Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Essa postagem vai se dividir em 3 partes, pois foi um problema que se desdobrou em um tanto e ***** a minha vida. Tentarei ser o mais breve e conciso o possível.

Minhas configs:

Core i7 4770 (geneação 4) 3,40 Ghz.

MOBO GIGABYTE (Intel® Z87 Express Chipset)

2X8 Gb ram DDR 1600Mhz

GTX 1060 EXOC white 6gb

2x HDs 1TB, 7200RPM / SATA 3

2x 256 SSD

Fonte 500Wts Plus Bronze

Na segunda-feira dessa semana que passou, caiu um raio perto da minha casa que causou um tipo de sobrecarga de energia no meu computador;

A luz do quarto variou, o monitor desligou e re-ligou e aparentemente saiu uma faísca bem grande do meu computador. (não sei com certeza se foi dele, pois o filtro de linha fica próximo.) O que passou a ocorrer depois que desliguei o computador na pressa e liguei depois da tempestade: 

Dado o pico de energia, acredito que queimou algum componente na placa (isso é só um palpite, não entendo muito de hardware). O computador chega a ligar e funcionar, porém o led branco que a placa tinha não acende, não reconhece o segundo monitor ligado na saída display Port e não consigo executar aplicações, alegando erro de execução na resolução em hd. Quando iniciado, a resolução fica extremamente esticada (como se estivesse em 480p, ou até menos) chega a voltar a resolução normal após alguns momentos, mas não consigo executar aplicações que exigem da placa de vídeo. No painel da geforce, tenho quase certeza que ainda identifica a presença da 1060 nas configurações.

Primeira pergunta:

Quais são os diagnósticos que devo fazer para ter certeza de que o problema é apenas na placa de vídeo, e o restante dos componentes da máquina ainda funcinam? Pensando com os meus botões, pode ter sido apenas o slot da placa de vídeo na MOBO que queimou e a placa ainda pode estar funcionando? E quanto a fonte, como sei se ainda é confiável utiliza-lá com uma nova placa ou a antiga recondicionada? (eu ainda não fucei no computador, apenas desliguei da energia, para não ***** ainda mais alguma coisa por falta de conhecimento ao fazer algum tipo de teste)

Segunda pergunta:

Ao acionar a garantia da Galax via o fórum, pediram para anexar a nota fiscal da compra no ticket. Até aí tudo ok, tenho a nota da compra feita no final de 2017 em uma loja grande de computadores daqui de BH. Alguns dias depois, A galax me respondeu novamente pedindo para que eu pedisse uma carta de correção para a loja, pois o número de série da placa não consta na nota fiscal. Já entrei em contato com a loja e eles foram super prestativos e disseram que logo iriam me enviar essa carta. É comum que na nota não conste o número de série da placa? Estou preocupado em vir a ter algum tipo de problema para acionar a garantia por causa disso.

E por último:

Vale a pena fazer a manutenção da placa de vídeo? (no caso de não conseguir manutenção com a garantia da Galax) Não tenho absolutamente nenhum conhecimento sobre o assunto, apenas lembro de um amigo comentando a alguns anos atrás que algumas empresas em SP faziam "recondicionamento" da placa de vídeo, re-aquecendo e resoldando as conexões e trocando os componentes defeituosos. Ela ainda é relativamente nova, apenas um ano e meio de uso. Caso seja, podem recomendar algum serviço de confiança para acionar essa manutenção? O ideal seria em Belo Horizonte para minimizar os gastos, mas se tiver algum lugar mais renomado no Rio ou SP também tá valendo.

No mais é isso. Obrigado pela atenção!

Postado

@spidersfromars

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

Vou tentar responder suas duvidas.

