Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia.

Recentemente contratamos um plano na VIVO de fixo + internet (50 mbps).

O Modem é um VDSL Askey RTV9015VW, fabricado pela Tellescom, e em sua configuração aparece apenas WiFi 2,4 Ghz.

A rede não é fibra-ótica.

Via cabo de rede eu obtenho 50 Mbps em download e 5 Mpbs em upload, medidos pelo site da ANATEL e pelo da VIVO.

Mas via WiFi, obtenho, no máximo uns 35 mbps em download, estando em frente ao modem, ali coladinho.

O Upload fica perto dos 5Mbps.

Os notebook ou smartphone tem placa de rede que trabalham na faixa de 2,4 Ghz protocolo 802.11n.

Apenas um smartphone tem placa de rede com dual band (2,4 e 5 Ghz), e mesmo assim não obtém velocidade de download de 50 Mbps.

O técnico ao instalar disse que era assim mesmo, que para obter 50 megas no WiFi teria que ser um modem dual band.

E mesmo assim os receptores teriam que ter placa de rede dual band.

Acontece que o padrão 802.11n suporta  50Mbps, então eu acho que fui enganado.

Peço a opinião dos universitários.

• Membro VIP
Postado

Boa tarde. Em que parte você acha que foi enganado?

A rede 2,4GHz sofre muitas interferências de sobreposição dos equipamentos wifi próximos e até mesmo de outros aparelhos que operem nessa frequência (ex: telefone sem fio). Então é muito comum ter perdas de velocidade usando essa frequência.

A rede 5GHz sofre menos interferência, podendo entregar a velocidade bem próxima da máxima da sua rede, A distância do modem para o smartphone não pode ser esquecida.

Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

Boa tarde. Em que parte você acha que foi enganado?

A rede 2,4GHz sofre muitas interferências de sobreposição dos equipamentos wifi próximos e até mesmo de outros aparelhos que operem nessa frequência (ex: telefone sem fio). Então é muito comum ter perdas de velocidade usando essa frequência.

A rede 5GHz sofre menos interferência, podendo entregar a velocidade bem próxima da máxima da sua rede, A distância do modem para o smartphone não pode ser esquecida.

Boa tarde.

Obrigado por responder.

Respondendo seus comentários.

A parte do enganado,  é a que promete 50 mega de velocidade, e que, na verdade, só é atingida via cabo de rede.

O modem da VIVO está configurado manualmente para usar o canal 11, e os dos meus vizinhos usam na faixa entre canal 1 e 9.

A medição, como citada, foi efetuada em cima do modem.

O teste foi efetuado na hora da instalação.

Agora, procede a afirmação do técnico que instalou,  de que só com dual band terei 50 mega de velocidade em WiFi?

Achei estes adaptadores como exemplo, o TL-WN821N(https://www.tp-link.com/br/products/details/cat-11_TL-WN821N.html), o TL-WN722N(https://www.tp-link.com/br/products/details/cat-11_TL-WN722N.html#specifications), o AC-600 (https://www.dlink.com.br/produto/adaptador-wireless-usb-ac600-dwa-171/), que prometem velocidades acima de 100 Mbps na faixa de 2,4 Ghz e usando o padrão 802.11N.

Não creio que comercializariam produtos prometendo 150 Mbps (exemplo) e eles não cumprissem o prometido.

Se prometem deve ser porque é possível.

Então, os notebooks e smartphones lá de casa, que já vêm com esses padrões em suas placas de rede WiFi  não deveriam também atingir os 50Mbps na recepção?

adicionado 5 minutos depois
2 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

Existem roteadores que ao conectar um cliente wifi com 54M por exemplo, todos os outros descem a essa velocidade.

Nesse caso, um modem com mais bandas seria recomendável.

Boa tarde, obrigado por responder.

A primeira vez que medimos, foi com apenas um cliente. Um notebook. E já aí percebi a diferença de velocidades quando usava só WiFi ou só conexão via cabo.

• Membro VIP
Postado

Seu último parágrafo eu já expliquei o motivo que não atingir o prometido. Pois isso varia muito com a interferência/concorrência de outros sinais. Você vai achar vários artigos explicando isso.

Postado

Tenho um cliente que acontece o contrário heheheh

No wifi atinge 60M e no cabo só até 50M, pois o roteador que está ligado é 10/100M, então é 50M para ir e 50M para voltar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!