Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros amigos.

Peço-lhes hoje ajuda.

Tenho um RYZEN 2600X, 16gb(2x8) DDR4 3000mhz e uma MSI Geforce 1070ti Titanium 8G rodando num gabinete V200TG, que tem uma tampa de vidro temperado.

O CPU roda com cooler stock (WRAITH SPIRE)

Tenho um fan frontal jogando ar frio pra dentro, um fan traseiro jogando ar quente pra fora e um fan superior jogando ar quente pra fora também.

O problema que se coloca é o seguinte.

Em idle, gabinete fechado e gabinete aberto dão diferença de uns 7-8graus.
Temperatura ambiente de 28º.

Em full, inclusive com Precision Boost Overdrive (chegando a 4,1-4,2 hz) jogando Battlefield V, por exemplo, aí vem o problema.

Com a tampa aberta: temperaturas normais, o CPU aquece, mas nem tanto, não passa de 75/80º C, jogo estável.
Com a tampa fechada: temperaturas mais altas, o bicho vai a 90-95 graus e trava.

Desde que isso aconteceu, passei a só usar o computador de tampa aberta. Entretanto, além de aumentar o barulho e deixar o PC mais exposto a sujeira, ainda tenho animal em casa, uma gatinha muito curiosa.

Socorro-me aos senhores para que me ajudem a pensar como resolver a situação, faço algumas perguntas.

1. Pensei em water cooler, mas fico com medo de não adiantar. Water Cooler resolve? Qual modelo é recomendável? No caso de um Radiador 240mm, posso colocar na parte da frente do gabinete, jogando ar quente pra dentro? 
2. Em vez do water cooler, algum air cooler que valha a pena a diferença de dinheiro em relação ao WRAITH SPIRE?
3. As temperaturas estão muito anormais para o cooler stock WRAITH SPIRE? Há indícios de pouca pasta térmica ou algo assim?
4. Haveria algum outro posicionamento de fan mais indicável?
5. O que mais lhes pareça útil para me esclarecer.

Agradeço desde já a atenção dos demais colegas do fórum.
Abraço,
Felipe

Postado

CPU cooler novo vai pouco ajudar enquanto você não resolver a questão do gabinete. O wraith spire deveria dar conta pra jogo no clock padrão. O problema desse gabinete é que os 3 fans frontais são puramente decorativos, não têm de onde puxar o ar. Você só tem eles 3 instalados? Faz o seguinte, remove da frente e bota 2 em cima jogando ar pra dentro e 1 pra trás jogando ar pra fora. Caso use conectados na placa-mãe seta na BIOS pra 12 V, caso contrário pode só deixar ligados nos molex da fonte mesmo. Provavelmente deve resolver.

Você perguntou sobre pasta térmica... Não está usando a solução térmica da AMD, que já vem aplicada no dissipador?

Postado

@felipedrummond

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

Vou tentar responder suas duvidas !  :D

9 minutos atrás, felipedrummond disse:

. Pensei em water cooler, mas fico com medo de não adiantar. Water Cooler resolve? Qual modelo é recomendável?

Então cara, o problema de sobreaquecimento da CPU pode ser resolvido com a troca do cooler, mas você já verificou se o Cooler Wraith Spire esta limpo?

E também se ele esta funcionando em "Full Speed"? ( Pode ser alterado a velocidade pela BIOS ).

Mas de indicação de cooler tem o Hyper 212 que é um cooler bom e barato.

13 minutos atrás, felipedrummond disse:

3. As temperaturas estão muito anormais para o cooler stock WRAITH SPIRE? Há indícios de pouca pasta térmica ou algo assim?

Trocar a pasta térmica não vai resolver o problema em si, pois ela não é dissipadora de temperatura, ela é a condutora.

Para diminuir sobreaquecimento precisamos trabalhar em cima dos dissipadores.

15 minutos atrás, felipedrummond disse:

4. Haveria algum outro posicionamento de fan mais indicável?

Como assim posicionamento do fan?

Postado
6 minutos atrás, Shaman93 disse:

CPU cooler novo vai pouco ajudar enquanto você não resolver a questão do gabinete. O wraith spire deveria dar conta pra jogo no clock padrão. O problema desse gabinete é que os 3 fans frontais são puramente decorativos, não têm de onde puxar o ar. Você só tem eles 3 instalados? Faz o seguinte, remove da frente e bota 2 em cima jogando ar pra dentro e 1 pra trás jogando ar pra fora. Caso use conectados na placa-mãe seta na BIOS pra 12 V, caso contrário pode só deixar ligados nos molex da fonte mesmo. Provavelmente deve resolver.