17 minutos atrás, spidersfromars disse:

Primeira pergunta:

Quais são os diagnósticos que devo fazer para ter certeza de que o problema é apenas na placa de vídeo, e o restante dos componentes da máquina ainda funcinam? Pensando com os meus botões, pode ter sido apenas o slot da placa de vídeo na MOBO que queimou e a placa ainda pode estar funcionando? E quanto a fonte, como sei se ainda é confiável utiliza-lá com uma nova placa ou a antiga recondicionada? (eu ainda não fucei no computador, apenas desliguei da energia, parao ***** ainda mais alguma coisa por falta de conhecimento ao fazer algum tipo de teste)

Então cara, é uma ***** quando isso acontece, mas assim, pela sua descrição parece que a placa de vídeo foi sim pro saco.

Mas se você possui a caixa e a nota fiscal, pode ficar tranquilo que a Galax vai te ajudar sim.

Eles oferecem 3 anos de garantia para os seus produtos, eu tentaria falar diretamente com a Galax e ver o que eles podem fazer para ajudar.

O I7-4770 possui a Intel® HD Graphics 4600(iGPU), por isso seu PC esta ligando e dando vídeo.

O que eu faria seria uns benchmarks em especifico para cada parte e ver os resultados.

Testar o CPU e memórias, para ver se elas estão em condições de funcionamento conforme os resultados padrões delas.

Você pode usar o 3DMark para testes de GPU e CPU, e o MemTest para testes de memória.

Eles vão causar estresse nos componentes e verificar se estão em condições de uso.

Segunda pergunta:

Ao acionar a garantia da Galax via o fórum, pediram para anexar a nota fiscal da compra no ticket. Até aí tudo ok, tenho a nota da compra feita no final de 2017 em uma loja grande de computadores daqui de BH. Alguns dias depois, A galax me respondeu novamente pedindo para que eu pedisse uma carta de correção para a loja, pois o número de série da placa não consta na nota fiscal. Já entrei em contato com a loja e eles foram super prestativos e disseram que logo iriam me enviar essa carta. É comum que na nota não conste o número de série da placa? Estou preocupado em vir a ter algum tipo de problema para acionar a garantia por causa disso.

Então, não sei se é comum este tipo de erro, mas é possível de acontecer.

Como você tem a nota, vá até a loja e peça essa carta para entrar em contato com a Galax, assim eles podem  te enviar uma outra placa de vídeo nova.

Esta parte já é mais com você, então cobre a loja sobre isto!!

Vale a pena fazer a manutenção da placa de vídeo? (no caso de não conseguir manutenção com a garantia da Galax) Não tenho absolutamente nenhum conhecimento sobre o assunto, apenas lembro de um amigo comentando a alguns anos atrás que algumas empresas em SP faziam "recondicionamento" da placa de vídeo, re-aquecendo e resoldando as conexões e trocando os componentes defeituosos. Ela ainda é relativamente nova, apenas um ano e meio de uso. Caso seja, podem recomendar algum serviço de confiança para acionar essa manutenção? O ideal seria em Belo Horizonte para minimizar os gastos, mas se tiver algum lugar mais renomado no Rio ou SP também tá valendo. 

Sim, é comum este tipo de procedimento quanto a placa de vídeo queima, mas é algo meio sem garantia, e ainda pode pifar a qualquer momento, fora que você perde a garantia da fabricante caso faça isso, então eu nem me meteria.

Vai que eles consertam a sua placa e 3 dias depois ***** novamente, ai você tenta contato com a Galax e eles alegam que você "fuçou" onde não deveria e por isso ***** a placa.

Mais uma coisa

Eu tomaria cuidado com a fonte, é bem provável que algo tenha ido pro saco nela por conta do curto e da alta tensão.

Você sabe qual o modelo da sua fonte?

O intuito de eu perguntar isso ai é para ver se há o Varistor, que é o controlador de surtos.

Ai podemos ter uma ideia sobre se ***** completamente ou não.

Quem vai saber te falar bem nesta parte é o @KairanD , meus conhecimentos de elétrica são bem básicos.

Do mais é isso,

Qualquer outra duvida é só perguntar

Abraços!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...