sem som com ela ainda fechada...

Já medi a fonte e está tudo ok. A parte da deflexão vertical não tem a tensão esperada e daí vou nas saídas do flyback testando passo a passo e as tensões estão corretas. Acho que devido ao StandBy, "as tensões não aparecem no vertical".
O CI TEA da fonte é responsável pelo start ou é a memória, que também faz o defeito de "sem som"?
Preciso de uma luz, já que o defeito não foi causado por falha do tv e sim causadas por elementos de fora, sinistro..... 

Estou indo por etapas, mas como não sai de Standby, dá M de Macaco e a mufa queima.....
Abraços Claudio Jales

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz,já peguei um defeito assim,geralmente com objetos metalicos dentro do tv manda o microprocessador pro espaço,não esse ci tea é un ci chaveador da fonte acredito que fosse ele o led nem acendia experimente trocar o fotoacoplador q sao criticos nas philips coloca o pc817,mas pra mim esse micro já era.

adicionado 18 minutos depois

Já tentou também ligar ela apertando a tecla canal ou pelo controle remoto ?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro colega Dr.Luan vintage 1986

Fiz a troca do fotoacoplador, mas ainda sem sucesso... Grato pela dica...

 

Estou fazendo uma varredura e encontrei, não encontrei a tensão de -12 e 12 no vertical e saída do fly. Levantei os diodos e continua não aparecendo a tensão, porém os resistores de proteção antes dos diodos estão normais.

Estou levantando todos os diodos do fly tentando achar uma tensão e nada. pino 1 e 2 constam a tensão de 90v, acho que é porque está em stand by, quando a mesma deveria ser de 94v. 20v6 não tem em 7464 bd135, só tem 2v. O resistor do Frame_OUT está ok. a tensão da memória é 3v3, normal.

Sem start e ainda queimando a mufa... Alguém tem alguma sugestão?

Abraços Claudio Jales

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@claudio jales As tensões que o flyback fornece só aparecerão depois que o TV partir, para isso o processador tem que comandar...

Verifique se o processador esta recebendo a tensão de 8V no pino 14 dele, essa tensão é fornecida pelo emissor do transistor 7496 (BD135). Esse transistor esta perto do processador (CI 7200) e dos reguladores (fundo da placa).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Voltando... Constatei que as tensões estão muito abaixo do normal, não tem 8v, tem 0,algo... assim como demais tensões...

Agora vou pra fonte medir o passo a passo, pois a tensão de 12v em 6565 está em 10v e o pino 2 vcc do ci TEA está muito baixa. Deveria ter entre 13 a 17 e está com 10v e oscilando em 9.5v a 10v.

Estou separando o trafo da fonte para ver se encontro as tensões, pois a tensão do capacitor dobrador, está em 162,9v.

No 7521 dreno, gate e source, a tensão é: Dreno 162,9, mas variando um pouco pra baixo e em gate que deveria ter 2v6, consta 0,algo....

Lembrando que o tv só fica em stand by e não da partida, "por um curto que foi burrice minha", mas acho que é por falta de tensão correta na fonte que ela não chega ao micro TDA. Vou continuar postando até resolver ou minha irmã mandar jogar no lixo.... kkkkkkk

Abraços Claudio Jales

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom... vamos lá....

Retirando o trafo, e ligando só a etapa primária, deixando dessoldada a secundária, ao ligar o tv para as medições, fet entra em curto queimando o fusível. Vou fazer a substituição e colocar a lâmpada série para não queimar se outra coisa estiver em curto....

Abraços Claudio Jales

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom... depois de ter levantado o trafo, fet da fonte entrou em curto causando queima do fusível. coloquei de volta, troquei o fet e ao ligar entrou em curto de novo. Essa tv é muito problemática.... será que o ci TEA foi pro espaço??? Só tenho um pra trocar e acho que pra achar outro vai ser difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, claudio jales disse:

Bom... depois de ter levantado o trafo, fet da fonte entrou em curto causando queima do fusível. coloquei de volta, troquei o fet e ao ligar entrou em curto de novo. Essa tv é muito problemática.... será que o ci TEA foi pro espaço??? Só tenho um pra trocar e acho que pra achar outro vai ser difícil...

Não entendi porque levantou o choper(trafo), pois, certamente, iria danificar o Mosfet.

 

 Entre as razões para a queima dele é a falta de retorno de uma amostra do secundário para ele mesmo(TEA...) - verifique o comparador de tensão, foto, trilhas e etc.

 

Circuito Snuber - verifique os componentes entre Source e Drain no mosfet.

 

Qualquer componente que perturbe o funcionamento dele altera o tempo do controlador e chaveador PWM(TEA...) que por sua vez conduz mais e mais até que se queime - verifique os componentes ao seu redor, trilhas e soldas.

 

Entre outras razões, tem a possibilidade de que o próprio CI esteja avariado ou de péssima qualidade - por segurança compre ele em outro lugar de confiança.

 

isso é válido para a queima do TEA, para o defeito do televisor pode ser outra coisa. 

 

Recomendo que verifique os diodos e condensadores(substitua por novos sempre) da saída do transformador secundário (choper). 

 

Nao estou citando a posição dos componentes porque não tenho acesso ao diagrama no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...