Você perguntou sobre pasta térmica... Não está usando a solução térmica da AMD, que já vem aplicada no dissipador?

obrigado pela resposta.

Estou só com um fan frontal, um traseiro e um superior, apenas. 

Essa configuração de não deixar fan frontal jogando ar frio pra dentro não seria prejudicial à placa de vídeo?

6 minutos atrás, Broadwink disse:

@felipedrummond

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

Vou tentar responder suas duvidas !  :D

Então cara, o problema de sobreaquecimento da CPU pode ser resolvido com a troca do cooler, mas você já verificou se o Cooler Wraith Spire esta limpo?

E também se ele esta funcionando em "Full Speed"? ( Pode ser alterado a velocidade pela BIOS ).

Mas de indicação de cooler tem o Hyper 212 que é um cooler bom e barato.

Trocar a pasta térmica não vai resolver o problema em si, pois ela não é dissipadora de temperatura, ela é a condutora.

Para diminuir sobreaquecimento precisamos trabalhar em cima dos dissipadores.

Como assim posicionamento do fan?

Obrigado pela resposta e pela prestatividade :)

1. Cooler está limpo sim, nem dois meses de uso, bem tranquilo.

2. Coloquei o cooler em velocidade máxima na BIOS, inclusive mexi na curva para ele ficar sempre disparado.

3. A principal diferença é, afinal, a tampa fechada ou aberta....daí pergunto: se o "problema" é a porcaria da tampa, fará diferença eu mudar o cooler do CPU? Não está com cara mais de ser um problema de fluxo de ar no gabinete? Isso me intriga

4 . Posicionamento dos fans do gabinete, eu quis dizer hehehe. Tenho três fans de 120mm para dispor.

abraço

Postado

@felipedrummond Não vai ser prejudicial não, esse gabinete é muito mal projetado no sentido de que os fans frontais não são funcionais, por estarem colados a tampa frontal não tem como empurrar ar pra dentro. Fica só de decoração. Se der uma olhada nos gabinetes high end com essa configuração de fans frontais vai ver que incorporam bons 1 a 2 dedos de espaço entre a tampa e os fans. Inclusive o Clube já testou gabinete não-funcional desse tipo pra comprovar, dá uma olhada:

Testa a configuração que eu te falei e vê se ajuda, 2 em cima jogando ar pra dentro e o traseiro exaustando.

• Obrigado 1
Postado

Opa men de boas ? Se ainda não conseguiu resolver a bronca de super-aquecimento na tua máquina... cara, desculpa a maneira como vou falar mas: se desfaça desta desgraça de gabinete... isso é uma BOMBA! Há algum tempo atrás, estava com um problema parecido, e olhe que meu PC na época era um mero Penditum Dual-Core E2140 que depois do up foi pra um Core2Duo E4400! Meu Gabinete custou na época algo em torno de 40R$ e vinha "de grátis" um fan de 80mm malassombrado e uma fonte Wisecase de "450 W" que depois de ler as materias aqui no CDH... entendi porque minha placa-mãe foi pro espaço...Sofria de aquecimento direto e direto! Troquei por fans mais potentes e nada! troquei o cooler-box que era bem fino, por um BOX também que peguei usado mas com base e miolo de cobre de um antigo Pentium D !!! era uma mini turbina ajudou e tal, mas quando comprei minha finada 8600GT começou problema de superaquecimento então....eu fiquei fuçando e fuçando até encontrar um que me service de maneira satisfatória com um bom custo$$... E peguei um Thermaltake V4 ! Mesmo as entradas/saídas de ar superiores não comportarem de maneira tão fácil um fan de 120mm comum... juntei 30$ e peguei 1 CoolerMaster Slim Xtraflo 120mm, esse da foto aqui. coloquei na parte superior e logo a cima do cooler do processador(jogando ar quente pra cima e pra fora) e como tinha um AKASA (vermelho ***** ...me arrependo até hoje...) de 120mm comum, coloquei na saída de ar traseira do gabinete, coloquei um antigo da Leadership que era de uma fonte, também de 120mm na frente do gabinete, puxando ar de fora pra dentro... e por fim, consegui um usado por 5R$ que coloquei na tampa lateral puxando ar de fora pra cima da placa de vídeo! Depois so fiz adquirir filtros anti-poeira pra não deixar tudo que nem poleiro de galinha 🤣(tudo *****) e....RESOLVIDO! meu processador é um FX8120 de 125W !!! com um Corsair A50( :D valeu pessoal do CDH !!!! graças a matéria sobre ele economizei um bom $$$ em dissipação 😛 !!!). Ainda arrumei uma promoção no ML 😛 de um Controle de fans da Mymax por 30$ frete gratis na época, deixo no mínimo quando assisto filmes, navego, coisas bobas, mas quando vou jogar ou editar vídeos, toco os fans pro máximo e fechou! :D  @Gabriel Torres Muito obrigado mestre!!! Incrível seu trabalho!!! EXCELENTE FÓRUM E MATÉRIAS!   

