Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Atmega 328p e queria saber se tem como gravar o Bootloader, a partir da porta serial ou da porta paralela do meu PC, sem ter que compra outro MCU, pois nos exemplos que vi, tinha que ter um ATmega. 

• Membro VIP
Postado

Boa Paulão. Só de curiosidade 1 off 1/2 on...

Sabemos que a saudosa paralela é obsoleta. Existe a possibilidade de funcionar com estes conversores usb paralela?

conv-usb-p-paralelo-1pg-0ad720.png?v=635

E ainda mais longe... existe a possibilidade de sucesso com o acesso à ela às antigas? p.ex. assim.

Sei lá... talvez não pois o endereço não é físico. É que de vez e quando me dá vontade fazer um pisca led no pc mas não tenho mais paralela. E não consigo mais aprender como conversar pc com usb mc. Talvez eu pule direto pra wireless. ou nem...

Postado

@Isadora Ferraz ,

Infelizmente não funcionam... os programas que usam as velhas LPTs para acesso individual de pinos se baseiam nos endereços físicos reportados pelo Bios , e os conversores USB/ qualquer coisa  usam o redirecionamento de I/O de alto nível forneçido pelo driver, tratando bytes inteiros. 

Por volta de 2009 eu tentei usar vários modelos para solucionar o problema de um amigo que tinha uma máquina enorme de corte de blocos de isopor, era controlada pela porta paralela... a solução depois de dias e dias me ferrando foi trocar a placa-mãe por outra mais antiga que tinha a porta paralela nela...

Mas no caso do autor do tópico, é muito mais fácil comprar um gravador USBASP ...

Paulo

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!