Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

60FPS e 144Hz questão de fluidez


Posts recomendados

Sempre usei monitor de 60Hz, e só vi alguns de 144Hz em lojas e tal. Certamente vejo maior fluidez em 144Hz e entendo bem a relação que há entre FPS e Hz.

Contudo, tenho uma questão que vem me martelando a um bom tempo... Considerando apenas 60 FPS, eu teria (teoricamente) a mesma fluidez em um monitor 144Hz tanto quanto 60Hz? Ou teria alguma diferença notável positiva/negativa?

Parece meio confuso, mas no meu entender, se um monitor de 144Hz atualiza mais vezes a tela, rodar um jogo a 60 FPS não daria mais precisão na formação das imagens?

Como exemplo, o tão popular CSGO a 300 FPS você nota uma diferença mesmo em 60Hz, por isto, em situação contrária, 300Hz e 60 FPS como seria o resultado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não, pois os frames são enviados pela placa de vídeo e não o contrário. O monitor apenas suporta maior taxa de frames.

A questão de maior quantidade de fps é irrelevante para CS:GO, o que importa é o frametime. Com o jogo rodando leve e solto na placa de vídeo o frametime é menor, portanto sua resposta será mais rápida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Phoenyx disse:

A questão de maior quantidade de fps é irrelevante para CS:GO, o que importa é o frametime

CSGO eu tinha esta sisma que FPS altos não tinham impacto, até que eu mesmo fiz um teste rodando a 60 FPS travados (sem nenhum tipo de v-sync e tudo no low) e depois sem limitação (entre 240~300) usando um monitor de 60Hz e notei claramente uma diferença boa na movimentação (animação). Sei lá, algo mais frenético.

 

Acho que não expliquei direito ainda. Digo, não me refiro na fluidez/estabilidade de frames e desempenho gerado no PC, mas sim na movimentação de imagem do monitor em si.

Agora perguntando de maneira mais objetiva, rodando 60FPS em um monitor de 144Hz, vai haver algo como tearing ou similar? (já que na teoria, em um monitor de 60Hz, rodando a 60FPS cravados não teria o tearing).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FPS alto no CS:GO faz diferença mesmo com monitor 60Hz. Já o contrário, não. Ter 300Hz pra rodar em 60 FPS vai dar na mesma porque seu monitor vai estar em 60Hz.

 

O motivo de você sentir mais fluidez no CS:GO com mais FPS mesmo em um monitor 60Hz é porque diminui o espaço entre quando o frame é gerado e quando ele é realmente mostrado no monitor. Se chama Frame Latency. Quando esse Frame Latency é muito grande, faz com que você sinta a movimentação no jogo menos suave.

 

Porque você sente essa diferença no CS e em outros jogos não? Porque CS é um jogo muito leve, muito fácil de conseguir o dobro, triplo ou quádruplo da frequência do seu monitor. Nos outros jogos já é mais difícil, o Frame Latency já vai ser pequeno pois não está gerando tanto FPS assim acima do seu Hz. Em FPS's você também sente mais porque é um estilo de jogo que você usa muito a movimentação. Isso não é exclusivo do CS, Overwatch e R6 Siege por exemplo os jogadores preferem taxas altíssimas de FPS porque deixa a movimentação do jogo mais suave.

 

É meio confuso, mas esses gráficos aqui explicam e, se você souber o basicão de inglês, vai entender bem: https://imgur.com/a/8ma9t

 

Mas no CS:GO é bem extremo algumas situações na real, jogar CS:GO a 60 FPS é a mesma experiência de jogar um jogo comum a 30 FPS, é terrível.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2019 às 01:09, Narak13 disse:

Mas no CS:GO é bem extremo algumas situações na real, jogar CS:GO a 60 FPS é a mesma experiência de jogar um jogo comum a 30 FPS, é terrível.

Mais pura verdade.

já limitei fps_max 60. Meu amigo parece que to jogando Tetris , negocio fica medíocre na movimentação e fluidez da imagem.

Agora quando o fps livre (fps_max 0). Muito mais fluidez no jogo fica mais solto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!