image.png

• Obrigado 1
Postado

Como é esse painel frontal? Olhando pelo catálogo não dá para saber se a tampa é de vidro temperado ou painel furado como normalmente é, e com local para os filtros.

Antes de mais nada, se tivesse que comprar um cooler e mais alguns FAN, que valor seria o orçamento?.

Na minha opinião melhoraria muito colocar 2x140mm no painel frontal e jogar dois FAN no topo tirando ar, isso criaria uma corrente de ar suficiente no gabinete. O que deve estar acontecendo é o seguinte: a GTX 1070 já dissipa 150W, calor esse vai direto(porque sobe) á região da CPU. Então tem que aumentar a entrada de ar e a exaustão. Quanto a colocar watercooler deve pesar em sua decisão que a passagem de ar frio pelo radiador forçará ar quente para dentro do gabinete e eliminará os FAN frontais, e será bem antinatural. Estude mais tarde colocar um Cooler do tipo Gamaxx 400 silent, acho que com o fim do verão você só precisará de um desses quando começar a esquentar novamente, desde que compre mais 2 FAN de 140(aí desloca os de 120 para o topo). Se puder compre FAN com PWD, serão bem mais silenciosos e tome cuidado com a qualidade porque FAN com mais que 1300/1600rpm são muito barulhentos.

Postado

@Shaman93

2 horas atrás, Shaman93 disse:

@felipedrummond Não vai ser prejudicial não, esse gabinete é muito mal projetado no sentido de que os fans frontais não são funcionais, por estarem colados a tampa frontal não tem como empurrar ar pra dentro. Fica só de decoração. Se der uma olhada nos gabinetes high end com essa configuração de fans frontais vai ver que incorporam bons 1 a 2 dedos de espaço entre a tampa e os fans. Inclusive o Clube já testou gabinete não-funcional desse tipo pra comprovar, dá uma olhada:

Testa a configuração que eu te falei e vê se ajuda, 2 em cima jogando ar pra dentro e o traseiro exaustando.

Cara, testei aqui a configuração de colocar que você falou (2 ventando dentro, 1 exaustando) e não adiantou. Quando fechou a tampa, pimba, temperaturas sobem demais.

@Broadwink Meu caro, dá uma olhada no que eu coloquei acima.

1 hora atrás, Savio Machado disse:

