Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala Galera,

Estou com um problema com uma fórmula de uma planilha aqui que é o seguinte:

Coloquei uma lista suspensa com os meses do ano, e aquisito dados de um determinado fornecedor (que era único para essa matéria prima). Com essa formatação condicional na lista suspensa, construi um gráfico automático que indica todos os resultados de análise dessa MP por mês, onde mudando o mês, muda-se os resultados. A princípio tava tudo certo, porém agora são 2 fornecedores para essa matéria prima e, quando coloco o critério do outro fornecedor, a fórmula não reconhece, pois percebi que a mesma meio que reinicia a contagem (iteração) quando mudo o mês na lista suspensa.

Vocês conseguem me ajudar com ideias para ajustar esse erro? Segue a fórmula que estou usando:

=SE($K3="FORNECEDOR 1";SE(LINS($2:2)>CONT.SE($L$3:$L$1000;$A$2);" ";ÍNDICE($M3:$M1000;MENOR(SE($L$3:$L$1000=$A$2;LIN($L$3:$L$1000)-LIN($L$3)+1;FALSO);LINS($2:2))));)

onde:

$K3 - coluna que descreve os fornecedores, com início na linha 3.

$L$3:$L$1000 - coluna referente ao mês

$A$2 - lista suspensa com os meses do ano.

$Microsoft3:$Microsoft1000 - resultado das análises

Ou seja, toda vez que mudo o mês na célula $A$2, a contagem do critério SE na coluna K se reinicia, e isso acaba atrapalhando o prosseguimento das análises e aquisição de dados.

Se alguém entender e puder me ajudar, agradeço!!!! 

• Membro VIP
Postado

Boa noite Daniel

Experimente copiar e colar a formula abaixo na célula B2 e arrastar para as demais células da coluna:

OBS.: A formula NÃO é Matricial

=SE(LINS($B$2:$B2)>CONT.SE($L$3:$L$1000;$A$2);"";ÍNDICE($Microsoft3:$Microsoft1000;AGREGAR(15;6;LIN($B$2:$B$1000)/($L$3:$L$1000=$A$2)-1;LINS($B$2:$B2));COLS($B$2:B$2)))

Não se esqueça de clicar em Curtir.

[]s

• Curtir 1
Postado

Bom dia @Patropi,

Desculpe a demora no retorno.

Colei a fórmula que você sugeriu e ainda não resolvi a situação. Quando mudo o mês ele continua a reiniciar a iteração na coluna M. E os resultados nos outros meses ficam diferente do resultado obtido. (Ex: ele não passa para coluna B o valor verdadeiro obtido no mês, indicado na coluna M). Segue no print o que tentei explicar.

Eu só quero passar o resultado de determinado mês presente na coluna M (Que vou deixar oculta) para a coluna B e, quando mudo o mês, quero que ele reconheça a mudança e não reinicie a contagem.

forum.png

Postado

Bom dia, @Patropi

Acho que faltou clareza na minha explicação, né? Estou passando dificuldade com isso mas vou tentar colocar de uma forma mais clara.

Coloquei a fórmula matricial justamente para me permitir a contagem de linhas e verificar se a atual posição da linha é maior ou menos que o critério utilizado dentro dessa fórmula (contagem de células de determinado mês). Porém, de acordo com a fórmula que usei, meu critério inicial era se a célula correspondente ao fornecedor era igual ao FORNECEDOR1, que era o único fornecedor que tinha para esse serviço. Porém, quando abri o fornecimento para outra empresa, esse primeiro critério não ficou da forma que imaginei, pois a contagem de linhas para verificação do mês e do fornecedor se reinicia toda vez que mudo o mês na lista suspensa, do mês pra mim não tem problema, pois a coluna de resultado se comporta do jeito que esperava na aquisição de dados, agora do fornecedor importa pois ele toda vez que mudo o mês entende que tenho que fazer a procura do fornecedor do início, e não do mês escolhido!

Conseguiu entender? Peço desculpas se ainda falta clareza na explicação.  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!