Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha placa-mãe pode dar gargalo na CPU? Como saber?


Posts recomendados

Olá pessoal, eu peguei o mei i7 4790K de 4,0 GHz (4,4 no boost parece) de um PC de um amigo que viajou e o abandonou para a maresia comer.

A placa-mãe dele que não lembro o modelo mas era uma ASUS boa não queria mais funcionar. Então eu comprei uma ASUS H81M-CS/BR pois tive boas experiências sempre com a marca. (demoram mais pra morrer na maresia infernal daqui, geralmente)

Minha placa-mãe pode impedir a CPU de atingir todo seu potencial? Como posso descobrir se sim ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Orestes Bastos

 

Sim, primeiro de tudo você não vai poder fazer overclock, que é um diferencial desse processador.

 

E segundo que a H81 é uma placa muito básica para um processador tão forte quanto o i7.

 

 

 

Faz esse teste aí do vídeo, se aparecer o thermal throttling você tem sua resposta. O programa é o Intel XTU.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Orestes Bastos

 

O problema é quando fica horas e horas, aí a tendência dos VRM's é esquentar cada vez mais.

 

Mas bem, funciona, e nos jogos vão ser menos as quedas, porque nem todos vão estressar tanto sua CPU. Então funciona, não é o ideal nem o recomendado, mas funcionar funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13 Estou pesquisando outras placas mãe melhores para meu setup, esse processador é muito bom e queria ter uma mobo boa, eu posso guardar essa para emergência/teste caso eu compre outra e apresente defeito...

Mas encontrar uma LGA 1150 boa tá meio complicado, a melhor que achei (que acho que não é usada) é uma Gigabyte Ga-Z97x-Sli que pelo que já li é muito boa.

Como já tenho 2x 8GB de RAM não queria trocar também, mesmo sendo 1330 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Orestes Bastos

 

Olha, o que você pode fazer é apontar uma fan pro VRM da placa-mãe.. Até porque, 4ª Geração e tudo ao redor dela, saiu em época de dólar muito alto e, 4 anos depois de ser descontinuado, os preços tão na estratosfera ainda.. Bem capaz de valer mais a pena montar algo novo até..

 

Aí, você guarda sua grana pra algo melhor, no futuro.. Como disse o Narak, se for pra jogos, não pegar tanto assim..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Entendo, recentemente comprei um gabinete novo o TG5 da Sharkoon, com ele já deve dar uma aliviada na refrigeração porque atualmente só tenho a fan stock do cpu e a da GPU mesmo kkk. Também vou dar aquela limpada no dissipador da fan do cpu quando chegar esse gabinete.

Eu uso o PC principalmente para jogos e trabalho do pacote office e AUTOCAD 2D com um pouco de programação em MATLAB e Python, raramente uso o photoshop, ele não precisa ser muito forte.

É mais porque placa-mãe é uma das peças que não dura tanto na maresia daqui então se a minha quebrar eu preferiria ter uma outra melhor para substituir do que ter que ir pra próxima geração e comprar mobo + cpu + memória. kek/

Obrigado pelas dicas e atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!