Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Parâmetros normais para um SSD?


Cros.

Posts recomendados

Galera, tenho um SSD Adata SP900 de 120Gb, onde uso meu S.O. 

 

Há um tempo eu tava tendo uns problemas de congelamento que tinha haver com o SSD, visto que, quando congelava o sistema, o uso do SSD ia para 100% e o resto do hardware ficava normal.

 

Após muito pesquisar, percebi que poderia ser um erro de incompatibilidade com a BIOS da minha mobo. A bios estava habilitada a trabalhar com o AHCI, porém, em outra opção estava IDE, o que EU CREIO que estava gerando um conflito. Mudei a outra opção para "As SATA Type" e aparentemente os problemas de congelamentos pararam por completo.

 

Para ter a certeza que está tudo ok com o SSD, eu fiz um teste com o Crystal Disk. queria a opinião de vocês.

 

Foto do resultado em anexo.

leitura.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PedraX disse:

Aparentemente está rodando em SATA2. Qual o modelo de sua placa-mãe? Se for SATA2 está OK. Mas se for SATA3 está com algum problema, os SSD atingem pelo menos próximo de 500Mb/s

 

Cara, minha MOBO é uma Gigabyte 990fxa-ud3 rev4. É a top de linha dos modelos FXs da AMD. Como faço para ter certeza se está rodando em SATA 2 ou 3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria estar rodando SATA3, pois tanto SSD quanto MB são SATA3:

https://www.adata.com/upload/downloadfile/Datasheet_SP900-EN-20150213.pdf

Eu, no seu lugar começava tudo do zero. Crie um pendrive de restauração(você encontra na opção do painel de controle:ferramentas administrativas, unidade de recuperação.Precisa de um pendrive de 8GB. Aí boote usando o pendrive e pode usar a opção "manter pasta e arquivos" se não tiver backup das informações importantes no SSD. Convém desligar o HD convencional.

Antes desse boot, altere as configurações para AHCI e instale todas as atualizações de BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, PedraX disse:

Deveria estar rodando SATA3, pois tanto SSD quanto MB são SATA3:

https://www.adata.com/upload/downloadfile/Datasheet_SP900-EN-20150213.pdf

Eu, no seu lugar começava tudo do zero. Crie um pendrive de restauração(você encontra na opção do painel de controle:ferramentas administrativas, unidade de recuperação.Precisa de um pendrive de 8GB. Aí boote usando o pendrive e pode usar a opção "manter pasta e arquivos" se não tiver backup das informações importantes no SSD. Convém desligar o HD convencional.

Antes desse boot, altere as configurações para AHCI e instale todas as atualizações de BIOS.

 

Entendo. No caso, essa restauração não apagaria meus arquivos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2019 às 22:14, PedraX disse:

Não. Mas como só afetará o SSD, se tiver um HD convencional faça um backup dos arquivos importantes:por exemplo, contatos do email, backup de email, arquivos tipo IR, trabalhos, etc.

Mas se estiver na opção manter pastas e arquivos nunca perdí nenhum arquivo.

 

Beleza, farei isso e darei retorno. Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2019 às 00:04, mick.07 disse:

Antes de fazer restauração, sugiro que você assista aos vídeos do Baboo no Youtube sobre otimização de SSD. Pode ser que você resolva seu problema desfragmentando, atualizando firmware e etc.

 

Atualizei o firmware e o problema persistiu, só não desfragmentei. Pelo Disk Defrag, deu que o SSD tem 17% fragmentado. Mas vi que desfragmentar SSD pode não ser o ideal a se fazer.

 

A questão é: Posso ou não posso desfragmenta-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A resposta está no próprio vídeo. 

 

Se quiser outro caso real: 

 

 

Bom, aí a escolha é sua. Vai resolver seu problema? Não sei, pode ser o SSD que ta com defeito ou outro problema que você precisa investigar.

 

Vai diminuir a vida útil do SSD? Muito pouco, você ainda vai usar ele por MUITOS anos. Mais uma vez, assista os

vídeos e leia os artigos mencionados nele.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, mick.07 disse:

A resposta está no próprio vídeo. 

 

Se quiser outro caso real: 

 

 

Bom, aí a escolha é sua. Vai resolver seu problema? Não sei, pode ser o SSD que ta com defeito ou outro problema que você precisa investigar.

 

Vai diminuir a vida útil do SSD? Muito pouco, você ainda vai usar ele por MUITOS anos. Mais uma vez, assista os

vídeos e leia os artigos mencionados nele.