Opa men de boas ? Se ainda não conseguiu resolver a bronca de super-aquecimento na tua máquina... cara, desculpa a maneira como vou falar mas: se desfaça desta desgraça de gabinete... isso é uma BOMBA! Há algum tempo atrás, estava com um problema parecido, e olhe que meu PC na época era um mero Penditum Dual-Core E2140 que depois do up foi pra um Core2Duo E4400! Meu Gabinete custou na época algo em torno de 40R$ e vinha "de grátis" um fan de 80mm malassombrado e uma fonte Wisecase de "450 W" que depois de ler as materias aqui no CDH... entendi porque minha placa-mãe foi pro espaço...Sofria de aquecimento direto e direto! Troquei por fans mais potentes e nada! troquei o cooler-box que era bem fino, por um BOX também que peguei usado mas com base e miolo de cobre de um antigo Pentium D !!! era uma mini turbina ajudou e tal, mas quando comprei minha finada 8600GT começou problema de superaquecimento então....eu fiquei fuçando e fuçando até encontrar um que me service de maneira satisfatória com um bom custo$$... E peguei um Thermaltake V4 ! Mesmo as entradas/saídas de ar superiores não comportarem de maneira tão fácil um fan de 120mm comum... juntei 30$ e peguei 1 CoolerMaster Slim Xtraflo 120mm, esse da foto aqui. coloquei na parte superior e logo a cima do cooler do processador(jogando ar quente pra cima e pra fora) e como tinha um AKASA (vermelho ***** ...me arrependo até hoje...) de 120mm comum, coloquei na saída de ar traseira do gabinete, coloquei um antigo da Leadership que era de uma fonte, também de 120mm na frente do gabinete, puxando ar de fora pra dentro... e por fim, consegui um usado por 5R$ que coloquei na tampa lateral puxando ar de fora pra cima da placa de vídeo! Depois so fiz adquirir filtros anti-poeira pra não deixar tudo que nem poleiro de galinha 🤣(tudo *****) e....RESOLVIDO! meu processador é um FX8120 de 125W !!! com um Corsair A50( :D valeu pessoal do CDH !!!! graças a matéria sobre ele economizei um bom $$$ em dissipação 😛 !!!). Ainda arrumei uma promoção no ML 😛 de um Controle de fans da Mymax por 30$ frete gratis na época, deixo no mínimo quando assisto filmes, navego, coisas bobas, mas quando vou jogar ou editar vídeos, toco os fans pro máximo e fechou! :D  @Gabriel Torres Muito obrigado mestre!!! Incrível seu trabalho!!! EXCELENTE FÓRUM E MATÉRIAS!   

image.png

Cara, muito obrigado pelas dicas, mas eu infelizmente, no momento, não estou emocionalmente preparado para simplesmente tacar o gabinete de fora. Se um novo fan de CPU resolver, me dou por satisfeito.

1 hora atrás, PedraX disse:

Como é esse painel frontal? Olhando pelo catálogo não dá para saber se a tampa é de vidro temperado ou painel furado como normalmente é, e com local para os filtros.

Antes de mais nada, se tivesse que comprar um cooler e mais alguns FAN, que valor seria o orçamento?.

Na minha opinião melhoraria muito colocar 2x140mm no painel frontal e jogar dois FAN no topo tirando ar, isso criaria uma corrente de ar suficiente no gabinete. O que deve estar acontecendo é o seguinte: a GTX 1070 já dissipa 150W, calor esse vai direto(porque sobe) á região da CPU. Então tem que aumentar a entrada de ar e a exaustão. Quanto a colocar watercooler deve pesar em sua decisão que a passagem de ar frio pelo radiador forçará ar quente para dentro do gabinete e eliminará os FAN frontais, e será bem antinatural. Estude mais tarde colocar um Cooler do tipo Gamaxx 400 silent, acho que com o fim do verão você só precisará de um desses quando começar a esquentar novamente, desde que compre mais 2 FAN de 140(aí desloca os de 120 para o topo). Se puder compre FAN com PWD, serão bem mais silenciosos e tome cuidado com a qualidade porque FAN com mais que 1300/1600rpm são muito barulhentos.

@PedraX rapaz, o painel frontal é de acrílico, tem uns furos laterais e por baixo. 

Será que meramente um novo CPU cooler resolve? Gostaria que fosse a melhor solução, só comprar um bom e resolver. Isso porque to sentindo que o cooler stock não tá adiantando, veja só: mesmo com o gabinete sem tampa e VENTILADOR jogando ar em cima (a velha técnica hehehehe) ele fica, em FULL, com quase 80 graus!

o que acham? sem ser um noctua, qual outro cooler prestaria?

Postado
2 horas atrás, felipedrummond disse:

painel frontal é de acrílico, tem uns furos laterais e por baixo

Colega, sinto dizer que o veredicto de vários sites do exterior para esse tipo de gabinete é esse mesmo: mal projetados, apenas para dar uma estética melhor e sem nexo nenhum como projeto. Se puder tirar esse painel ainda daria para salvar o gabinete, mas com 245Watts lá dentro(150 da VGA e 95 da cPU) não dará. Veja aí se consegue tirar o painel e ver o impacto disso no conjunto. Fora isso só trocando o gabinete.

Postado

@PedraX puts.... estou começando a pensar em deixar o gabinete aberto ad aeternum e razer pra gatinha não encher o saco hehehehehe. mas... me diga... alguma esperança melhorando o CPU COOLER do ryzen? e colocando dois fãs com intake na frente e dois fãs com exhaust atrás e no topo??

