Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Certo pessoal estou numa dúvida cruel em qual placa comprar...eu fui infeliz de comprar uma placa A320 sendo que é a mais básica e não possui conexão com SSD M2. Eu quero trocar minha placa justamente por conta da conexão M2. Eu fico preso na seguinte dúvida, as placas gaming são um pouco mais caras mas elas tem algum diferencial além do OC, etc ? Quando falo diferencial é se vai ter mais desempenho pras coisas básicas do PC, etc. Resumindo....eu por não ser um jogador "Gamer radical", sou Gamer que não exijo tanto devo pegar uma placa básica da linha B450 ou superior ou pego uma Gaming ?

Postado

@Roknauta

E ai meu consagrado, tudo tranquilo?

Vou tentar responder suas duvidas aqui. ^^

16 minutos atrás, Roknauta disse:

Certo pessoal estou numa dúvida cruel em qual placa comprar...eu fui infeliz de comprar uma placa A320 sendo que é a mais básica e não possui conexão com SSD M2. Eu quero trocar minha placa justamente por conta da conexão M2.

Se você quer comprar uma outra placa-mãe por conta da sua não ter entradas M.2, você pode comprar um Adaptador M.2 to Sata III.

Isso resolveria seu problema sem ter que arcar com uma placa-mãe nova.

16 minutos atrás, Roknauta disse:

Eu fico preso na seguinte dúvida, as placas gaming são um pouco mais caras mas elas tem algum diferencial além do OC, etc ? Quando falo diferencial é se vai ter mais desempenho pras coisas básicas do PC, etc. Resumindo....eu por não ser um jogador "Gamer radical", sou Gamer que não exijo tanto devo pegar uma placa básica da linha B450 ou superior ou pego uma Gaming ? 

Cara, placas mãe gaming geralmente possuem uma qualidade similar ou maior que as placas que não são "Gaming", e isso não se resume somente ao fato delas serem liberadas para OC, já que toda linha a partir da B350/B450 já são liberadas para OC.

A diferença esta em dissipação de calor, mais portas USB, entradas HD, qualidade de áudio entre várias outras coisas que uma placa-mãe pode te fornecer.

A Placa  mãe, fonte, e gabinete são os componentes mais negligenciados do computador, e coincidentemente são os mais importantes.

Uma placa-mãe de qualidade vai te trazer um melhor gerenciamento de energia para cada componente do seu computador, isso vai garantir mais longevidade e qualidade no funcionamento das peças.

Fora que também vai trazer uma qualidade para evitar aquecimento, assim, será mais seguro fazer OC neste tipo de placa.

• Membro VIP
Postado

Gaming e leds deveriam ser extirpados da face da terra. Basta colocar gaming e luzinhas que nego já fica vidrado.

Pra quê você quer slot M2? Pra colocar SSD M2 SATA? Se sim, nem perca grana com isso, compra SSD SATA 2.5" convencional que é a mesma coisa em desempenho e mais barato.

M2 seria interessante apenas se fosse NVME PCI-E, que custam mais caro, e se você tem um PC de entrada não deve estar mirando neles.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Roknauta disse:

sou Gamer que não exijo tanto

Meio contraditório afirmar isso. Mas qual o orçamento mesmo? Se tiver um bom gabinete, o cooler for bom e tiver ou planeja ter uma boa VGA, pense com carinho em uma boa placa-mãe, além do que a AMD diz que o padrão de pinos dos Ryzen vai ser mantido por 3 anos. Diferente do que disseram existem vantagens sim na  MB com mais recursos. Ex:

M.2 NVME 4x3

dois canais M.2

possibilidade de VGA com SLI ou Crossfire

vários pontos de conectores de ventoinha sys_fan de 4 pinos que possibilitam colocar FAN com PWM

muitas portas USB de vários tipos( e não só 4 ou 6)

recurso de colocação de FAN ou bomba para WC

Se for uma MB de formato ATX terá mais recursos para instalar plcas especiais dedicadas como placa de som, placa de captura de vídeo, etc.

Bom, se não precisa nada disso compre uma MB intermediária, mas nunca uma miniATX porque isso limita a escolha de aircooler. Até as microATX ás vezes dificultam porque alguns tipos de air cooler tem o bloco de radiador muito largos.

Postado

@Roknauta Basicamente a principal vantagem de pegar uma placa mais elaborada seria o dissipador no VRM, o que garante que a placa consiga entregar a potencia necessária pra sustentar seu processador no modo turbo, e por mais tempo, isso gera um ganho de ate 20% no desempenho ao usar processadores top de linha e intermediários que sejam mais "gastões"...

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/placas-mae/placas-mãe-de-entrada-limitam-o-desempenho-r36943/

o SSD M2 não traz grandes ganhos pro usuário comum, Não é algo que  valha a pena trocar a placa só pra ter. cabe a voce analisar se os recursos extras como mais portas USB/SATA ou mesmo um codec de som melhor (8.1 canais) ou a possibilidade de fazer OC lhe serão uteis, pessoalmente eu não abro mão da opção de fazer overclock, no momento eu não preciso, mas um OC basico pode fazer um CPU de geração passada se equiparar com um de geração atual, postergando o upgrade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!