 

 

Dei uma assistida nos vídeos que você mandou e irei seguir o que o baboo disse. Creio que amanhã darei a resposta aqui se funcionou ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2019 às 20:22, PedraX disse:

Deveria estar rodando SATA3, pois tanto SSD quanto MB são SATA3:

https://www.adata.com/upload/downloadfile/Datasheet_SP900-EN-20150213.pdf

Eu, no seu lugar começava tudo do zero. Crie um pendrive de restauração(você encontra na opção do painel de controle:ferramentas administrativas, unidade de recuperação.Precisa de um pendrive de 8GB. Aí boote usando o pendrive e pode usar a opção "manter pasta e arquivos" se não tiver backup das informações importantes no SSD. Convém desligar o HD convencional.

Antes desse boot, altere as configurações para AHCI e instale todas as atualizações de BIOS.

 

Fui tentar fazer a recuperação e não tem a opção de manter os arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, PedraX disse:

É estranho. Tem os backups desse SSD?

Cara, eu não sei exatamente o que essa recuperação faz com o Pc, mas o meu agora tá todo bugado. Quando chega na parte de configurar o novo Windows, a tela simplesmente fica toda preta e eu só vejo o ponteiro do mouse e a Cortana falando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, ItzObito disse:

Cara, eu não sei exatamente o que essa recuperação faz com o Pc

A recuperação reinstala o computador (é como se tivesse o DVD de instalação , mas ele preserva vários itens tais como a ativação e configurações já feitas). Pode ser que seu PC esteja sendo afetado por algum tipo de virus.

Tem outro PC disponivel para dar uma escaneada com antivirus? Se já tiver o backup de tudo recomendo então baixar o Windows direto da Microsoft e fazer o processo de instalação e ativação novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, PedraX disse:

A recuperação reinstala o computador (é como se tivesse o DVD de instalação , mas ele preserva vários itens tais como a ativação e configurações já feitas). Pode ser que seu PC esteja sendo afetado por algum tipo de virus.

Tem outro PC disponivel para dar uma escaneada com antivirus? Se já tiver o backup de tudo recomendo então baixar o Windows direto da Microsoft e fazer o processo de instalação e ativação novamente.

Bom, eu acabei formatando logo tudo (creio que tenha o mesmo efeito). Para minha surpresa, a velocidade de leitura e escrita do SSD continuam iguais a anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2019 às 20:02, ItzObito disse:

Galera, tenho um SSD Adata SP900 de 120Gb, onde uso meu S.O. 

Colega, andei pesquisando esse modelo de SSD e parece que teve alguns problemas, não garanto que seu problema pode ser o mesmo, mas o firmware da controladora precisava ser atualizado, se puder deve entrar em contato com o representante e ver como fazer essa atualização. A BIOS da placa-mãe está atualizada? E quanto tempo de uso esse SSD tem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, PedraX disse:

Colega, andei pesquisando esse modelo de SSD e parece que teve alguns problemas, não garanto que seu problema pode ser o mesmo, mas o firmware da controladora precisava ser atualizado, se puder deve entrar em contato com o representante e ver como fazer essa atualização. A BIOS da placa-mãe está atualizada? E quanto tempo de uso esse SSD tem?

 

A bios da mobo ta atualizada sim. Fiz a atualização do firmware do ssd, só não sei se coloquei a mais atual. É meio difícil achar as atualizações desse ssd na net. O tempo de uso do ssd eu não sei te especificar ao certo, mas ele gravou 6TB de dados até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, PedraX disse:

O CrystalMark não pegou nenhum problema? 

Veja se o cabo SATA é SATA3, tem uma diferença grande entre SATA2 e SATA3(SATA3 é bem mais grosso porque passa mais corrente), se estiver usando cabo SATA2 vai passar só SATA2 mesmo.

 

 

O cabo, ao que diz nele mesmo, é sata 3 sim!

 

Em anexo vai a visão do CrystalDisk Info

ta.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse Barracuda é SATA3? Como Último teste veja o desempenho dele em porta SATA3. Se der próximo de 200Mb/s está normal, se der abaixo de 120Mb/s deve estar funcionando como SATA2, então o problema estará na controladora.

Aliás, tentou trocar de  porta SATA? Ás vezes dá defeito em uma delas, principalmente após muitos anos de uso. O MTBF de placa-mãe é de +- 12 anos em temperaturas de 25 graus, só que no Brasil costuma dar uns 30/35 graus, então esse tempo deve baixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PedraX disse:

Esse Barracuda é SATA3? Como Último teste veja o desempenho dele em porta SATA3. Se der próximo de 200Mb/s está normal, se der abaixo de 120Mb/s deve estar funcionando como SATA2, então o problema estará na controladora.

Aliás, tentou trocar de  porta SATA? Ás vezes dá defeito em uma delas, principalmente após muitos anos de uso. O MTBF de placa-mãe é de +- 12 anos em temperaturas de 25 graus, só que no Brasil costuma dar uns 30/35 graus, então esse tempo deve baixar.

 

A leitura do HD convencional deu 110.0 MB/s. Será que os dois estão funcionando como se estivessem em SATA 2? Troquei de portas SATA sim! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!