Ou, ainda, um water cooler, de forma que ele troque calor já com a parte externa??

Postado
8 horas atrás, felipedrummond disse:

Ou, ainda, um water cooler, de forma que ele troque calor já com a parte externa??

E que vai ser difícil achar um Cooler que tenha os tubos com comprimento suficiente. Além do mais vai continuar com o problema de onde vai montar, já que o único local ou é frontal(teria que tirar o vidro frontal) ou de topo, onde continua com o problema de onde vai passar o ar fresco. Veja bem, o cooler precisa de um espaço(como a geladeira que precisa de um espaço mínimo para o ar subir e trocar calor com o radiador) . Acredito que uma coisa que melhoraria um pouco é colocar 2 FAN de 140 com PWM(tipo AKASA Viper ou AKASA Apache) na frontal e 2 de 140 no topo. Como eles tem uma capacidade de fluxo superior podem pelo menos garantir um fluxo de ar maior dentro do gabinete. voce está na seguinte situação: imagine um aspirador de pó: o rotor provoca uma pressão negativa dentro do recipiente, mas o único lugar que o ar passa é o tubo estreito da ponta. Forma uma pressão enorme lá na ponta da entrada, mas perde muita energia . Que solução teria para passar a mesma quantidade de ar?

Só aumentando a força desse rotor , o que no caso vão ser FAN mais potentes.

Só para comparar, esses FAN que vem no gabinete tem entre 20 e 30 CFM(medida de fluxo de ar, é mais ou menos 30litros/minuto cada CFM) e um FAN AKASA Apache dá 90 CFM)

Postado

@PedraX @PedraX valiosa dica; obrigado.

mas quando falei em trocar calor diretamente com o exterior, só quis me referir ao fato de haver exaustão imediata do calor gerado pelo processador, não colocar ele propriamente de fora.

Pensei em colocar um watercooler DE 120mm no slot traseiro do gabinete, mais dois fans com intake fronteais, mais dois fans com exaustão superior. Será que melhora?

Postado
10 minutos atrás, felipedrummond disse:

um watercooler DE 120mm no slot traseiro do gabinete

Provável que melhore, mas voce não vai fugir do problema de ter que trocar seus FAN. 4 FAN desse que estou falando(AKASA Apache Black) vão custar uns R$38 cada, ví agora no site americanas.com, eu começaria por aí antes de partir para o WC .

Eu acabei de trocar 4 FAN genéricos que eu tinha e resolveu meu problema, uso um 1800X em um gabinete de 5 FAN.

E ainda fica super silencioso.

adicionado 2 minutos depois

Aliás, qual é sua placa-mãe?

Postado
12 horas atrás, PedraX disse:

São bons(63CFM). Quantos tem?

Dois.

Tava com um em cima e outro na frente, além do cooler thermaltake que veio no gabinete.

Talvez colocar os dois na frente fazendo intake e deixar só o da Thermaltake fazendo exhaust?

Seu veredito: water cooler ou outro cooler para o processador?

Postado

Compre dois AKASA Apache de 140 para colocar( serão 2x90x30=5400 l/min=90l/s, mas como tem o estrangulamento não dá para calcular exatamente quanto entrará, mas melhorará bastante) na frontal, lá é o ponto crítico de estrangulamento. Aí coloque esses outros dois q você já tem no topo e ficaria com o traseiro que veio no painel traseiro.É isso mesmo?

Ficará com 5 FAN. 2 AKASA na frontal, o cooler original na traseira e os dois AF 120 no topo.

adicionado 14 minutos depois
8 horas atrás, felipedrummond disse:

Seu veredito: water cooler ou outro cooler para o processador?

Primeiro resolva a exaustão no gabinete.

Nessa questão do cooler eu sou da opinião que um water cooler só faria sentido se fosse um de 240mm, mas só tem a frontal para colocar e aí o painel frontal atrapalha totalmente. Se fosse para colocar o WC de 120mm é melhor um bom aircooler como o deepcool Gammax 400 silente ou equivalente.

Postado
13 horas atrás, PedraX disse:

Compre dois AKASA Apache de 140 para colocar( serão 2x90x30=5400 l/min=90l/s, mas como tem o estrangulamento não dá para calcular exatamente quanto entrará, mas melhorará bastante) na frontal, lá é o ponto crítico de estrangulamento. Aí coloque esses outros dois q você já tem no topo e ficaria com o traseiro que veio no painel traseiro.É isso mesmo?

Ficará com 5 FAN. 2 AKASA na frontal, o cooler original na traseira e os dois AF 120 no topo.

adicionado 14 minutos depois

Primeiro resolva a exaustão no gabinete.

Nessa questão do cooler eu sou da opinião que um water cooler só faria sentido se fosse um de 240mm, mas só tem a frontal para colocar e aí o painel frontal atrapalha totalmente. Se fosse para colocar o WC de 120mm é melhor um bom aircooler como o deepcool Gammax 400 silente ou equivalente.

Ja abusando da tua boa vintade Pensei em comprar os AKASA para o gabinete e o H412R que hoje está em promoção na Kabum. O que você acha?

https://m.kabum.com.br/produto/96493/cooler-para-processador-cooler-master-amd-intel-hyper-h412r-rr-h412-20pk-r2

Postado
15 horas atrás, felipedrummond disse:

e o H412R que hoje está em promoção na Kabum. O que você acha?

E um bom cooler, mas no seu caso não será efetivo(desconfio que talvez até o BOX seja melhor). Motivo: é um cooler com FAN de 90mm, Para os Ryzen 2600X escolha um dos já indicados: Hyper 212X, Gammax 400, etc. Se procurar por comparativos vai ver que a diferença está nos detalhes: bas do dissipador, área do radiador, FAN instaladado, etc.

Os AKASA podem até resolver seu problema sem trocar o cooler.

Postado

Obrigado amigos.

Comprei o Gammax 400 e dois Apache 140m..

Vou trocar o CPU Cooler, colocar os dois apache na frente jogando ar frio, deixar o cooler do gabinete na traseira fazendo exaustão, junto com dois corsair AF120 na parte superior, também fazendo exaustão.

Parece bom?

Testarei.

Senão, vou trocar o gabinete e parar de chorar.

• Curtir 2
Postado

Amigo se o seu Ryzen 5 2600X está em overclock e usando o cooler AMD Wraith Spire, recomendo que desfaça o overclock, deixe em stock o seu CPU, tanto multiplicador, quanto tensão, etc... se não lembra dos valores originais, vá na BIOS da placa-mãe e selecione "load optimized defaults", salve e reinicie seu computador.

O cooler box da AMD é excelente, mas querer que ele aguente overclock não dá. Ele foi projetado para refrigerar o CPU a 3,6GHz e turbo de 4,25GHz, mas isso no máximo mesmo. Se rodar o CPU além  dos 3,6GHz, o turbo deverá subir também, aí em jogo o CPU vai esquentar demais mesmo e travar, não adianta.

Esse cooler da AMD foi um grande "tapa na cara" da Intel com seu cooler box ridículo que há décadas não muda: ao contrário, na época do Pentium 4 775 ele tinha bastante dissipador como os AMD atuais, hoje é um dedo de dissipador e um pequeno fan em cima e só, sem falar dos CPUs "K" não virem com sequer cooler. Já a AMD em todos os seus CPUs acompanha a solução térmica de fábrica, para rodar em frequência NORMAL, sem mexer em nada. E cumpre com louvor seu papel posso dizer por experiência própria aqui com meu Ryzen 7.

Qual sua fonte amigo? Se for meio fraca e/ou genérica, pode ser também a causa dos travamentos/desligamentos. Diga a marca/modelo exato dela.

Abraços e boa sorte com o PC! Qualquer dúvida poste!

Postado

@PedraX Opa man! O gabinete do colega ai, infelizmente tem a tampa frontal "chapada" aos fans, não permitindo se quer que eles adquiram pressão suficiente, ficam apenas de enfeite! Infelizmente, não se tem muito o que fazer, é ele caçar um FAN de 120mm e colocar na parte de trás, e tentar usar o gabinete sem a tampa frontal! e SE for preciso, tem coolers bons e com ótimo custo benefício :). Vi alguns usuários de gabinetes semelhantes e a reclamação é a mesma! gabinete : "bonitinho mas ordinário", tem fans na frente, mas são inúteis pois a tampa "tapa" a ventilação, tem lateral e vidro/acrílico, mas não tem perfuração para passagem de ar frio de fora para dentro, e mesmo que tenha um fan de 140mm atrás do cooler do processador, de que adianta ele querer puxar ar com pressão, se não tem por onde o ar frio entrar para repor o local do ar quente !? O que o colega pode fazer, é vender esse gabinete, e apanhar outro do mesmo valor ou mais em conta, mas que tenha melhor circulação de ar... :( 

adicionado 5 minutos depois
Em 25/03/2019 às 08:36, PedraX disse:

E que vai ser difícil achar um Cooler que tenha os tubos com comprimento suficiente. Além do mais vai continuar com o problema de onde vai montar, já que o único local ou é frontal(teria que tirar o vidro frontal) ou de topo, onde continua com o problema de onde vai passar o ar fresco. Veja bem, o cooler precisa de um espaço(como a geladeira que precisa de um espaço mínimo para o ar subir e trocar calor com o radiador) . Acredito que uma coisa que melhoraria um pouco é colocar 2 FAN de 140 com PWM(tipo AKASA Viper ou AKASA Apache) na frontal e 2 de 140 no topo. Como eles tem uma capacidade de fluxo superior podem pelo menos garantir um fluxo de ar maior dentro do gabinete. voce está na seguinte situação: imagine um aspirador de pó: o rotor provoca uma pressão negativa dentro do recipiente, mas o único lugar que o ar passa é o tubo estreito da ponta. Forma uma pressão enorme lá na ponta da entrada, mas perde muita energia . Que solução teria para passar a mesma quantidade de ar?

Só aumentando a força desse rotor , o que no caso vão ser FAN mais potentes.

Só para comparar, esses FAN que vem no gabinete tem entre 20 e 30 CFM(medida de fluxo de ar, é mais ou menos 30litros/minuto cada CFM) e um FAN AKASA Apache dá 90 CFM)

Com relação ao Akasa Viper, tenho um no meu A50 por sinal, e da conta do recado com PWM, mas o Apache, é MUITO ruim! Péssimo diga-se de passagem, o Viper tem mais pressão de ar e maior rpm...eu tinha um Apache e dei fim logo em seguida! Se der , pega um Aerocool Shark ! tanto de 120mm quanto 140mm... se saem MUITO bem em qualquer cenário e são bem acessíveis. Se quiser da uma olhada aqui :  (espero ter ajudado :) )

adicionado 8 minutos depois
Em 27/03/2019 às 14:19, RS Faria disse:

@felipedrummond

Esse Gammaxx 400 é BEM melhor e tá mais barato.. Mas, capaz dele esbarrar no seu gabinete e a falta de ventilação que ele tem.. Com 3 fans na frente, o melhor seria tirar o painel frontal, pra essas fans "respirarem" e ter ar pra joar pra dentro do gabinete..

realmente esse Gammaxx 400 é muito bom !!!

adicionado 10 minutos depois
21 horas atrás, felipedrummond disse:

Obrigado amigos.

Comprei o Gammax 400 e dois Apache 140m..

Vou trocar o CPU Cooler, colocar os dois apache na frente jogando ar frio, deixar o cooler do gabinete na traseira fazendo exaustão, junto com dois corsair AF120 na parte superior, também fazendo exaustão.

Parece bom?

Testarei.

Senão, vou trocar o gabinete e parar de chorar.

E não esquece de falar aqui se funcionou, e posta se possível umas imagens de testes jogando e tal, usando HWmonitor, ou Coretemp! :) 

Postado
8 horas atrás, Savio Machado disse:

Com relação ao Akasa Viper, tenho um no meu A50 por sinal, e da conta do recado com PWM, mas o Apache, é MUITO ruim! Péssimo diga-se de passagem, o Viper tem mais pressão de ar e maior rpm...eu tinha um Apache e dei fim logo em seguida! Se der , pega um Aerocool Shark ! tanto de 120mm quanto 140mm

Esses Aerocool parecem bons, só não gostei muito do material, parece um tipo de acrílico? Uma observação final sobre FAN:

Dependendo da posição do cabeamento e também por uma questão de segurança convem colocar grade de proteção desse tipo:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-930717881-grade-metal-tela-proteco-coler-ventilador-ventoinha-80x80mm-_JM?quantity=1. Volta e meia nossos dedos estão andando por lá dentro do gabinete, então prevenir é melhor que remediar!

• 5 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...